quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ay flores de verde piño - D. Dinis

 

.
Encosta do Casteo de Palmela  (Foto Victor Nogueira)
.
.

.

jonesfeira | 15 de Junho de 2010 | 2 utilizadores que gostaram deste vídeo, 0 utilizadores que não gostaram deste vídeo
não existe nenhuma descrição disponível
.
Ai, flores, ai, flores do verde pino

--- Ai, flores, ai, flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo?
           Ai, Deus, e u é?

Ai, flores, ai, flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado?
           Ai, Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo?
           Ai, Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi à jurado?
           Ai, Deus, e u é?

--- Vós me preguntades polo vosso amigo?
E eu ben vos digo que é sano e vivo.
           Ai, Deus, e u é?

Vós me preguntades polo vosso amado?
E eu ben vos digo que é vivo e sano.
           Ai, Deus, e u é?

E eu ben vos digo que é sano e vivo
e seerá vosco ante o prazo saido.
           Ai, Deus, e u é?

E eu ben vos digo que é vivo e sano
e seerá vosco ante o prazo passado.
           Ai, Deus, e u é?

                              El-Rei D. Dinis 
.
.
http://users.isr.ist.utl.pt/~cfb/VdS/v112.txt
.
.
*****
.
CANTIGA DE AMIGO COITA DE AMOR
.
* Victor Nogueira



Que novas, Senhor, de nós me dais
Que tão apartado e desencontrado
……………………………………de mim andais?
Ah! Em vós está meu pensar
……………Ay e hu é?
Quando descoloridos ao madrugar
meus lábios por vós chamam
meu amigo, meu amor!
Ay e hu é?
Onde morais, Senhor, e
……………..que é de vosso nome?
……………..Ay e hu é?
Moro onde me leva o vento, nas asas de uma cegonha.
Quem tal viu, Senhor, o vento numa cegonha?
E o vosso nome, quem o sabe, meu Senhor de mim?
É sem nome meu nome, inté que o achareis por fim!
Ay e hu é?
Que novas me dais,     Senhor,
Que tão velho é nosso pen (s) ar?
Que novas me dais, Senhora?
Que novas               Senhor?
QUE NOVAS?
QUE NOVAS?
Que novas?
Que novas?
……………Ay ual, flor de verde piño






Ay e hu é? - ai, onde está?
Ay, ual - ai, valei-me
coita - mortificação, pena, mágoa

1986.05.12 
Setúbal
.

Sem comentários: