sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Manuel Alegre, política e Lisboa - mcor Celeste Ramos

heróis da guerra do Ultramar
Manuel Alegre - um DESERTOR +mcor
 .
Sr maj-general da FAP
 .
Não sei o que é FAP (forças armadas portuguesas ?)
 .
 Escrevi-vos o que pensava (muito pouco) de M.Alegre dizendo que meu irmão – menino – de 18 anos embarcou no 1º barco saído de Alcântara em 1961, tendo eu dito que meu irmão não FUGIU para Paris – foi para o Dondo + Carmona + Nambuangongo + sei lá onde, não quero lembrar-me de mais do que não consigo esquecer – ele fez a guerra, mas também eu fiz OUTRA e tratei dele como sabia – pois NINGUÉM havia para o fazer
 .
Nem mesmo depois (menos ainda) da construção do mamarracho aos “heróis da guerra do Ultramar” a cujos encontros só começou a ir muito tarde pois nem queria AVIVAR memórias que só ele tinha e guardou em silêncio
 .
Assim, como entre os que escrevem para os Heróis do Mar há 2 Celeste (eu-celeste ramos – Lisboa – e outra senhora celeste amado que, creio, ser de São Paulo) – mas não tem importância, nem é grave – só esclareço - e escrevo sempre mcor A pouco e pouco cada um vai dando mais “pormenores de quem é quem e onde habita” e o que pensa sobre “como vai este país” – quer habitem o Brasil e/ou Portugal, e até Alemanha, creio
 .
 .

Assim, tenha eu dito o que disse, não recordo ter chamado DESERTOR, embora não me incomode o termo, mas não quero ser muito “juiz” dos outros com “nome” – mas o artigo de hoje conta timtim por timtim o que foi alegre desde “menino”, sem falar em quantas reformas completas acumula, como se tivesse 5 vidas, (não falo claro do que usufrui do que escreve e publica que não vem aqui para o caso)
 .
E não guardo os mails que envio – guardo apenas os que recebo
.
E embora eu seja altamente crítica desde há muitos anos penso que estará a pensar na Srª D.Celeste Amado (S.Paulo) e não eu
 .
Assim só quero dizer que fiquei de “boca aberta” com o artigo de hoje (28 janeiro) sobre quem muito de perto conviveu com o poeta – como eu não conheço senão pelo que publicamente MOSTRA e por ser amigo de uma amiga e colega que o acolheu (escondeu) nas sua fuga (era e é amiga dele e minha) e um dia quiz-me dizer “coisas” (quando estive em casa dela de férias – no norte) mas calou-se e eu não quis saber
 .
Para algumas pessoas basta-me conhecê-las pela OBRA que deixam – não se esconde o que é tão visivel
 .
Os Heróis do mar como disse no meu 1º mail INVADIRAM-ME o meu mail e como achei graça à designação de Heróis do MAR - respondi praticamente sempre excepto quando não sei sequer o que dizer pois que – da guerra – vivi apenas a RECTAGUARDA – por ter um irmão lá (Angola) e pelas consequências de que nunca se livrou já que, qual stress de guerra qual carapuça, ele até era silencioso, mas ao regressar vi muita coisa que, igualmente continuou a transtornar-me já que era irmão ÚNICO que já cá não está para nos “olharmos e falarmos em silêncio” tal era o nosso entendimento interior
 .
MAS posso chamar o que me apetecer ao senhor alegre – até parece o programa – como está senhor alegra – como está ser feliz – não si quê não sei quê – o meu país – com o que se tornou um parvalhão brejeiro

Estou cansada e já tenho por hoje q.b. porque o FRIO não me faz nada bem, embora tenha nascido em terra fria de Santarém (e meu irmão fez a tropa na Escola Prática de Cavalaria e um CURSO diabólico de comandos em Lamego
 .
Mas eu odeio Santarém e marialvas e outras coisas elo que não sairia de Lisboa por nada do mundo, tal me habituei a este clima excepcional de Lisboa que está mudando, e muito, há 2 ou 4 anos e Lisboa é a “cidade do meu encantamento” para onde vim estudar e nunca mais deixei – embora esteja irreconhecível em coisas boas mas muito pior em coisas inacreditáveis, fruto da ignorância e arrogância de quem a tem GOVERNADO e permitido destruir porque isto de ser presidente da municipalidade tem muito que se lhe diga e mesmo tendo arqtº como vereadores + economistas + outras coisas – desfizeram a Cidade porque não sabem ORDENAMENTO urbano e gerem a cidade como um condomínio camarário +++ etc
 .
Assim, como o sr. coronel, eu também estou na linha da FRENTE para “abalar” e nos dias “não” ,fico mais triste por ver que vou MORRER com a CIDADE que, ela também, nasceu para morrer
 .
E poderia ser uma das mais belas do mundo, porque é a 1ª cidade moderna do MUNDO que o sr.Marquês sabia entender a quem solicitar como a RESTAURAR e fazer OUTRA, após 1755
 .
MAS nunca vi um só presidente da CML) nem importa de que partido e vereação – sobretudo do urbanismo – disseram coisas tão parvas como os mais ILETRADOS não dizem, e muito menos fazem
 .
Por acaso, e como me especializei em “ordenamento urbano” em 1981 de entre 63 equipes concorrentes, fui parte de uma equipe (só eu + 1 arqtº) em que do júri fez parte o arqtº Távora de que ninguém duvida a sua excelência e competência mas também já cá não está
 .
Hoje todos sabem tudo e improvisam e decidem sem saber (nem estudar mais nem terem equipe interdisciplinar mais competente + etc – ídolos cada um no seu nicho e tão seguros de si mesmos sem se darem conta que outros ficam sem grande qualidade de vida porque têm toas as ideias feitas)
 .
Assim não é só ver “alegre” como PR pois que todos os PR passam e a CIDADE fica – DESMANTELADA e, que eu saiba, (ou deveria ser), nenhum projecto é executado sem a aprovação da CML e conhecimento de ??? de quem ??’ do presidente ???
 .
Quando o coronel não conhece os soldados se calhar também é menos coronel do que os que os conhecem, e com eles falam
 .
Pois é, estamos ambos na “linha da frente” e não teremos tempo de ver o país RESTAURADO em todos os sentidos pois os Free-port são CRIMES ecológicos, os condomínos fechados como o do mau bairro (talvez dos 1ºs da cidade do tempo em que era Presidente da VML João Soares (que subiu de ESCADA e anda lá para as EU – como se os piores fossem xutados pela escada acima, ou para o esconderijo que é a CGDepósitos e a EU ou são MEDALHADOS com as maiores distinções, só porque é “tradição” condecorar os primeiros ministros, mesmo que tenham sido NÓDOAS, como foi quando presidente da CM de Figª da FOZ + de Lisboa + sei lá o quê)
 .
Cada macaco no seu galho e a pior arrogância é atingir um certo POSTO e não saber olhar para BAIXO e ver quem sabe OUTRAS coisas importantes e que são os OBREIROS do país, já que quem manda, manda, mão não tem a sabedoria de todos os saberes necessários que uma cidade exige, e os seus habitantes, ou seja, não sabe mandar
 .
Mandam só porque lhes é legalmente permitido e para tanto foram eleitos – mas não são OS eleitos – são uns TRABALHADORES de outro degrau da pirâmide e só pelo lugar pensam que SABEM tudo – pena – pois que não é ASSIM
 .
O que é que sabe e fez a Helena Roseta que só foi política e já nem bocas diz ?? e percorreu todos os partidos à procura de quê ??
 .
E são tão viajadas e nem ao menos sabem olhar as belas cidades europeias que não se assassinam como se assasssina LISBOA ??
 .
E agora o que vão fazer ao RIO ??? e as suas margens , que já está, a margem norte, entulhada de mammarrachos dos arqt. TAÍNHAS (tão bons mas ignorantes do que é o rio e a paisagem e os direitos de TODOS os cidadão e não apenas das “elites” para quem desenham e constroem +++ etc
 .
Não há nada mais ignorante (e arrogante) do que um arqtº - faz belos edifícios isoladamente – mas no LOCAL mais errado
 .
É mais grave do que fazer mau edifício em local certo já que, repito, o arqtº passa, tudo passa, e a TERRA fica
 .
São 04h e falam de Obama e do Afeganistão – os USA não ganharão a GUERRA do Afeganistão nem do Iraque – são outros VIETNAM – programa que é repetido há já alguns dias – não quero VER
 .
Acho que a mais importante guerra de OBAMA é a saúde e o ensino dos habitantes do seu país, o que tem mais “cadeias” per capita no mundo e ainda têm Pena de Morte – são DEUSES mas não abrandam o CRIME gratuito dos meninos das escolas secundárias que matam professores e colegas
 .
E Portugal – os meninos – começam a IMITAR, também eles, o pior dos outros países – imitam os MENINOS e os grandes que “mandam” na vida de cada um – RAIS os parte –
 .
No entanto hoje aconteceu algo bonito com “meninos”
 .
Por baixo do prédio onde habito há uma bela pastelaria onde vou ler o jornal e, hoje, ao entrar, havia um “bando de meninas e menos meninos” a falar normal, em bicha a tomar a sua vez para pagarem o seu “almoço”
 .
Como fui professora (part time) de pequenos e grandes, não tenho a menor dificuldade em abordar os Jóvens quando me apetece
 .
E ao ver tal ordem e depois sentadinhos a comer por impulso perguntei na mesa ao lado que “porcarias” estavam a comer e a beber para almoçar ???
 .
Foram tão imediatos como eu e lá estivemos em conversa sobre os seus estudos (e notas -se calhar aldrabaram-me mas não faz mal pois o que queria saber não passava por aí) e acabei por falarmos em “enxurradas” e coisas do quotidiano e pareciam uma ESPONJA a ouvir, em silêncio – lindos -  e para já nem sabiam o que era enchurrada – lá expliquei – depois de disseram que era tão simples  o que eu dizia mas lá foram “preocupados” em não entrar tarde na Escola que há aqui no Bairro
 .
Há muitas escolas neste bairro desde creche até Universidade pelo que de vez em quando há BANDOS de meninos, alguns que se portam muito mal como se não houvesse mais ninguém e os paizinhos (e prof) não lhes tivessem dito que em casa não é igual a estar na rua e que, nem num nem noutro local, é indiferente o comportamento
 .
Estes “dias e situações como a de hoje” compensam os “alegres”, mas nunca se sabe se, ao crescerem, a atitude muda
 .
Pois é – quem gosta do país, e dos outros, e das cidades, pelo menos a que habita, quem tem sentido de bem estar e qualidade do colectivo, fica TRISTE ao ver “patetas alegres”
 .
Pois que o ambiente, tanto quanto consigo perceber, marca mais do que a herança genética que temos
 .
O “ambiente faz o ladrão” (a ocasião)
 .
Pois é sr.coronel, acho que não está errado
 .
Mas se eu quizer pensar em quem poderia “enfrentar” o lugar de PR – não votaria em Marcello
 .
Andando apenas um bocadinho para trás, votaria em Sampaio que quando presidente da CML até se notou que aprendeu muito, se calhar em coisas em que não tinha tido tempo de pensar já que de origem é advogado, mas vê-se que aprendeu pelo que disse – e FEZ
 .
E se quizer ir mais atrás ainda, não posso esquecer um homem de honra – EANES – que tão vilipendiado, e maltratado foi pelos “intelectuais” e muito gostaria eu de saber se teriam sido capazes de REGER a orquestra que ele regeu no tempo histórico em que se estava
 .
E até nem deixou de estudar e ir para a universidade, já bem tarde, mas foi, e não anda por aí a pavonear-se – pena – se calhar ainda tem muito para dar e “ensinar”
 .
E se alguém deu um PASSO (grande) por TIMOR, foi ELE – e toda a gente esquece
 .
De pavões só gosto dos pavões de Jardim e de repente lembro que um dia fiz o cenário para exterior de um filme português (amigo que já cá não está) – o cenário de exterior era um JARDIM – que construí dentro da TOBIS, com aquela luz e calor infernal – e tinha um lindo pavão AZUL – majestoso
 .
Por acaso o filme foi premiado como Leopardo de Oiro de Locarno, o 1º, creio, que o país recebeu – o meu jardim “mereceu” uma quota parte disse – filme OBOBO de Alexandre Herculano transposto para o séc XX
 .
Nunca tinha feito nada tão imprevistamente atrevido – sozinha com 2 “ajudantes” – o filho de O’Neil e o filho de Fernando Lopes – não quis mais ajudas – fiz tudo no mesmo DIA – de rajada sem ninguém a xatiar e dar bocas – para substituir o HORRIVEL que tinha sido feito por empresa que levou caro, vi o desconsolo na cara do realizador (que já cá não está) que de facto não gostou e a quem, impulsivamente disse se me deixava fazer o que nunca tinha feito – deixou e gostou e nunca abriu a coca senão quando acabei e perguntei – que TAL ??
 .
E foi por isso que o jardim até mereceu UM PAVÃO AZUL
 .
Pena mas nunca mais este filme voltou aos écrans
 .
Alias este realizador tina anteriormente feito, para a Gulbenkian – um filme sobre Vieira da Silva (com entrevista com ela e ArpadZen) fantástico – “Ma femme chamada Bicho” – não foi um filme sobre ela – foi filme sobre arte e história, e Lisboa e a Vieira e seu marido – relíquia da Gulbenkian que o mostrou mais do que uma b«vez – mas terá mais de 40 anos – mas acho que não envelheceu – há coisas “sem tempo” – falam de essências
 .
Por hoje “estejamos” alegres da forma possível
 .
mcor    Celeste Ramos - sex 29-01-2010 11:51
.
.

Sem comentários: