quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Fumar ou não fumar (2) - Estado do Sítio: Fachos e bufos, Lda

Um cara ou cidadão destes merece fotografia



* António Ribeiro Ferreira, Jornalista
.

Os fascismos são assim. Querem sempre pessoas puras, perfeitas, as raças saudáveis e imunes a qualquer mistura ou doença
.
O novo ano vai começar mal. Muito mal mesmo neste sítio sujo, feio, perigoso e cada vez mais mal frequentado. Vai começar mal com a entrada em vigor de uma lei fascista, ou fascista higiénica, como lhe chama e bem Pacheco Pereira, que põe em causa a liberdade individual de todos os cidadãos que gostam de fumar.

O cidadão que escreve estas linhas é um deles e vai continuar a resistir a leis imbecis, fascistas, violadoras da liberdade individual. O cidadão que escreve estas linhas já resistiu à lei fascista e salazarenta das licenças de isqueiro. O cidadão que escreve estas linhas já resistiu aos bufos que denunciavam todos os que não alinhavam e contrariavam o pensamento único, politicamente correcto, dos fascistas do Estado Novo. O cidadão que escreve estas linhas está preparado para resistir igualmente aos novos bufos que vão andar por aí a denunciar como criminoso quem gosta de fumar e tem prazer em puxar de um cigarro.

Dito isto, não deixa de ser fantástico que os novos fascistas sejam tão paternalistas, tão queridos, tão generosos, tão caridosos, ao mesmo tempo que ameaçam com os fogos dos infernos os criminosos que fumam. Nesta linha de acção, as grandes, médias e pequenas empresas até estão dispostas a dar dinheiro aos trabalhadores e colaboradores que queiram mudar de vida, isto é, deixar de fumar. Imagina-se que tenham de fazer declarações sob palavra de honra, como antigamente os funcionários públicos juravam não ser comunistas. Os fundamentalistas de serviço estarão atentos. Os bufos andarão por aí para garantir a pureza da raça e o cumprimento integral da lei fascista. Se porventura alguma coisa falhar ameaçam mesmo cortar os pulsos, como o senhor director--geral da Saúde.

O ano de 2008 começa assim da pior maneira. Com mais um sinal de bestialidade, de fundamentalismo e de estupidez. Um sítio cada vez mais pobre, sem futuro, sem qualidade de vida, sem qualificação, que se aproxima a passos largos da cauda da Europa, com um Estado monstruoso, burocrático e gastador que avança agora contra os cidadãos que fumam. A história é sempre a mesma. Hoje são os fumadores, amanhã os gordos, depois de amanhã os magros e uns tempos depois os carecas e os cabeludos. Os fascismos são assim. Querem sempre pessoas puras, perfeitas, as raças saudáveis e imunes a qualquer mistura ou doença. Hitler proibia o fumo, a carne e o álcool à sua mesa. Os novos fascistas estão na mesma linha do criminoso nazi. É por isso que, do fundo do coração, desejo a todos os fundamentalistas, bufos e companhia que morram saudáveis, cheios de saúde.
António Ribeiro Ferreira, Jornalista

» Artigos Relacionados
31-12-2007 - 00:00:00
Curar vício custa 10 m ilhões » Comentários no CM on line

Sexta-feira, 4 Janeiro


- Vitor Viegas
Na opinião do sr. que assina o artigo, qualquer cidadão não fumador que devido ao mau cheiro do fumo do "vizinho" se sinta não só incomodado pelo odor, como até prejudicado devido a problemas pulmonares que tenha, se reclamar do direito que lhe assiste em não respirar o ar (em espaços fechados) que os fumadores querem também poluir, é facho e/ou bufo. Não sei se será o caso, mas supondo que o autor do artigo goste de música clássica, qual será a sua reacção se ao assistir a um concerto (que ele tem o direito de ouvir nas melhores condições acústicas), alguém presente na mesma sala, decidir perturbar o espectáculo? Será que protesta? Qual a atitude do mesmo senhor se à sua mesa ou perto, durante a refeição alguém que padeça de aerofagia não consiga controlar os sintomas inerentes a esta doença? Será que protesta? Pelos argumentos apresentados no artigo, julgo que em qualquer das situações não manifestará o seu desagrado para não ser apelidado de facho e/ou bufo. Certamente não se lembrou de, para escrever o artigo e não incomodar os colegas da redacção, levar o portátil para a praia ou para o campo e aí sim, fumar o seu cigarrinho em paz e sossego sem ser incomodado pelos bufos. Se tem filhos, fuma no quarto deles? Deixou de voar, só porque durante looongas horas está fechado num avião? Deixou de ir ao cinema? Fume, fume muito, mas fume longe, muito longe, e não confunda... A liberdade individual de quem gosta de fumar, não está em perigo. O que está realmente em perigo, é a liberdade dos que têm o direito de não respirar o mesmo ar que o sr. Um bom ano para todos.

Terça-feira, 1 Janeiro


- gabriela
Deixei de fumar em Julho/2007. Aproveitei uma grande gripe e pensei na lei que estava à porta. Não gosto da palavra "proibido" e deixei de livre vontade. Sem ajuda médica nem medicamentos antitabágicos, no meio de uma depressão. Não foi a melhor altura. Substituí os cigarros pelos doces, engordei e fiz dieta. Tudo junto. Venci. Foi muito complicado. O fumo dos outros não me incomoda.

- José Timão
Antigamente, quando os "fachos" e os "bufos" nos "marravam" (também dei uns trambolhões) a gente sabia o nome dos "animais" e até o do dono dos "toiros". Hoje, se somos "colhidos", sabe-se sempre porquê, nunca se sabe por quem. Acontece. Suspeita-se, mas a coisa fica por aí, não vá "o Diabo tecê-las". E por causa deste "apuramento" todo cada vez mais a nossa terra é a terra do "Rei Vai Nu"...

- indignada??
Falam que os fumadores deviam pagar do próprio bolso,etc etc..ora sabem qt entra para o estado por cada maço de Tabaco? 80%, ou seja um fumador ajuda na economia...e falam de respirar melhor e que o tabaco mata.. mas ninguem pensa que a pior poluiçao vem dos fumos dos carros..pois nao convem por a culpa nesses ai ne?

- Bertolino de Carvalho
Meu caro António Ribeiro Ferreira, antes de te saudar, deixa-me só acender o cigarrito, tal como tantas vezes fizémos antes durante e depois das reuniões no DN, que tão bem dirigiste.Ao ler isto, lembrei-me dos tempos em que nos mandavam para a guerra colonial e daquelas senhoras do MNF que iam ao cais levar-nos cigarros. Algo mudou, afinal para pior... Um apertado abraço.Lisboa.

- Romeu Gamelas
Recebi o feedback do Reino Unido onde medida similar foi implementada o ano passado. Os resultados são desastrosos, os fumadores passivos aumentaram exponencialmente pois se antes haviam aqueles bares cheios de fumo e fumadores, agora pela rua fora só se engole fumo de pessoas a fumar às portas. Agora avançam em medidas ainda mais fascistas de paternalismo, não só no tabaco... a liberdade foi-se.

- Antonio Matos
Eu como, bebo, fumo e faço outras coisas. E vou continuar a fazê-lo. A vida não deve ser uma viagem para o túmulo, com o intuito de lá chegar, com um corpo atraente e bem preservado. Mais vale chegar lá, com o corpo desgastado e bem usado, gritando: UAU!QUE VIAGEM!!!

- AMCF
Comenta o sr. jornalista: "que põe em causa a liberdade individual de todos os cidadãos que gostam de fumar." Pergunto eu ao sr. jornalista onde está a liberdade individual de quem não fuma? Seguramente são muitos mais.

- Graça Afonso
Discordo do Jornalista! Quem não fuma não tem que ser prejudicado com o fumo dos outros!

- Anti-hipocrisias
Nada tenho contra os fumadores, a nao ser quando se intitulam terem direitos que os nao fumadores por essa logica nao tem. Segundo, so espero que quando um fumador necessite de fazer um transplante de pulmao ou outra intervençao derivada do fumar, o faça por conta do proprio bolso, e nao sejamos nos todos fumadores e nao fumadores a ter que pagar por um "direito" e nao obrigação como eles mesmo o dizem.

- jbs
Que confusão que vai na sua cabeça, senhor jornalista! Pelos vistos esqueceu-se do essencial em democracia - a sua liberdade acaba onde começa a dos outros. E a nossa liberdade de respirar ar puro não deve ser invadida pela sua liberdade de se suicidar. É tão só isto que está em causa, respeito pela liberdade dos outros, não questões de fascismo.

- António Torre da Guia
Oh... Meu caro António Ribeiro Ferreira, tal como de imediato constata, eis a democracia a funcionar em apenas duas confrontantes opiniões: uma, sente-se suspeita do maléfico «fachismo» imperante, por que não fuma, e a outra, apoia sem reserva a denúncia da peçonha que avala e tem avalado toda a espécie de regimes políticos.No caso, eu, que fumo, mesmo que não fumasse, integro-me sem hesitar no seu voto ao novo ano: os mentores de tão «eloquentes» leis, bufos e companhia, que morram plenos de saúde de encontro a um tipo a desfazer-se de doença.

- santos
Discordo do jornalista.A liberdade individual de cada um termina onde começa a do outro.E eu quero ter a liberdade de não sofrer com o fumo do tabaco dos outros.É só isso ,mais nada.Cada um tem a liberdade de se "matar como quiser".Não sei se a lei é facista,como diz ,ou deixa de o ser.É a interpretação de cada um.Fumem na rua ou na sua casa e deixem os não fumadores em paz.

- Dionisio Louro
Comparar o direito a prejudicar a saude de quem não fuma com as vitimas de todas as ditaduras que foram assassinadas é um insulto a essas vitimas e à inteligência de todos nós Bettlach Suíça

- Bufo nº 43.768
É só rir :)

- Paulo Filipe
Uma análise diferente da nova Lei Anti-Tabaco, com a qual não concordo a 100%, porque acho que o regime dito fascista acaba por ser muito menos hipócrita do que o dito democrático, além do mais a procura do Homem Novo foi muito mais evidente e hipócrita nos regimes totalitários de esquerda e o falhanço foi muito mais sentido!!!! Chegou ao Séc. XXI, na pessoa do pseudo-heroi Fidel Castro e do seu seguidor Chavez... curiosamente em Cuba, apesar da grande preocupação com a saúde... mantém-se o cultivo do tabaco e não consta que pensem avançar com qualquer tipo de proibição!!!!!Paulo Filipe

- Fernando Laborinho
Pois o fachista agora sou entre muitos eu tambem.Vivi ate hoje e onde resido num verdadeiro gheto.Existe um unico cafe onde existe uma zona destinada a nao fumadores muitas vezes violada pelos ditos fumadores nao fachistas e que era o unico que podia frequentar.Pois senhor fumador nao fachista belo exemplo de vivencia democratica.

- Rui dos Santos
Finalmente alguem que lança uma pedra neste charco pútrido, espero é que não lhe apareça a "PIDE do Sonasol" para o importunar. Um excelente ano novo com umas belas cigarradas.

Segunda-feira, 31 Dezembro


- João de Sousa
Queria apenas acrescentar que a Europa que hoje proibe os cidadãos de fumar é a mesma que continua a subsidiar a plantação de tabaco. Se isto faz sentido, eu vou ali e já venho...

- João de Sousa

Começo por dizer que sou, por opção, um cidadão não fumador desde há mais de uma ano. Mas, neste momento e perante esta lei (fascista, como diz e bem o ARF) só me apetece voltar a fumar! Porque não gosto de fundamentalismos, nem de paternalismos. E porque tudo isto é uma tremenda hipocrisia! O tabaco mata? Mata. Mas a vida também mata.

Segunda-feira, 31 Dezembro

- Henrique Alves

O normal e natural é as pessoas não fumarem. Assim pode concluir-se que se alguém nesta matéria pode reclamar direitos, são os não fumadores. Claro que quem quiser fumar, quanto a mim, poderá fazê-lo DESDE QUE NÂO INCOMODE OS OUTROS. Vejo os fumadores a falarem nos seus direitos de uma maneira que até me parece que eles acham que é normal que os não fumadores suportem o seu fumo. H Alves-Funchal

- J. Rodrigues

Ninguém ensinou, a este democrata pela rama, aquele velho e simples princípio de que a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade dos outros? Ainda por cima, insultar publicamente os outros que não lhe fazem mal nenhum e só desejam, pelo contrário, que não seja perigoso para eles com o seu vício, é o máximo de descaram

- JC

or mim podem fumar até os dedos, desde que não obriguem outras pessoas a fazer o que não querem: FUMAR. Os não fumadores até nem se chatearão que os pais fumadores, mesmo os menos valentões, não prescidam do "prazer de fumar" nos quartos de seus filhos, com estes a dormir ou não, ou quando os transportam em carro com janelas bem fechadas. Assim, melhor se transmitirá aquele "prazer".

- maria da fonte

A presença de fumadores nos restaurantes que frequento, discotecas, centros comerciais, etc... não me incomodam, assim como não me incomodam os, carecas,os cabeludos, os gordos, os magros etc... o que me incomoda é o fumo e bastante. Daí parecer-me bastante abusiva a comparação.

- Paulo Jacob

A lei do mercado é uma coisa muito bonita. A maioria dos establecimentos optou por proibir o tabaco. Parece-me bem. Nao sei porque carga d'agua um trabalhador tem de levar com o fumo do tabaco dos clientes. Alem disso esta lei ja foi aplicada, com grande sucesso, em paises com tradicoes democraticas muito maiores que as nossas.Porque raio havemos de ficar atras na proteccao da saude? Haja juizo

- Abel Barreto

Já reparou que o senhor apenas fala dos direitos dos fumadores? E os direitos dos não fumadores? Tenho que almoçar e gramar com o fumo do seu querido cigarro?Afinal, os fundamentalistas não são aqueles que apenas se preocupam consigo mesmos e desprezam os direitos dos outros?Tenha juízo!

- Miguel Luis

Acho de uma infelicidade atroz, para não dizer mais, comparar a nova lei sobre o tabaco, com a declaração sob palavra de honra de não ser comunista. É, quanto mais não seja, um insulto a todos quantos tiveram de passar por esses tempos e essa lei. Comparar Hitler a todos quantos querem fazer uma refeição sem serem incomodados pelo fumo do tabaco, é intelectualmente desonesto. Ass: um fumador

- DEMOCRATA

STE ARTIGO QUE POSSO COMENTAR HOJE EM LIBERDADE E VOU CONTINUAR A TER DE CERTEZA, PORQUE ELA IRREVERSIVEL, COMPARAR A ACTUAL SITUACAO COM O FASCISMO E PURA FICCAO OU UM DESCONHECIM. TOTAL DE QUEM NAO SOFREU NA PELE A OPRESSAO E A FALTA DE LIBERDADE, PORQUE NAO UM COMENTATARI. CITANDO OS PREVILEGIOS QUE FORAM TIRADOS A ALGUNS QUE TRABAL. METADE QUE A MAIORIA DOS PORTUG. OU ERAM REFORM.AOS 50 ANO

- Carlos

Completamente de acordo e nunca fumei. Agora pergunto ,quando os custos sociais da obesidade forem astronomicos obrigam-se os gordos a passar fome ou fecham-se as multinacionais de comida deindustrial de plastico?

- Aníbal Duran Costa

Senhor Ferreira. Sendo contra os fundamentalistas, também usa uma linguagem fundamentalista em sentido inverso. Também eu fui fumador e hoje rio-me de mim próprio, como pude ser täo estúpido durante tanto tempo. A minha liberdadade acaba quando a sua começa e vice- versa. Nem a lei deve exagerar, nem o senhor. O senhor deve ter o direito de fumar e eu devo ter o dreito de näo ser incomodado.

- Zé Paga

Quando as medidas tomadas agradam ou servem a maioria, serão boas!!! Neste caso, é preso por ter cão e preso por não o ter. Só é pena que não haja legislação que obrigue o fumador a pagar, integralmente, nos serviços de saúde, todas as despesas com doenças resultantes do acto de fumar. Isso contribuiria para uma responsabilização do fumador. O mesmo, seria de aplicar aos vícios de álcool e drogas.

- Portugal é Nosso

E na Tropa como é? O soldado vai chamar a atenção ao oficial por estar a fumar dentro da sala de trabalho? Coitadinho! O Oficial "cai em cima dele" com o RDM e CJM. Coitadinho do soldado que nem liberdade de expressão tem!

- Pedro André

Bom artigo! Mas pode ter a certeza que se eu estiver a jantar ou a lanchar ao seu lado, e se voce puxar de um cigarro, eu vou ser o primeiro a chamar-lhe varios nomes desagradáveis, alem de o denunciar ao responsável do local. Quem fuma não tem respeito pelos demais cidadãos, e eu estou farto de estar num café a ter de respirar o fumo dos outros! Se não há respeito intrinseco, que hajam leis!

- rui ramos

Criação de 150 mil novos empregos? Na «mouche»: 150 mil «fiscais» de fumadores. Q bebam muito, q se droguem, q façam negócios ilícitos, q violem filhas, «no problem». Isto é mais um negócio. Quem vai ganhar com isto? Eis a questão.Lisboa

Sem comentários: