domingo, 17 de janeiro de 2010

Belluzzo analisa as origens da crise financeira atual

Economia

Vermelho - 23 de Novembro de 2009 - 14h44

.

Ao reunir teses e artigos de Luiz Gonzaga Belluzo escritos entre 1995 e 2009, o livro Os antecedentes da tormenta: origens da crise global traça um panorama que contextualiza as mudanças econômicas e financeiras que levaram à crise de crédito mundial, cujas maiores consequências estouraram nos últimos meses de 2008.

.
Nessa obra, co-editada pela Editora Unesp e Edições Facamp, um dos maiores economistas da atualidade expõe as bases do capitalismo em suas diferentes épocas, além de tratar das origens e possíveis desdobramentos do panorama contemporâneo.
.
Estruturado em duas partes, o livro apresenta em primeiro lugar ensaios acadêmicos do autor que estudam criticamente o modelo econômico capitalista em diferentes períodos e lugares, desde a América do Norte até o sudoeste asiático. Ao longo de suas reflexões em teoria e história, Belluzzo trata da internacionalização de empresas e do capital na origem dos mercados globalizados, analisa a crise financeira dos anos 1930 e o posterior fortalecimento do dólar - consequências da expansão do poder norte-americano.
.
Entre os textos está o trabalho que escreveu em conjunto com o economista Luciano Coutinho, atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), publicado em 1998 e que já antecipa a atual crise financeira a partir desrepressão financeira dos anos 1970.
.
A segunda parte de Os antecedentes da tormenta é composta por artigos recentes elaborados para a imprensa ao longo dos acontecimentos mais críticos que abalaram a economia mundial. Esta seção inclui uma entrevista concedida pelo próprio autor ao jornalista Carlos Drummond, em março de 2008. Nela, Belluzzo comenta as causas da crise que se agravava e as decisões tomadas pelas instituições financeiras de diferentes países, em especial os Estados Unidos.
.
Todos os textos tiveram sua seleção, organização e revisão sob a responsabilidade de Frederico Mazzucchelli, professor livre docente do Instituto de Economia da Unicamp e ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo.
.
Sobre o autor:
.
Luiz Gonzaga Belluzzo é professor titular de economia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e fundador da Facamp (Faculdades de Campinas). Foi chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda durante o governo Sarney, é presidente do Conselho Deliberativo do IPSO (Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos) e membro do Conselho de Administração da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), além de conselheiro da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Título: Os antecedentes da tormenta: origens da crise global
Autor: Luiz Gonzaga Belluzo
Número de páginas: 312
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 58
ISBN: 978-85-7139-961-7
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

.
.

Sem comentários: