domingo, 3 de junho de 2012

André Schwarz-Bart - O Último Justo


Este belíssimo romance é baseado na história de uma lenda judaica que prega a existência de trinta e seis Justos que, por suas funções, impedem o mundo de se autodestruir. Os Justos são homens escolhidos por Deus que possuem em seus corações todos os sofrimentos da humanidade.
É a partir deste enredo que André Schwarz-Bart narra a trajetória de uma família que em todas as suas gerações possuiu um Justo como ente querido. Por meio dos diálogos de Ernei, personagem principal, com seu avô é possível compreender os medos e anseios de um sofrido povo.

Uma frase: “Quando um Justo desconhecido sobe ao céu, diz um texto hassídico, está de tal maneira enregelado que Deus precisa reaquecê-lo mil anos entre os dedos, antes que sua alma possa abrir-se no Paraíso.”
Pouco conhecida mesmo entre os judeus, a lenda dos Justos pode ter surgido no século XII. Para alguns, seria ainda mais antiga, dos tempos de Isaías. Segundo conta, é a existência dos Justos, os Lamed-waf, que impede o mundo de se auto-destruir. No coração desses homens estão contidos todos os sofrimentos da humanidade. Muitos, porém, ignorantes da própria condição, levam seu sentimento ao extremo, tornando-o ainda mais doloroso.

Leia mais em: http://ebooksgratis.com.br/uncategorized/romance-o-ultimo-dos-justos-andre-schwarz-bart/#ixzz1wkdf2sgW

8
tiberiades (3 de diciembre de 10)
Aunque la trama es lenta sobre una familia de Judíos el final se vuelve trepidante describiendo de manera acertada las atrocidades de la segunda guerra mundial, sobre la cámara de gases.
Su personaje principal, que aparece casi a la mitad de la novela "Ernie" sufre toda suerte de calamidades y los mas desconcertante es que parece haber una aceptación ridícula al sufrimiento.
Lo mejor de la novela el último capitulo.


Sem comentários: