segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Jesus e o Sistema Educativo na Judeia


* Autor não identificado
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Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo: Em verdade vos digo: Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos porque eles…
Pedro interrompeu: Temos de aprender isso de cor?
Simão perguntou: Vamos ter teste sobre isso?
Tiago, o Menor, queixou-se: O Tiago, o Maior, está sentado à minha frente e eu não vejo nada!
Filipe lamentou-se: Esqueci-me do papiro-diário.
Bartolomeu quis saber: É preciso tirar apontamentos?
João levantou a mão: Posso ir fazer xixi?
Judas Iscariotes exclamou perfidamente: Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se: Há fórmulas? Vamos ter de resolver problemas chatos?
Judas Tadeu reclamou: Podemos ao menos usar um ábaco?
Mateus queixou-se: Eu não entendi nada, caraças!
Um dos fariseus presentes, que passava a vida no Templo e que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo: Onde está a tua planificação? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional? Quais são as tuas expectativas de sucesso? Tens a abordagem ao tema de forma globalizada de molde a permitir o acesso à significação dos contextos tendo em conta a bipolaridade da transmissão? Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação de conhecimentos prévios? Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem? Incluiste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares? Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções horizontais que fomentem os vínculos operativos e formativos das áreas correlatas? Quais são os conteúdos conceptuais e atitudinais que respondem aos fundamentos praxeológicos e metodológicos constituidos pelos núcleos generativos transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?
Caifás, o pior de todos os fariseus, aplaudiu ruidosamente a intervenção e disse a Jesus: Quero ver as avaliações dos primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos e seguidores para que ao Rei não falhem as previsões de um ensino de qualidade nem as estatísticas. Serás notificado em devido tempo pela via adequada. E que não te ocorra reprovares alguém! Lembra-te que ainda não és titular nem há quadros de nomeação definitiva!
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Jesus, como se sabe, pediu a reforma antecipada aos 33 anos de idade…   
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