domingo, 30 de março de 2008

Como «vingar» na blogosfera (2)

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 4.2 out of 5)

Hoje só irei escrever este artigo, no entanto, espero que a qualidade do mesmo consiga sobrepor a rotina diária de 2 posts/dia.

O conceito a analisar hoje é a Social Proof, ou como diriamos em Português, a Habilitação Social do nosso website.

Todos procuramos atingir determinados nichos de mercado, e tornar todos os nossos visitantes em leitores assíduos, em clientes ou em compradores. Mas como e de que forma é que poderemos converter as nossas massas nisso mesmo?

O que é a Habilitação Social?

Social proof, também conhecida como Habilitação social ou influência social informativa, é um fenómeno psicológico que ocorre em situações sociais ambiguas quando as epssoas não fazem a minima ideia que tipo de comportamento devem adoptar.

Num grupo de pessoas, provavelmente um determinado individuo irá assumir que está perante pessoas com maior conhecimento acerca da situação, e o seu comportamente irá ser adaptado a isso, acreditando que aquela ou aquelas pessoas apresentam mais conhecimento ou estão melhor informadas. Isto é a chamada Habilitação Social.

Existem alguns tipos de comportamentos bastante ligados à Habilitação Social. Provavelmente muitos deles já viveu ou vive no seu dia-a-dia:

  • Pessoas a serem atraidas para uma multidão que está a ver um espectáculo.

  • Pessoas a ignorarem lutas públicas porque toda a gente ignora também.

  • O uso de risos de fundo ou aplausos em programas cómicos para incitar o utilizador a rir também.

  • Utilização de chavões atractivos como ”Muito Popular” ou “Produto de Qualidade” ou ainda “Nº1 na Europa”

  • Personalidades que se rodeiam de objectos com prestigio social

  • etc

  • Introdução à Habilitação Social - Seja diferente

    A optimização da habilitação social não existe enquanto termo cientifico ou ciência, mas está a ser adoptado cada vez mais por marketers em todo o mundo, para validar ou explicar as suas técnicas de marketing.

    A optimização social é legitimar e promover, um determinado website ou serviço numa audiência alvo.

    Como optimizar a sua forma de estar?

    Um dos passos mais importantes na Habilitação Social e na sua optimização, é conseguir criar redes de websites e de conteúdos, em que as pessoas confiem.

    O mais importante de tudo, é conseguir analisar o comportamento dos leitores, e adaptar os conteúdos como o Google faz com a publicidade contextual por exemplo.


    De conseguirmos adaptar a nossa forma de estar e ainda assim apresentar um conjunto de outros websites que nos recomendam e vêem em nós qualidades emergentes, os novos leitores irão adaptar-se mais facilmente ao seu website, irão ler mais conteúdos, irão identificar-se consigo e acima de tudo irão confiar naquilo que escreve. Obviamente que o passo seguinte é recomendarem o website a outras pessoas.

    Sendo assim, vou deixar-lhe aqui algumas dicas para optimizar a sua influência social:

    1- Os testemunhos de sucesso

    Se você vende um produto ou serviço, os testemunhos de sucesso são a melhor forma de garantir um retorno efectivo daquilo que você vende.


    Embora seja uma técnica já muito utilizada, ao apresentar testemunhos válidos e de outros clientes, você estará a mostrar ao seu público que aquilo que vende ou não vende é credível e vale a pena.

    Os testemunhos são uma das formas mais efectivas de encorajar outros consumidores a comprarem o seu produto ou serviço.


    Se você tiver um fórum, abra uma secção apenas para os testemunhos, sejam eles positivos ou negativos. Se o seu serviço for efectivamente positivo, isso irá trazer-lhe um incremento nas vendas bastante interessante.




    .

    2- Recomendação do serviço por profissionais ou pessoas influentes do meio

    Quando um determinado produto ou serviço é recomendado por alguém que em determinada área tem um status social influente, isso fará com que outros achem que aquele produto é credível e vale a pena.

    Esta técnica é bastante parecida com os testemunhos, mas apresenta-se ainda mais efectiva. O livro o Segredo por exemplo, utilizou isso como uma fantástica operação de marketing, ao ser recomendado por grandes pensadores e professores como Bob Proctor e outros.

    Não utilize os testemunhos dos seus clientes, mas sim de pessoas influentes no meio. Se escrever ou apresentar um produto na área do desporto, procure um atleta de renome para assinar um desses testemunhos. Se agir noutra área, procure alguém influente e que lhe poderá ser uma mais valia.

    3- Os selos de certificação, as medalhas de mérito, os links, etc.

    Tudo isto são opções a ter em conta. Não há muito tempo li um artigo sobre “Este blog não me sai da cabeça”, que não é nada mais, nada menos, que um selo de recomendação.

    Nos estados unidos chamam-lhe Awards. Este tipo de selos de recomendação, as medalhas de mérito ou simples links a recomendar a visualização do seu website, serão excelentes formas de melhorar a sua influência social.

    Obviamente que a melhor estratégia é conseguir uma destas nomeações num website influente da blogosfera.

    4- Fotografias com famosos

    Esta é outra das formas de credibilizar e dar uma outra imagem do seu website aos seus leitores.

    Este tipo de revelação pode criar bastante alarido na blogosfera por diversos motivos e factores. Primeiro porque se trata de alguém famoso numa determinada área, depois porque você apareceu ao lado dessa pessoa e portanto é um famoso também, e ainda porque isso vai conferir mais credibilidade à sua pessoa e ao seu projecto.

    5- Os ranking sociais

    Rankings como o Alexa.com, Technorati ou BlogBlogs, são extremamente importantes na sua influência social.

    Quando melhor for o seu ranking, melhor será certamente a forma como as pessoas o olham. Os seus leitores irão provavelmente ficar impressionados com o seu ranking, e isso fará com que cliquem e sejam seus fãs, aumentando ainda mais a sua prosperidade. Focalize-se bem e analise convenientemente os seus ranking e a forma como está presente nestas redes sociais.

    6- As certificações de qualidade empresarial ou particular

    É comum as empresas utilizarem as suas certificações ISO9001 e outras, como forma de conferir credibilidade ao seu trabalho e à sua empresa.

    Pois bem, existem também certificações particulares que poderá utilizar após a devida certificação. Investindo em si, estará a preparar o terreno para que os seus leitores invistam também em si.

    Os cursos de Google Adwords são uma excelente forma de conseguir um certificado e consequentemente um selo de certificação que poderá colocar no seu website, como este que lhe mostro de seguida. Desta forma os seus utilizadores irão conferir-lhe uma maior credibilidade e influência no meio em que opera.

    Conclusão:

    Mais importante que tudo aquilo que fazemos ou escrevemos, é a credibilidade com que o fazemos. Para os seus leitores é extremamente importante ver que existem outros websites que o recomendam e que gostam dos seus conteúdos.

    Embora já tenha aqui explicado como optimizar o ranking Alexa, este ranking poderá ser uma excelente forma de melhorar a sua influência social. Pese embora seja um raking muito pouco fiável em termos estatisticos, confere aos olhos das massas uma excelente ferramenta de medição de tráfego e popularidade.

    Ser influente é uma tarefa dificil e que requer trabalho, muito trabalho. E nunca se esqueça do meu lema favorito: Sem investimento não há retorno.

    Até Já.

    .

    in

    fique-rico.com


    .
    .

    Como «vingar» na blogosfera (1)

    1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 3.4 out of 5)
    Loading ... Loading ...

    Já aqui falei de diversas formas de rentabilizar blogs, websites e outro tipo de projectos, como o eBay, Bans, lojas virtuais, etc.

    No entanto, ainda não falámos sobre os sinais vitais que nos indicam se estamos a percorrer o caminho correcto ou nem por isso.

    Muitos são aqueles que desistem. Outros tantos aqueles que se aguentam e através da sua obstinação lutam pelo objectivo a que se propuseram.

    Muitos são os bloggers que simplesmente desistem porque o número de leitores não aumenta, porque o seu caminho é demasiado trabalhoso, ou simplesmente porque não acreditam naquilo que fazem. Mas qual será a forma de analisar se estamos ou não num bom caminho?


    Direitos: Wallpaper

    Provavelmente se você tem um blog ou website, irá analisar diversos factores que justificam o seu crescimento ou falta dele.

    Infelizmente há muito blogger e webmaster que não analisa dados e isso faz com que desista daquilo que criou. Como tal, deixo-lhe aqui alguns sinais que indicam que o seu blog esta no bom caminho:

    1- RSS Feeds - O número de leitores RSS é sem dúvida um dos sinais que mais utilizamos para avaliar o crescimento do nosso website. No entanto, é necessário ter em mente que conseguir um bom crescimento do número de leitores RSS é uma operação complexa e que demora tempo. É necessário conseguir atrair os leitores, é necessário que eles se sintam confortáveis, e é igualmente necessário que eles confiem em si. Não defina metas irrealistas, porque isso só fará com que se sinta mal consigo mesmo e com o seu trabalho. Começe por definir 50 leitores como meta e quando lá chegar defina 100 como a próxima meta. Dessa forma você estará a estimular-se a si próprio e à sua vontade de trabalhar e prosseguir o caminho para o sucesso.

    2- Os Backlinks - É importante saber quem fala de nós, o que fala e porque fala. Existem várias formas de saber o número de backlinks e de pessoas que falam e linkam com o nosso blog. Uma delas é o Technorati e outra o Dnscoop. Para os bloggers e webmasters em geral, o número de backlinks é extremamente importante para avaliar o crescimento do seu projecto. Fique atento a eles e todos os meses faça uma análise do crescimento dos backlinks. Provavelmente está a crescer e não sabe. O Fique-Rico por exemplo desde que arrancou já tem mais de 6,700 backlinks, o que significa que está a crescer e a ser falado em muitos outros websites.

    3- Os comentários - Todo o blogger se preocupa com os comentários que recebe nos seus artigos e posts. O aumento progressivo do número de comentários é também um sinal de crescimento. Se você recebe recorrentemente comentários, sejam eles positivos ou depreciativos, é sinal que as pessoas estão a prestar atenção aquilo que você escreve e diz.

    4- Visitas e Pageviews - Este é o dado estatistico que mais se analisa regularmente. O crescimento do número de visitantes, pageviews e pageviews por visitante, é um sinal do crescimento sustentado do seu projecto. Obviamente que à medida que o seu projecto vai ficando cada vez mais conhecido, estes números irão aumentar proporcionalmente, portanto, foque-se naquilo que escreve e que faz, que no final do mês os números irão falar por si.

    5- A regularidade - Novamente a regularidade. Escrever 1 ou 2 conteúdos por dia pode parecer uma tarefa simples, mas na verdade é uma grande conquista e uma grande responsabilidade. A maioria dos bloggers não se preocupa com a regularidade ou com as estratégias que deveria utilizar para sustentar o seu crescimento, portanto, se você escreve com regularidade, já está um passo à frente de muitos outros blogs e bloggers.

    6- A qualidade e os objectivos - Um conselho que lhe dou caso já tenha o seu blog há mais de 2 meses, é que volte atrás no tempo e veja os seus primeiros posts. Analise a diferença de qualidade para a sua escrita actual e diga-me se efectivamente não melhorou. Isso também é um sinal de crescimento e melhoria, sabia?

    Outro dos sinais a ter em conta são os objectivos. Pequenos e vários objectivos são sempre o melhor caminho para o sucesso. Há muitos bloggers que definem objectivos irrealistas à partida, como por exemplo viver de um blog, ter 10.000 leitores de RSS Feed ou ganhar muito dinheiro e ter pouco trabalho. Se você pensa assim, então provavelmente está no caminho correcto para o insucesso.

    Se você define objectivos a longo prazo e atingiveis, então não desespere por ainda se encontrar longe deles. O caminho para o sucesso demora algum tempo e requer investimento a vários niveis, seja ele dedicação ou dinheiro.

    Mantenha-se na rota dos seus objectivos e não desista simplesmente porque não atingiu os resultados que desejava no imediato. Se não os atingiu, já parou para pensar onde errou? Provavelmente nem quis saber disso…

    Às vezes os números não nos dizem tudo sobre o nosso crescimento, e é necessário ter isso mente nas alturas mais dificeis.

    Até Já.

    .

    in

    www.fique-rico.com

    .

    .

    D'ali e d'aqui - respigado do PortugalClub - Todos ao molhe e Fé em Deus

    ANIVERSÀRIO
    30 anos de PODER na Ilha da Madeira
    De Alberto João Jardim
    a pedido e eleito pelo POVO SOBERANO da Ilha da Madeira
    Parabêns POVO da Ilha da Madeira

    Imparcialidade precisa-se!
    Albino Pinho - Switerzland
    Este Casimiro, é aquilo que se chamam na minha terra, um burro com dois olhos, salvo seja!

    Continua a fazer censura no site, dos que pensam de forma diferente, quer politicamente, quer religiosamente, será que este site é propriedada da extrema direita, e do minúsculo partido do PNR? Mas quem se julga o Casimiro para julgar as opções politicas ou credos religiosos dos outros ! Desde que ninguém ofenda ninguém pessoalmente, só tem a limitar-se a publicar os conteúdos que lhe são enviados, desde que assinados claro.
    As suas opiniões guarde-as para si. E por favôr faça um esforço, não ultraje mais a língua de Camões, são erros a mais para quem se diz presidente deste espaço.
    Do P.Club.:
    Caro Albino , teremos sempre o maior prazer e satisfação em aqui reproduzir , publicar suas ideias e comentários, desde, que os mesmos não se sobreponham a inteligencia dos outros.
    O Sr dentro do seu direito e até onde sua liberdade de opinião , não avance no quintal das liberdades dos outros , tudo bem fique a vontade. O prazer é de todos nós.
    Embora o casimiro, seja um burro de dois olhos e duas orelhas, não lhes daremos o direito, de voce que representa o Partido Comunista, se sinta no direito de Sanear os Cristãos, os extrema direita ou de partidos minusculos do PRN. O Acha que o PCP, é um Partido grande? grande em quê? em russos? Casimiro



    SOCIALISTAS NÃO QUEREM PIERCINGS NA LÍNGUA NEM NOS ORGÃOS GENITAIS
    .
    Carta Aberta ao Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares

    Exmº Senhor Ministro Augusto Santos Silva,

    Venho por este meio informá-lo que me sinto insultado pelas suas afirmações proferidas ontem à noite, em Chaves e dadas hoje à estampa na comunicação social escrita.

    Foi o comunista do meu pai, Sérgio Vilarigues, que esteve preso 7 anos (dos 19 aos 26) no Aljube, em Peniche, em Angra e no campo de concentração do Tarrafal para onde foi enviado já com a pena terminada. Que foi libertado por «amnistia» em 1940, quatro anos depois de ter terminado a pena. Que passou 32 anos na clandestinidade no interior do país, o que constitui um recorde europeu. Não foi ao seu pai, e ainda bem, que tal sucedeu.

    Foi a comunista da minha mãe, Maria Alda Nogueira, que, estando literalmente de malas feitas para ir trabalhar em França com a equipa de Irène Joliot-Curie, pegou nas mesmas malas e passou à clandestinidade em 1949. Que presa em 1958 passou 9 anos e 2 meses nos calabouços fascistas. Que durante todo esse período o único contacto físico próximo que teve com o filho (dos 5 aos 15 anos) foi de 3 horas por ano (!!!). Que, sublinhe-se, foi condecorada pelo Presidente da República Mário Soares com a Ordem da Liberdade em 1988. Não foi à sua mãe, e ainda bem, que tal sucedeu.

    Foi a mãe das minhas filhas, Lígia Calapez Gomes, quem, em 1965, com 18 anos, foi a primeira jovem legal, menor (na altura a maioridade era aos 21 anos), a ser condenada a prisão maior por motivos políticos - 3 anos em Caxias. Não foi à sua esposa, e ainda bem, que tal sucedeu.

    Foi a minha filha mais velha, Sofia Gomes Vilarigues, quem até aos 2 anos e meio não soube nem o nome, nem a profissão dos pais, na clandestinidade de 1971 a 1974. Não foi à sua filha, e ainda bem, que tal sucedeu.

    Fui eu, António Vilarigues, quem aos 17 anos, em Junho de 1971, passou à clandestinidade. Não foi a si, e ainda bem, que tal sucedeu.

    Foi o caso do primeiro Comité Central do Partido Comunista Português eleito depois do 25 de Abril de 1974. Dos 36 membros efectivos e suplentes eleitos no VII Congresso (Extraordinário) do PCP em 20 de Outubro de 1974, apenas 4 não tinham estado presos nas masmorras fascistas. Dois tinham mais de 21 anos de prisão. Com mais de 10 anos de prisão eram 15, entre eles Álvaro Cunhal (13 anos).

    São casos entre milhares de outros (Haja Memória) presos, torturados e até assassinados pelo fascismo. Para que houvesse paz, democracia e liberdade no nosso país.

    Para que o senhor ministro pudesse insultar em liberdade. Falta-lhe a verticalidade destes homens e mulheres. Por isso sei que não se retratará, nem muito menos pedirá desculpas. As atitudes ficam com quem as pratica.

    António Nogueira de Matos Vilarigues

    Bom dia a todos, Venho por este apresentar os meus parabens pelo vosso site. Adoro ler os diversos artigos e as diversas opiniões. É muito enriquecedor e estamos sempre a aprender. Rui Barandas - PNR - Núcleo do Porto - Porto - Portugal

    Caro Sr. Rui Barandas:
    Aquilo que o amigo tao bem descreve na sua mensagem chama-se aqui por estas bandas ( onde depois de ter estado adormecido muitos anos desde o fim do Estalinismo foi 'ressuscitado' nos anos da 'revolucao' dos anos 60 que lancou as sementes na terra e que ha 3 decadas colhe os frutos !) ) o "Politicamente Correcto".
    Um virus que vem ha 4 ou 5 decadas infectando a cultura Ocidental (basicamente de raizes e valores decalcados do cristianismo !) subvertendo-a atraves de uma alteracao profunda dos seus valores culturais, eticos e morais.
    Como dizia o grande George Orwell no seu magnifico livro "1984" o "new-speak" subverte as palavras ; num contexto tem um sentido noutro tem outro muito diferente.
    Ja reparou que antigamente se chamava "Ministro da Guerra" ( nos anos 30 por exemplo ) e hoje se chama "Ministro da Defesa" ?
    Isso em um exemplo daquilo que Orwell apeldiava de "new-speak" e que hoje estava amplamente disseminado e parece ate ...bem aceite pelas massas!.
    Quem controla as palvras controla o pensamento e os Marxistas-culturais sabem muito bem disso e aplicam sempre que podem. !
    Quando o Marxismo Cultural secularista subverte valores vigentes e substitu-os por "novos' valores quem se opuser e cilindrado.
    Recebe imediatamente uma serie de "titulos" que vao desde o ser um .... nazi, fascista, homofobo, xenofobo, etc... etc...tudo para amedrontar e reduzir o individuo e a op[osicao aos seus dogams ao silencio.
    E a pior coisa que se faz e ouvir e calar e nao lhes dar luta. Quem nao for pelo Marxismo-Cultural secular tem de lutar contra ele sempre que possa.
    No fundo eles( ao contrario dos Marxistas Sovieticos que eram uns brutos, um autentico "gang" de criminosos ) sao muito subtis e pacientes; mas sao tambem uns cobardes intelectuais e tem medo de ser contestados ou guerreados. Nao concebem que slehs facam oposicao e os confrontem. E e isso mesmo que tem de sere feito se nao quisermos perder a batalha cultural por completo. Ha que reagir sempre e desmascara-los.
    So assim se pode evitar a progressao do virus que ameaca de morte a nossa civilizacao secular. A Civilizacao CAUCASICA, crista e a melhor que ate hoje aparceu na Terra.
    Nao se preocupe que os filmes mostrem pretos em posicoes importantes e a falar alto em relacao a brancos.E tudo ficcao e para lavar o cerebro as massas.
    Isso e ' mito' "made in Hollywood"; Hollywood tem de participar com a sua quota parte no suporte ao Polticamente Correcto e a revolucao em progresso..
    Digo-lhe que e tudo mito porque se nao fossem os BRANCOS a America estava de rastos.
    O "KNOW-HOW" esta quase todo com as classes brancas ( claro, tambem muitos asiaticos e negros sao gente bastante culta e instruida) . Infelizmente que uma boa parte dessa classe branca odeia a sua propria cultura e ai esta o grande problema que as sociedades ocidentais enfrentam.
    A fauna Hollywoodesca e constituida por muitos Judeus liberais (odeiam Israel esua luta pela sobrevivencia!) e artistas esquerdistas ricos que nao acham que sabem que nao merecem aquilo que ganham e como tal sofrem de um enorme "angst" que controlam de duas formas. Odiando o seu proprio pais ( adoram Castro e Hugo Chavez !) e atraves do uso intensivo de drogas e de psiquiatras que enriquecem a conta deste idiotas.
    Quanto a Africa do Sul esqueca-se amigo. Temos de ser realistas.Quando os brancos abdicaram do poder foi para sempre!
    Com apenas 13% de brancos numa populacao de 48 milhoes nao ha nada a fazer excepto fugir para a Australia e Nova Zelandia. Nada vai melhorar na R.S.A.

    Bem, alguns irao parar ao Brazil e a Ilha da Madeira...refiro-me aos Portugueses que vivem naquele pais a muitos anos e sao ainda um bom numero. Mesmo os "Afrikanders" vao ter de sair ( ou morrer lutando uma luta ingloria!) pois as condicoes economicas e de seguranca vao deteriorar tanto que nenhum branco se vai poder sentir "em casa"( mesmo que ja seja de terceira ou quarta geracao nascido em Africa -- nunca esquecer que foram os Ocidentais que criaram o slogan
    "A Africa e para os Africancos"...e ser africano e ser negro, e nunca ter nascido em Afrcia !!!)) vivendo num pais em franca descida para o caos e miseria social.
    Cumprimentos - Renato Nunes, Carolina do Sul, 03/16/2008
    O GRANDE JOGO CONTINUA!

    As últimas movimentações são reveladoras. Só não vêm quem não quer que a inquietação se instalou nas hostes do Governo de Sócrates e sus muchachos. Hoje realizou-se um comício do PS com o pretexto de comemorar o terceiro aniversário do Governo, mas mais não foi de uma tentativa de reanimação das hostes, algo perturbadas com os efeitos da gigantesca manifestação de sábado passado em Lisboa. As estações de TV apressaram-se a revelar que dentro do pavilhão do Académico do Porto estavam dez mil pessoas. Quem conhece o recinto e as suas dimensões, mesmo colocando três adultos por metro quadrado, sabe não caberiam ali mais de três mil e quinhentas pessoas! O número vale o que vale, mas mesmo assim seriam apenas 10% do conjunto da manifestação rival da transacta semana. Jorge Coelho apressou-se a deixar vislumbrar a verdade ao lamentar a desorientação que ele vislumbra existir no PSD, pois é pena, disse ele, não existir uma Oposição consistente ao magnífico governo PS! Não se consegue perceber o lamento de Coelhone, pois ele devia era estar radiante por ver o único e possível adversário de rastos! Mas a quem é que ele que meter o garruço? Isto só deixa perceber que as tais vantagens em sondagem esmagadoras, não dever ser realmente assim tão vantajosas e muito menos esmagadoras! Ninguém dá pontapés num cão morto, não é verdade?
    Finalmente, ontem, no Expresso da Meia-Noite, na estação de TV de um dos barões do PSD que é também um dos Donos da Grana, no meio de uma bem escolhida plêiade de jornalistas apoiantes e apreciadores de Menezes, apareceu a Inês Serra Lopes a dar a nota discordante e a tentar pôr alguma contenção na verborreia demolidora dos seus comparsas, defendendo de alguma maneira Menezes, com algumas expressões surpreendentemente lisonjeiras!
    Parece que o calor começa a fazer-se sentir nos fundilhos das calças da malta do Largo do Rato. Ainda bem, pois não devemos ter em vistas apenas o mudar uma força no poder por outra força que ninguém tem a certeza que é capaz de fazer melhor! Estou fundamentalmente interessado é que Portugal tenha o melhor governo possível, para bem próprio e dos meus concidadãos! Se eles, Governo, não sentirem o calor fogo debaixo dos rabos, acomodam-se. E que se acomoda, ralaxa-se. E quem se relaxa tem mau desempenho! E quando aquele pessoal tem mau desempenho, quem paga a factura somos nós todos!
    Abre o olho, Sócrates! Abre o olho e faz um trabalho à maneira se não vais c'os porcos, que é uma beleza!
    E vamos a ver os próximos episódios da novela, O GRANDE JOGO!
    E expectativa é grande! - Com amizade - José Pires


    Golpe de Estado camuflado
    A proposta apresentada pelo Sr. Carlos Branco, do Movimento Pátria que não sei o que é, mas gostaria muito de saber, de haver uma eleição para Chefe de Estado em vez de Presidente da República, é uma hipótese camuflada de golpe de Estado. Não existe uma única Constituição no mundo que permita uma situação dessas,ou seja, apresentam-se para eleições os republicanos e os monárquicos e depois, se os primeiros ganharem, continua-se na república, se os segundos forem vencedores, passa-se para a monarquia e entrar-se-ia num ciclo monárquico hereditário. Diz o Sr. Carlos Branco que depois, se o povo quisesse, poder-se-ia fazer um referendo. Pois é, então porque não fazer o referendo antes, em vez dessa proposta capciosa de desvirtuar a própria Constituição? Que eu saiba o referendo está previsto na actual Constituição. Porque não propor então o referendo agora? Talvez não haja interesse porque se sabe, à partida, qual seria o resultado, ou não é?
    Manuel O. Pina
    Caro Sr. Casimiro Rodrigues,
    Agradeço a gentileza de me informar por favor o motivo porque duas mensagens minhas acerca do assunto Fátima foram cortadas. Tratava-se de um direito de resposta a acusações e calúnias que me foram feitas, resposta essa que me foi censurada. Gostaria de saber a razão.
    Grato, cumprimentos
    Manuel O. Pina
    Caro
    Manuel O.Pina
    Não. No meu entender, o Sr não foi ofendido.
    Apenas algumas pessoas, estavam se sentindo muito ofendidas, por si... em suas crenças. PORTUGAL , o amigo queira ou não, é 99% Crente., Catolico Romano.
    Os outros menos, muito menos de 0,5% (1/2 %) cento são de ateus, que preferem não acreditar em nada... fica-lhes mais comodo.
    O PortugalClub, Igual a todos os Portugueses, é Crente em DEUS.
    DEUS acima de todas as coisas.
    E para termos DEUS acima de Todos Nós, precisamos respeitar aquela MARIA que escolheu para ser sua mãe aqui na terra. E Por Isso , Mãe de todos Ñós lá no Céu.
    Caro Amigo Manuel O.Pina, ... sei que o Amigo, acredita em tudo que estou dizendo, mas por comodismo ou outros motivos, que não vem ao caso, não vai concordar comigo... e vai querer direitos de resposta, que servirão só para humilhar os 99,9999% , mas não vou liberar...
    No dia da Inauguração do Portugalclub, na presença da comunidade Portuguesa de Casacavel, foi votado e aprovado, que o Portugalclub, teria como Padroeiros, Santo António de Lisboa, Nossa Senhora de Fátima e os Pastorinhos. Isto, nos Honra muito e nos engradece e nos ajuda a ultrapassar todas as armadilhas de quem nos deseja calar a Boca. A Boca livre , que temos e liberamos em liberdade a todos os companheiros. Caro Manuel O. Pina, respeitamos os que não acreditam em nada, nem na sua própria existencia, mas eu , na qualidade de Presidente deste PORTAL, não vou aqui permitir, que se ataque o que NOSSO POVO tem de mais Divino. Suas crenças, tradições , culturas, e amor a DEUS e ao seu Próximo.
    Casimiro Rodrigues- Presidente do Portugalclub
    Sermão de Domingo

    De:JVerdasca
    LIBERDADE, FRATERNIDADE e RESPONSABILIDADE
    Após a gigantesca marcha dos professores sobre Lisboa (falou-se em 100.000 manifestantes, cifra surpreendente para tão pequeno país), apresentou este portal vários pronunciamentos contra e a favor dos professores, em minha modesta opinião sempre passionais, talvez precipitados, mas, sem dúvida, todos eivados de uma parcialidade isenta de séria e profunda análise crítica, na qual devem estar sempre presentes os prós e os contras, ou seja as virtudes e os defeitos do atual sistema educacional, uma vez que muita coisa deve estar errada, embora algo decerto esteja correto, até porque ninguêm conseguiria mobilizar DOIS TERÇOS de uma classe social, sem apresentar argumentos, sem a existência de motivações, sem o germe de um honesto espírito de revolta.
    É absolutamente inconcebível que DOIS TERÇOS da classe do professorado, sejam constituídos por arruaceiros, por irresponsáveis, por interesseiros, como quis dar a entender alguêm que os chegou a insultar; afinal, trata-se, talvez, da classe profissional mais instruída entre todas as grandes existentes em Portugal, e ainda a de maior responsabilidade na formação das novas gerações, especialmente nesta época de grave crise social e familiar, quando muitos lares se encontram desestruturados, muitos pais e mães não assumem as suas responsabilidades de educadores, e ainda, e principalmente, numa altura em que os legisladores são em grande parte INCAPAZES, os governantes quase sempre demagogos e por vezes irresponsáveis e - absolutamente ninguêm - consegue acompanhar e dar resposta à RAPIDEZ das MUDANÇAS, à PROLIFERAÇÃO dos VÍCIOS, à MULTIPLICAÇÃO dos CRIMES.
    Nas escolas, os professores estão impedidos de castigar, destituídos de autoridade, diminuídos em seu prestígio, mas AS "CRIANÇAS" podem ser malcriadas, desobedecer, provocar arruaças, em muitos casos apoiadas pelos pais e ou tutores, também eles moralmente mal formados, e, por vezes, complexados, revoltados, até mesmo violentos, porque produto duma sociedade em que os cidadãos JÁ TÊM MEDO dos GOVERNOS, do JUDICIÁRIO, das POLÍCIAS, quando não da própria sombra. E, o que acontece com os(as) professores(as), que são insultados(as) e agredidos(as) pelos alunos - crianças, adolescentes e adultos - acontece com os e as polícias, que muitas vezes apanham dos infratores e criminosos, por lhes serem desfavoráveis as leis e regulamentos, e até mesmo as instituições de "direitos humanos" para as quais só são HUMANOS os traficantes, os bandidos, os criminosos.
    Houve - em tempos - uma autêntica instituição que SE CHAMOU L E G Í T I M A D E F E S A, que dava o DIREITO de resposta a quem era agredido, a quem "apanhava", contra quem infringia as normas, os regulamentos, a lei. Hoje, o "coitadinho" é quem é agredido DEPOIS de AGREDIR, a provocar UMA INVERSÃO de VALORES que dá força ao BANDIDO, ao AGRESSOR, ao INFRATOR, e a gerar a quase geral IMPUNIDADE filha da IRRESPONSABILIDADE, e uma total INJUSTIÇA, que não castiga o infrator, CONVIDANDO à INFRAÇÃO. É que só pode haver LIBERDADE com RESPONSABILIDADE, porque só este binómio leva à freternidade=tratamente entre e como irmãos, com respeito mútuo, tolerância recíproca, convivência harmoniosa, relação respeitosa, conjunto de preceitos que tipificam a FRATERNIDADE. E esta obriga à reciprocidade de DIREITOS e DEVERES, sem a qual NÃO EXISTE EQUILÍBRIO SOCIAL.
    A manifestação dos professores evidencia esse desequilíbrio, do mesmo modo que o provam todos quantos são TOTALMENTE a FAVOR e ou TOTALMENTE CONTRA. Falta tolerância e compreensão, talvez da parte de alguns e ou muitos professores, mas, decerto, por parte dos poderes constituídos, onde proliferam muitos autistas, para quem o diálogo é letra morta e o fazer parte do governo significa "SER AUTORIDADE", por ignorância de seus deveres, e, principalmente, do simples fato de que TODO o FUNCIONÁRIO PÚBLICO (de contínuo a presidente) é empregado do Estado, pago pela Nação, a serviço de quem se encontra, a bem da coletividade, e no interesse do TODO NACIONAL.
    Cordialmente, JVerdasca
    .

    Nota do Compilador - Arranjo gráfico, titulos e realces da responsabilidade do Presidente do PortugalClub
    .
    -

    João Paulo II - A cruz, a foice e o martelo




    A pá da cal: "Seria simplista dizer que a Providência Divina causou a queda do comunismo", disse João Paulo II. "Ele caiu por si mesmo devido a suas próprias fraquezas internas"
    COMENTE A REPORTAGEM


    Como o Vaticano abraçou o capitalismo
    americano para derrubar o modelo de
    gestão comunista do leste Europeu

    Por fábio altman

    Castel Gandolfo, casa de campo do Vaticano, 17 de agosto de 1980, um domingo. Véspera do dia de Assunção, o ferragosto, o feriado mais sagrado do verão na Itália. Em companhia de seu secretário particular, Stanislaw Dziwisz, e da irmã Zofia Zdybicka, João Paulo II acompanha o telejornal noturno da RAI. A greve no estaleiro Lênin, em Gdansk, liderada por Lech Walesa, um eletricista desempregado e de amplos bigodes, está a todo vapor. A câmera mostra os homens de braços cruzados. Exibe o logotipo do sindicato Solidariedade e Walesa em cima de uma empilhadeira. Lentamente vira-se para a entrada de número 2. Do lado de uma imagem da Madona Negra de Czestochowa há um retrato de Karol Wojtyla com o solidéu branco. A irmã vira-se para o pontífice: “Isso é uma lição para o mundo todo”, disse Zofia. “Olhe para a contradição, os trabalhadores estão contra o comunismo”. A resposta veio com um aceno positivo de cabeça e um comentário repetido três vezes pelo papa. “Só que o mundo não entende nada, o mundo não percebe.” Esse breve comentário talvez tenha sido o único erro de avaliação de João Paulo II no início do seu mandato. O mundo percebia, sim. O comunismo começava a morrer nos canteiros navais de Gdansk – daria seu derradeiro suspiro nove anos mais tarde, com a queda do Muro de Berlim, e a queda de Mikhail Gorbatchov na hoje extinta União Soviética.

    Cuba de Che Guevara: Na visita a Cuba, em 1994, ele condenou os abusos do capitalismo selvagem e ressaltou as sementes plantadas pelo marxismo. Foi a celebração de uma vitória

    O retrato de João Paulo colado na entrada do estaleiro era o indício de que a visita que ele fizera à Polônia no ano anterior, em 1979, plantara a revolta contra o regime aliado da URSS. A fotografia alimentara o grito dos poloneses tal qual o rosto triste de Che Guevara movera uma geração no final dos anos 60 e início dos 70. O papa, evidentemente, não derrubou o governo polonês sozinho. Era o que faltava, e não era pouco, para expor uma crise econômica mortal. A dívida externa explodia. A escassez deixou milhões de pessoas sem carvão para aquecer suas casas. O governo apelava para o congelamento de salários e aumento de preços. A economia planificada fracassava ao ritmo de greves. “A viagem de Karol Wojtyla em 1979 foi a semente que nos levou a prosseguir a paralisação”, diz Jerzy Waszczuk, ex-dirigente do Solidariedade. Dali para frente, ao longo de uma década, as peças do dominó marxista na Europa do Leste cairiam uma a uma: Hungria, Tchecoslováquia, Romênia, Alemanha Oriental e URSS. Gorbatchov diria, anos depois do fim do regime, que “sem João Paulo II possivelmente tudo seria mais lento”. O próprio papa definiu a virada revolucionária ao escritor italiano Vittorio Messori. “Seria simplista dizer que a Providência Divina causou a queda do comunismo. Ele caiu por si mesmo em conseqüência de seus próprios erros e abusos. Ele caiu por si mesmo devido a suas próprias fraquezas internas.”

    Daniel Wainstein
    O amigo capitalista: A parceria com os EUA de Ronald Reagan ajudou a acelerar as mudanças no Leste Europeu. A começar pela Polônia, em dez anos as peças do dominó soviético cairiam definitivamente

    Faltou reconhecer, no entanto, um outro auxílio
    crucial, quase secreto: o da CIA, a agência central de inteligência dos EUA. Sabe-se hoje, graças ao livro de Carl Bernstein e Marco Politi, Sua Santidade João Paulo II e a história oculta de nosso tempo, que o Vaticano de Karol Wojtyla e a Casa Branca de Ronald Reagan firmaram uma aliança. Em Washington, o núncio papal conversava com William Casey, diretor da CIA, e com William Clark, assessor de Segurança Nacional. Conversavam sobre a Polônia. Dessas conversas brotaram consenso sobre a ajuda de US$ 50 milhões da entidade americana ao Solidariedade para publicações e mensagens na televisão – tudo com o conhecimento e aval da Cúria Romana. O embaixador reformado Vernon Walters era enviado a Roma a cada seis meses para discutir assuntos de interesse comum dos EUA com o Vaticano. A Igreja Católica lutara contra o marxismo desde a época de
    Karl Marx. Não havia, portanto, nenhuma novidade histórica em relação ao dogma religioso – o inédito era a parceria com os Estados Unidos.

    O amigo socialista: O encontro do papa com Fidel Castro em Havana, diante de 1 milhão de pessoas, produ-ziu bons frutos para ambos os lados. Foi um sinal de abertura em Cuba e de conquista pessoal para o pontífice
    .

    De mãos dadas com Reagan, personagem crucial dos anos 80, João Paulo II selou uma vitória – mesmo que ele próprio nunca a tenha tratado dessa forma. Em 1993, ao visitar Riga, na Letônia, o papa recorreu a uma de suas armas, a fina ironia, para celebrar o trunfo socioeconômico e ao mesmo tempo lamentar os estragos produzidos pela derrocada do comunismo. “A exploração produzida pelo capitalismo desumano era um mal real e esse é o grão de verdade do marxismo”, disse. ”Essas sementes não devem ser destruídas, não devem ser carregadas pelo vento.” João Paulo II reproduziria essa mesma observação diante de um milhão de cubanos e de Fidel Castro, em Cuba, na visita de 1998. A observá-lo, o imenso painel com o rosto de Che Guevara. O papa polonês morreu recompensado com o fim do comunismo, mas preocupado com o avanço do que ele definira, um pouco antes, como “lumpenkapitalismus”, uma espécie selvagem e miserável de capitalismo, uma luta do homem contra o homem.


    .
    .
    http://www.terra.com.br/istoedinheiro/especiais/papa/tesouros_vaticano.htm
    .
    .
    Daniel Wainstein
    Martírio: Nos derradeiros anos de vida, as imagens do sofrimento, acompanhadas em todo o planeta, alimentaram a figura do mártir católico a desafiar as desigualdes sociais
    COMENTE A REPORTAGEM


    João Paulo II

    Karol Wojtyla ajudou a mudar a
    história econômica do mundo
    como um dos personagens
    centrais na queda do comunismo

    Por fábio altman

    Nunca houve, em 2 mil anos de catolicismo, um pontificado tão intimamente ligado às mudanças econômicas do mundo. Os 25 anos de João Paulo II à frente do Vaticano – terceiro maior período de um pontífice no comando da Santa Sé – entrarão para a história colados a uma revolução: a derrota do comunismo diante do capitalismo. Karol Wojtyla, o papa polonês, o primeiro não italiano em 455 anos a ocupar o trono que fora do apóstolo Pedro, aparecerá nas enciclopédias como um dos responsáveis pela queda do Muro de Berlim, em 1989, a construção de pedra que dividia o planeta entre os defensores de Karl Marx e os adeptos de Adam Smith. Numa aliança com os EUA de Ronald Reagan, João Paulo II acelerou o desmantelamento da foice e do martelo. Amparado na cruz, alimentou as greves do polonês Solidariedade, o fisiológico sindicato de trabalhadores de Lech Walesa, no final dos anos 1970. Às vésperas da queda do muro, seu encontro com Mikhail Gorbatchov, o mandachuva da União Soviética, selou de vez o fim de uma era. “A principal característica da primeira década do reinado do papa foi sua luta contra a ditadura, a comunista, em particular”, diz Adam Michnik, também polonês, editor-chefe do diário Gazeta Wyborcza. Michnik foi um dos criadores do Solidariedade, o intelectual a ampará-lo. Naquele tempo, o homem certo na hora certa, Wojtyla atraía multidões. Transformou-se na personalidade mais popular do planeta. Chegou a reunir 4 milhões de pessoas em Manilha, nas Filipinas, em uma de suas missas.

    Daniel Wainstein
    O mundo é uma ilha: Ele sabia viver o tempo da comunicação de massa. "Foi o primeiro papa da mídia", diz o cardeal italiano Achille Silvestrini. "Ele percebeu a dimensão global de nossa era e tratou de cultivá-la".

    Na segunda etapa de seu mandato, contudo, deu-se o vácuo comum aos vitoriosos. O Vaticano já não tinha inimigo político, demolira um regime econômico. Mas defrontou-se, em seguida, com um dilema: como difundir suas idéias evangélicas? Como segurar o rebanho, afeito a experiências em outras modalidades, como as pentecostais? Nesta cruzada, a Cúria fracassou. João Paulo II levou a Igreja a uma postura conservadora em relação às questões morais. Condenou o homossexualismo como doença e negou a eficácia dos preservativos, apesar das evidências científicas. Pôs as mulheres no ostracismo, desconsiderou a nova estrutura familiar, disse não à fertilização in-vitro. Para dentro da própria Santa Sé, contudo, pouco fez quando estourou o escândalo dos padres pedófilos dos EUA, vergonhosamente desmascarados em 2001. Foi um retrocesso aos avanços do Concílio Vaticano II de João XXIII, divulgado em 1963, lufada de modernidade nos ritos católicos. “O pontificado de João Paulo II foi um desastre para a Igreja”, diz o teólogo suíco Hans Kung, proibido de lecionar desde 1979, condenado pelas duras críticas feitas ao Vaticano. Na ponta do lápis, essa postura produziu um impasse: de 1978 a 2003, o número de católicos cresceu de 757 milhões para 1 bilhão de pessoas. Nesse mesmo período, contudo, houve uma queda de 10% na ordenação de padres.


    Pode-se dizer, entre os dois campos de atuação, o político-econômico e o moral, que João Paulo II foi o papa das ambigüidades. Liberais o condenam pela postura reacionária diante da sociedade dos séculos 20 e 21. Tradicionalistas o incensam. Foi ao mesmo tempo moderno e retrógrado. Moderno ao rodar o mundo na figura do “papa da globalização”. Retrógrado ao alienar a Igreja das comprovações científicas – embora tenha reabilitado Galileu Galilei. Mas de uma condição não há como afastá-lo. João Paulo II foi um dos personagens mais decisivos do nosso tempo. “É o primeiro papa da mídia”, resume o cardeal italiano Achille Silvestrini. “Ele percebeu a dimensão global de nosso tempo e tratou de cultivá-la.”

    .

    .

    Tesouros do Vaticano


    O patrimônio da Cúria Romana é de US$ 820 milhões
    COMENTE A REPORTAGEM
    Leia também
    As finanças da Santa Sé em 2002



    O papa saneou as contas da Santa Sé, apesar da recessão econômica mundial

    Fernanda Galvão

    Parai de armazenar para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Antes, armazenai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde ladrões nem arrombam nem furtam. Pois, onde estiver o teu tesouro, ali estará também o teu coração. (Livro de Mateus, capítulo 6, versículos de 19 a 21).

    Galeria de arte Antes de sofrer com a precariedade de sua saúde, João Paulo II acordava às 5 da manhã para percorrer os corredores do Palácio Episcopal, repletos de telas de Botticelli e Bernini

    Imagine esse texto bíblico reescrito nos dias de hoje. Ele deveria incluir, além das pragas, da ação do tempo e dos larápios, outros dois inimigos ferozes: a recessão econômica mundial e as perdas com variações do câmbio, problemas essencialmente terrenos. Eles contribuíram, de 2001 para cá, para solapar um dos grandes troféus dos 25 anos de João Paulo II: a saúde financeira do Vaticano. O legado econômico de Karol Wojtyla, depois de um quarto de século, é positivo. Durante oito anos, entre 1982 e 2000, o caixa da Cúria foi saneado. O papa polonês tinha algo em mente: só poderia percorrer o planeta, em sua campanha de evangelização, com as contas em ordem. Assim foi feito. Até 1993, o balanço financeiro da Igreja estava no vermelho havia 23 anos. João Paulo II arrumou a casa – uma casa cujo patrimônio, repleto de edifícios magníficos e mobiliário idem, é estimado em US$ 820 milhões. Esse valor não inclui as obras de arte.

    Mas, cabe ressaltar, em tempos de globalização, o equilíbrio financeiro do Vaticano não escapou às oscilações do cenário econômico mundial. Em 2002, as finanças da Santa Sé foram abaladas pelo segundo ano consecutivo. O déficit foi de US$ 15,8 milhões, contra US$ 3,1 milhões negativos em 2001. O cardeal Sergio Sebastiani, secretário da Prefeitura para Assuntos Econômicos da Santa Sé, atribui o mau resultado à queda no mercado de ações. Nessa conta, pesaram ainda as flutuações do câmbio. Os resultados de 2002, os mais recentes com divulgação completa, foram os primeiros depois da conversão da lira para o euro, nova moeda oficial do Vaticano. Houve prejuízo nas receitas de mídia, que incluem a rádio, a TV, o jornal L’ Osservatore Romano e a editora. As perdas de US$ 1,93 milhão do setor, porém, são números melhores que os resultados de 2001, quando o saldo das atividades de mídia ficou negativo em US$ 25,2 milhões.

    As doações, inteiramente direcionadas às despesas com atividades institucionais, tiveram um aumento de 2% nos últimos anos. Em 2002, o volume arrecadado foi de US$ 100 milhões. Especialistas nos tesouros do Vaticano têm uma explicação para o volume, considerado demasiadamente modesto: o escândalo dos padres americanos pedófilos, em 2000 e 2001. Explica-se: a Igreja dos Estados Unidos é, ao lado da Alemanha e da Itália, a principal doadora. A má postura dos prelados da terra de George W. Bush, investigados pelo Ministério Público, teria bloqueado o fluxo de dólares. A Prefeitura para Assuntos Econômicos, no entanto, negou a acusação e, em comunicado oficial, afirmou que a culpa seria dos crescentes gastos administrativos, que atingiram US$ 260 milhões em 2002. Segundo o cardeal Sebastiani, apesar das denúncias contra os padres que se aproveitaram de crianças, a ajuda americana ao Vaticano aumentou em 2002. Mas há, sim, um rombo atrelado aos pedófilos: o Vaticano, por respeito à legislação americana, teve que abrir mão de uma parte do dinheiro, transformada em indenização aos familiares dos menores violentados. Em 8 de agosto de 2003, a Arquidiocese de Boston, na qual 130 menores teriam sido molestados pelo sacerdote John Geoghan, de 66 anos, chegou a oferecer US$ 55 milhões às vítimas.

    Acervo histórico: O ambiente da Santa Sé é aparentemente simples - mas guarda algumas preciosidades da história da civilização. Da sala de reuniões à biblioteca, passando pela capela particular do papa, esconde-se uma coleção de obras-primas.
    Entre raridades dos séculos
    XV e XVI, João Paulo II escrevia as encíclicas e documentos que construíram a lenda de um dos grandes personagens do nosso tempo

    Os resultados financeiros da Santa Sé, divulgados anualmente na internet, não levam em conta as transações do Instituto para Obras Religiosas (IOR), conhecido como Banco do Vaticano. Seus ativos somam mais de US$ 3,2 bilhões de investidores particulares. Trata-se da instituição que gere o cotidiano da Cúria (há dois caixas eletrônicos do IOR no interior da Santa Sé, com instruções em latim, além do italiano, inglês e francês), mas que também produziu uma das maiores confusões dos primeiros anos de João Paulo II. No final da década de 70, a Santa Sé desembolsou US$ 250 milhões a credores do Banco Ambrosiano, que foi a maior instituição financeira privada da Itália e tinha o Vaticano como um dos acionistas. O Ambrosiano foi à bancarrota depois do desaparecimento de US$ 1,3 bilhão. A Igreja se ofereceu para pagar os credores alegando “envolvimento moral” no caso.

    Naquele tempo, o principal responsável pelo Banco do Vaticano era o arcebispo americano Paul Marcinkus, hoje vivendo no Arizona, em exílio forçado. Marcinkus fora segurança particular do papa Paulo VI. Ganhou o apelido de “Gorila” quando evitou que o pontífice fosse apunhalado por um artista boliviano nas Filipinas, em 1970. Chegou a governador da Cidade do Vaticano e, entre 1971 e 1989, esteve à frente do IOR. Acabou indiciado em 1982, quando Roberto Calvi, presidente do Banco Ambrosiano, foi assassinado. O executivo, conhecido como “Banqueiro de Deus”, foi jogado de uma ponte em Londres, com pedaços de tijolo nos bolsos. A máfia italiana foi acusada de mandar matar Calvi, envolvido num esquema de lavagem de dinheiro. Marcinkus não foi investigado, graças à imunidade religiosa.

    O escândalo incomodou João Paulo II – e o levou a dar prioridade ao cofre do Vaticano. Escolhia cardeais especialistas em administração como quem elegia o CEO de uma multinacional. O mais celebrado deles é Edmund Szoka, de Detroit, nos EUA, empossado em 1990 como secretário da Prefeitura para Assuntos Econômicos. Foi Szoka quem cortou despesas e incentivou o aumento das contribuições de outros países. Ele instituiu também a publicação anual de balanços financeiros auditados e exortou bispos de todo o mundo a fazer o mesmo. Agora, todo pároco responsável pela gestão de recursos tem noções de contabilidade. “Hoje, a Santa Sé é mais transparente do que muitas grandes corporações”, diz Szoka. A administração de cada paróquia é independente e o Vaticano não dá assistência àquelas que estão em dificuldades financeiras. No caso das paróquias americanas que terão de indenizar vítimas de abusos sexuais, a orientação é para que o dinheiro seja obtido por meio de empréstimos, sem juros, junto a outras dioceses.

    Rombo financeiro: O escândalo do Banco Ambrosiano, no final da década de 70, levou o papa a restaurar as finanças da Cúria. Em homilias (acima) ele costumava condenar os males do "capitalismo selvagem"

    A Prefeitura para Assuntos Econômicos também administra as finanças da Cidade do Vaticano, o menor Estado soberano do mundo, em Roma. Ali funciona o comércio de produtos como roupas, artigos de perfumaria e farmácia e aparelhos eletrônicos, vendidos a preços mais baixos devido à isenção local de impostos. Na cidade funcionam ainda duas agências bancárias e um posto de gasolina. Além disso, existe um pequeno parque industrial voltado à produção de mosaicos e uniformes. A cidade, que registrou receitas de US$ 209,6 milhões em 2002, é sustentada pela venda de selos e publicações e pelo dinheiro arrecadado com as entradas para museus. O patrimônio artístico, de valor incalculável, exibe construções como a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina de Michelangelo, uma das obra primas da humanidade, repleta de telas de gênios como Botticelli e Bernini. A sede da Igreja abriga também uma valiosa e extensa biblioteca, com coleções de grande relevância histórica, científica e cultural. Foi o cenário perfeito para um papa, João Paulo II, que ensinou aos fiéis uma lição: zelar pelo dinheiro, e movimentá-lo a juros, não é pecado.

    .

    in

    www.terra.com.br/istoedinheiro/especiais/papa/tesouros_vaticano



    .