sexta-feira, 28 de maio de 2010

Arte e Poesia em Modus Vivendi



27 de maio de 2010

Robert Henri

480px-Henri_Robert_Mata_Moana.jpg
Mata Moana, retrato pintado em 1920

Entre os teus lábios

Entre os teus lábios
é que a loucura acode,
desce à garganta,
invade a água.
No teu peito
é que o pólen do fogo
se junta à nascente,
alastra na sombra.
Nos teus flancos
é que a fonte começa
a ser rio de abelhas,
rumor de tigre.
Da cintura aos joelhos
é que a areia queima,
o sol é secreto,
cego o silêncio.
Deita-te comigo.
Ilumina meus vidros.
Entre lábios e lábios
toda a música é minha.
.
Eugénio de Andrade.

26 de maio de 2010

Julia Margaret Cameron

The%20Angel%20in%20the%20House%201871Julia%20cameron.jpg
um rosto fixado no tempo, algures no ano de 1871

Rostos

(gentileza de Amélia Pais)
.
Baralho a contragosto
Como cartas os rostos,
E todos me são caros.
Às vezes algum tomba,
Inútil procurá-lo.
Desaparece a carta.
Nada sei a respeito.
Entretanto era um rosto
Que eu amava, e tão belo.
Baralho as outras cartas.
O inquieto do meu quarto,
Ou seja, o coração,
A arder continua,
Não já por essa carta,
Por outra em seu lugar.
É um novo semblante.
E o baralho, completo,
Mas sempre desfalcado.
Eis tudo quanto sei,
E ninguém sabe mais.
.
,
Jules Supervielle, trad. Carlos Drummond de Andrade
.

25 de maio de 2010

Degas

degas_blue_dancers.jpg
um pouco mais de azul

Sem comentários: