sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O rato do campo e o rato da cidade

Gloria Oliveira
Em Contos de Sempre – Tomo III
Editora: Everest Editora

Este livro (Contos de Sempre) é uma recolha de contos tradicionais. Tem várias histórias e eu vou falar sobre uma delas. A história de que vou falar é uma fábula atribuída a Esopo e chama-se “O Rato do Campo e o Rato da Cidade”. Se gostas de animais, vais gostar desta fábula de certeza.
.
Vou contar-te um bocadinho da história. Uma vez o Rato da Cidade foi visitar o seu primo, o Rato do Campo.
.
E o Rato do Campo levou-o logo a dar uma volta e apresentou-lhe os seus amigos. Entretanto chegou a hora de jantar, mas, quando o Rato do Campo serviu a comida, o Rato da Cidade disse que não gostava daquelas “porcarias”.
.
Passou-se um mês e o Rato da Cidade convidou o Rato do Campo a ir visitá-lo. E o Rato do Campo foi. A certa altura disse que tinha fome e o primo apresentou-lhe a mesa do almoço, mas, de repente, aparece um gato e o Rato apanhou um grande susto… Será que o gato comeu o Rato? Será que o Rato sobreviveu e aprendeu uma grande lição? E tu… queres saber a parte final da história? Lê o livro porque vale a pena. Talvez tu aprendas também uma grande lição…

Gilberto Alves, 6.º B (E.B. de Vila Praia de Âncora)
.
SE O ENSINO FALASSE... Um espaço para todos debaterem o ensino português
.

1 comentário:

Unknown disse...

You made numerous nice ideas there. I done a search on the issue and learnt nearly all peoples will agree with your blog.
Current g.k