domingo, 18 de março de 2012

Um novo escritor policial: Hartley Howard, /Harry Carmichael e etc...


PELA UTOPIA, SEMPRE!



QUARTA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO DE 2009

























Novo escritor policial...

Novo? Há anos e anos que publica...
Falo de Hartley Howard? Ou de Harry Carmichael? Ou afinal de Ognall, verdadeiro nome do autor -que morreu em 1979- mas deixou publicadas dezenas de livros, pelas mais prestigiosas editoras (Collins, em Londres, a colecção "Gialli" (equivalente à "série noire" francesa) da Mondadori! Giallo (amarelo) era -e é ainda- a cor das capas dos policiais italianos desta casa editora.
Escreveu cerca de 50 histórias como Harry Carmichael e 45 como Hartley Howard.


Hartley Howard é o pseudónimo de Leopold Horace Ognall, que nasceu em Glasgow em 1908 e foi jornalista, antes de escrever começar a escrever romances policiais. Acaba por ir viver para os Estados Unidos, onde se torna famoso. Por curiosidade, o seu filho mais novo, Harry, é um conceituado juiz que participo nas audições no processo ao ditador chileno, Augusto Pinochet.
Mas Ognall escreveu também com o "heterónimo" Harry Carmichael.
Livros violentos mas cheios de humor, um humor britânico em terras da América.
Ognall/Hartley e Harry faces do mesmo escritor...

Há muitos anos que o leio na sempre maravilhosa “velha” amiga, a colecção Vampiro. Tenho ainda dezenas de livros dele porque os vou lendo, oferecendo, voltando a comprar: não resisto às capas dos bons velhos livros da Vampiro.


Habituei-me às suas histórias aventurosas, com o mesmo Bowman, o detective sem dinheiro mas com princípios, à maneira do Marlowe de Chandler ou do Sam Spade de Dashiell Hammett.
Ou de John Piper (inspector de seguros) mais o seu amigo Quinn, figura de marginal, anarquista e repórter, sempre ensonado e a beber taças de café para acordar, que trabalha para a Polícia do Estado, outros heróis de Howard.


De perseguição em perseguição, regularmente perseguidores e perseguidos, procurando os diamantes roubados, falsos roubos cobertos pelo seguro, correndo atrás de falsas loiras platinadas, em descapotáveis brilhantes, ou patinando entre pseudo ingénuas perversas que os querem persuadir a ajudá-las...
Lembro essas perseguições fantásticas, pelas estradas poeirentas da Califórnia, seguindo assassinos crapulosos até ao Texas e às vilas da fronteira com o México.


Sempre com a sua exigência ética e o respeito por si próprios, que lhes ditam atitudes dignas e não os deixam ficar ricos.
Todas as histórias acabam com a conta debaixo de água, à espera de novo caso para "recuperarem"...



Recapitulando... Hartley Howard (1908-1979) era um dos nomes com que escrevia Leopold Horace Ognall, escritor policial britânico. Outro dos seus pseudónimos era Harry Carmichael.
Ognall nasceu em Glasgow e trabalhou como jornalista antes de começar a sua carreira de escritor ficcionista. Escreveu mais de 90 livros antes de morrer em 1979.


Aconselho-vos que, para o próximo fim de semana de repouso (como dizia o Snoopy: "hão-de chegar melhores dias: sábados e domingos!", levem um destes livros: prometo que se esquecerão de tudo: aulas, alunos, colegas, chefes, bosses, vices etc... E até os professores!

Sem comentários: