domingo, 7 de fevereiro de 2010

Emygdio Cadima, Pablo Neruda e J.D. Salinger





Honoris Causa para Emygdio Cadima

A Universidade do Algarve atribuiu, sexta-feira da semana passada, o grau de Doutor Honoris Causa ao professor e investigador Emygdio Landerset Cadima. Militante comunista sempre organizado e activo no colectivo partidário, entregando-se com a mesma dedicação quer às tarefas de maior responsabilidade e mais complexas, quer às mais simples e modestas, Emygdio Cadima licenciou-se em Ciências Matemáticas, em 1950, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Depois de enveredar pela área da gestão e avaliação dos recursos pesqueiros, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Grã-Bretanaha, trabalhou no Instituto de Biologia Marítima, em Portugal e no Laboratório de Pescas de St. Andrews, no Canadá. Posteriormente ingressou na Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), primeiro em Havana, Cuba, depois em Roma, Itália. Regressado a Portugal após o 25 de Abril, Emygdio Cadima foi director do Serviço de Estatísticas da Secretaria de Estado das Pescas e Investigador Principal no Instituto Nacional de Investigação das Pescas (INIP/IPIMAR). Foi responsável por várias disciplinas na Universidade do Algarve e Investigador Principal na instituição, a qual abandonou, em 1997, ao atingir o limite de idade da carreira docente. Mantém-se como consultor científico da Federação dos Sindicatos da Pesca. Não podendo estar presente na cerimónia de entrega do Doutoramento Honoris Causa, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, enviou uma saudação na qual sublinha «o reconhecimento pelo percurso de uma vida dedicada à investigação» à qual Emygdio Cadima soube «associar as preocupações e intervenção pelo progresso e pela justiça social». «Conhecemos o teu valioso trabalho ligado ao sector das pescas e não esquecemos que a aplicação dos teus conhecimentos e saberes foram sempre direccionados para a construção de um mundo mais desenvolvido e melhor», conclui a missiva. 
.
.
.
Amor por Neruda
.

Já se encontra nos escaparates livreiros o livro «Poemas de Amor de Pablo Neruda». A edição bilingue, traduzida por Nuno Júdice e publicada com a chancela da «Dom Quixote», reúne 19 grandes poemas de amor escritos pelo poeta, escritor e militante comunista chileno. «Em ti a terra», «O sonho», ou «Ode com um lamento» são alguns dos poemas que podemos encontrar na obra.



Morreu J.D. Salinger
.


Desapareceu, aos 91 anos, o escritor norte-americano Jerome David Salinger, notabilizado pela autoria de «Uma Agulha no Palheiro», de 1951, e pelas aventuras de Holden Caulfield, que antes da publicação daquela obra era a personagem central dos contos editados na revista The New Yorker, dos quais resultou, mais tarde, o livro «Nove Contos». Nascido em Manhattan, em 1919, Salinger foi mobilizado para a Segunda Guerra Mundial participando no desembarque da Normandia. Cioso da sua privacidade, o escritor raramente apareceu em público recusando sempre o reconhecimento. Para além de «Uma Agulha no Palheiro», Salinger publicou ainda «Franny & Zooey», em 1961, e«Hapworth 16, 1924», em 1965, deixando, deste então, de editar qualquer obra. 
.
.
Avante
Nº 1888
04.Fevereiro.2010
.
.

Sem comentários: