quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Raimundo, o Cátaro - Dominique Baudis

. 

romance histórico
Raimundo, o Cátaro
Dominique Baudis
 
Acusado de brandura, de condescendência para com os inimigos da Igreja, Raimundo VI foi excomungado, proscrito, despojado das suas terras, forçado ao exílio.
 
«Acusado de brandura, de condescendência para com os inimigos da Igreja, [Raimundo VI] foi excomungado, proscrito, despojado das suas terras, forçado ao exílio... (...)
Para redesenhar aos nossos olhos a verdadeira face deste toulousano de grandiosidade subtil, para voltar a dar voz e timbre à sua palavra abafada, Dominique Baudis mergulhou com paixão nos tumultos da sua época, e igualmente nos da sua alma. Um período que é reconfortante para nós considerar longínquo, infinitamente longínquo, e grosseiro, tenebroso e bárbaro, obtuso e inumano – mas a nenhuma destas crueldades foi poupado este nosso século de luzes brutais. Nenhuma, nem as maldições, nem as guerras alegadamente abençoadas, nem a pilhagem, nem o fogo, nem as cidades arrasadas.
.
De igual forma, nenhuma das personagens que o autor ressuscita (...) pertence a uma espécie diferente, a uma humanidade diferente, hoje esquecida. São todos nossos irmãos, arrevesados, perdidos, em efervescência, atormentados, actores como nós da mesma comédia, na mesma cena, num outro cenário. Sob as suas cabeças, esse mesmo Céu, umas vezes límpido, outras demasiadamente carregado.»
.
Amin Maalouf, In "Prefácio"
 
Título: Raimundo, o Cátaro
Autor: Dominique Baudis
ISBN: 972-8605-67-6
 .
Dominique Baudis
.
Figura de proa no romance histórico escrito em língua francesa, foi jornalista de vários canais da televisão francesa e tem vindo a exercer diversos cargos públicos de destaque no seu país. Foi presidente do Município de Toulouse, deputado na Assembleia Nacional e, actualmente, preside ao Conselho Superior do Audiovisual desde 2001.
.
Nesta obra, Raimundo, o Cátaro, alia o rigor histórico a uma narrativa literária de grande qualidade. Raimundo VI, conde de Toulouse, personalidade sui generis para o seu tempo, está no centro do impactante facto histórico que foi a cruzada contra os Cátaros. Baudis entra na sua alma e dá-lhe voz, uma voz que ressoa ainda no nosso tempo...
.
http://www.esquilo.com/autores_dbaudis.html
.

Sem comentários: