sábado, 29 de março de 2008

Coisas do Circo - mais uma rábula de ...



*
Emídio Rangel, Jornalista

Depois de
08 Março 2008

09:00 Hooligans em Lisboa

o Homem das Coisas do Circo perora sobre

29 Março 2008
09:00 'A cena do Ódio'

em exibição já a seguir: É só entrar!

29 Março 2008 - 09.00h

Coisas do Circo

'A cena do Ódio'

O que mais me impressiona naquele filme dantesco é a total desconsideração e falta de respeito de um aluno por um professor.

Ao longo da vida já fui ‘espectador’ forçado de actos que me pareciam absurdos, quase impossíveis, mas depois constato, na sua crueza, que estão muito para além daquilo que a minha imaginação seria capaz de inventar. Talvez por isso julgo que seja devido um agradecimento ao aluno que, embora envolvido na mesma bandalheira, resolveu gravar as imagens e o som do incidente que ocorreu na Escola Carolina Micaelis, no Porto. É que, confesso, eu não conseguiria formatar na sua verdadeira dimensão aquilo que a televisão me mostrou mais tarde. Claro que já tinha na minha posse relatos de violência e falta de respeito nas escolas. Mas aquilo ultrapassa todas as medidas.

.

Aquilo ocorreu numa escola portuguesa mas é cena típica de tabernas, depois de muito álcool ingerido, ou de casas de prostitutas quando as ditas perdem as estribeiras e se envolvem em lutas ferozes, ou de bairros degradados onde as leis e o civismo não ‘funcionam’ e onde, de repente, se começa uma batalha campal ‘por dá cá aquela palha’. O que mais me impressiona naquele filme dantesco é a total desconsideração e falta de respeito de um aluno por um professor. Chega a causar arrepios, fúria e raiva e está nos antípodas do ambiente de uma escola, seja ela apreciada em África, na Europa, na Ásia ou até noutro planeta qualquer. Aquilo é tudo menos uma escola onde os alunos vão aprender o que quer que seja, porq

.

Aquilo é um campo de batalha, é Sodoma e Gomorra, é a vilanagem suprema praticada nos bairros de lata, é um quadro da ‘Cena do Ódio’, do Almada Negreiros... Espero e desejo que aquela aluna, que gritava à sua professora à medida que a ia esfrangalhando, seja expulsa. Não se pode contemporizar com esta indisciplina, falta de respeito, falta de tudo... Julgo que a expulsão deve ser só a medida mínima a aplicar. Se puder ser incriminada e passar por uma casa de correcção, porque julgo que ainda é menor, é ainda uma punição leve que fica longe da violência praticada. Aquele ‘espectáculo’ mostrado ao País, logo a todos os alunos, tem de ser severamente punido para que sirva de exemplo.

.

Ontem, a este propósito, li no ‘DN’ declarações de um miúdo de 18 anos que se auto-intitula membro da ‘Plataforma Directores Não’ e que diz que a dita ‘Plataforma’ foi fundada a 9 de Fevereiro e que os promotores foram as associações de estudantes das escolas Camilo Castelo Branco, D. Leonor e Alberto Neto. Afirma que há ‘bufos’ nas escolas e que neste momento qualquer aluno que se manifeste contra as medidas do Governo e do Ministério da Educação é alvo de um relatório que é entregue às direcções de Segurança e de Educação do Ministério da Educação. Diz ainda que foi à manifestação de 31 de Janeiro e que a nomeação de directores para as escolas é mais uma 'demonstração da escola antidemocrática que existe em Portugal'.

.

O movimento vai reunir-se na próxima terça-feira e já conta com nove associações de estudantes. A pergunta óbvia é: quem é que anda a destabilizar as escolas secundárias e a usar os miúdos nestas andanças, fazendo nascer movimentos para que não haja, ou não se respeite, ou não se aceite a figura do director? Desconfio que para além dos alunos ultra-indisciplinados há professores que também precisam de ser expulsos das escolas. Em Democracia não vale tudo.

.
in Correio da Manhã 2008.03.29
.
» COMENTÁRIOS no CM on line
.

29 Março 2008 - 16.57h | Rosi Wolf-Almanasreh
My portuguese language is not so good to write this comment in portuguese.Hope that you can understand it. I liked very much your commentary. Unfortunately the situation in schools is bad in all the western countries (the rich and industrialised countries).I think the main reason lies in the behaviour of the parents and the media; wrong concept of "liberty"/freedom versus responsability.
29 Março 2008 - 16.50h | JC
Alguém já se questionou sobre qual seria o relacionamento entre aquela professora e os alunos ? É que, sem querer desculpar a atitude da aluna, pelas imagens e sons é difícil descartar a eventual existência de uma demasiada e recíproca confiança. Ex.: "Dá-me" em vez de "Dê-me"; "velha", "gorda". É que, como diz o povo, é arriscado "mostrar os dentes" a adolescentes em grupo.
29 Março 2008 - 14.44h | Jules M.
Não, aquela menina não deve ser expulsa, porque existem muitos mais casos identicos ou piores que não foram alvo de punição. Se fossem todos expulsos o se amigo Socrates não poderia dizer que este ano houve mais alunos matriculados e mais aproveitamento. A massificação escolar tem estes problemas.
29 Março 2008 - 14.32h | JMSD
O hooliganismo dos professores foi superado pelo dos alunos.Estes casos acontecem há muito tempo e todos os dias. A esquerda (PS incluido) assobia para o lado começam agora condenar tais actos como se não tivessem a sua quota-parte de culpas.
29 Março 2008 - 13.16h | Pedro
Há semanas os professores eram hooligans... sem qualquer razão, agora teve um pequeno vislumbre do que se passa em MUITAS salas de aula, não é o caso mais grave, mas serve para ilustrar a situação. E quanto à punição que pede, a expulsão, à luz do novo estatuto do aluno deixa de ser possível...
29 Março 2008 - 13.06h | Francisco Pires
Mais uma vez li com muita atenção a escrita do sr. Rangel. E dou-lhe razão, que o que mais impressiona é a falta de respeito de um aluno pelo professor. O sr. Rangel teve que arranjar o "bobo da festa" - a professora -. Mas ignora ou quer fazer ignorar, que também tem contribuído para essa falta de respeito a uma classe das mais dignas do mundo, com os seus comentários demagógicos e ofensivos!
29 Março 2008 - 12.12h | ana
Querem ver que estas cenas só acontecem em ambientes pobres e de álcool? Nos bairros e casas "bem", não? Neste seu discurso parece haver muito preconceito e algum falso pudor, não acha? Não acha também que há situações muito piores do que isto que viu nas imagens em lugares que não deveriam de existir?
29 Março 2008 - 11.10h | António José Ferreira
Algures em 1980, na Holanda, a professora Havekotte era pequena, mas rija, 3 meninas altas, crianças de pensamento, altamente faladoras de +/- 14 anos falavam mais alto que a professora na sala, deu em peixerada acabando as 3 crianças por saírem para fora da escola para apanhar ar e conversar, apareceu o director e as meninas sossegaram duma vez por todas sem irem a tribunal ou serem expulsas.
29 Março 2008 - 11.09h | Observador
Essa garota é vítima de uma sociedade podre e incompetente para criar os seus filhos. Ela, quando dos seus 6 anos não entrou assim na escola, fizeram ela depois assim. Não tem quem a possa julgar. Claro que tem muito professor que nunca deveria ter entrado numa escola para ser professor, mas o mal vem mais de cima. Muita politicalha.
.
.

Sem comentários: