sábado, 23 de novembro de 2013

um poema de Manuel Bandeira

*  Manuel Bandeira

    Quero beber! cantar asneiras
    No esto brutal das bebedeiras
    que tudo emborca e faz caco...
          Evoe' Baco!

    La se me parte a alma lavada
    No torvelim da mascarada,
    A gargalhar em doudo assomo...
         Evoe' Momo!

    Lacem-na toda, multicores,
    As serpentinas dos amores,
    Cobras de lividos venenos ...
         Evoe' Venus!

    Se perguntarem: Que mais queres,
    Alem de versos e mulheres?...
    - Vinhos!... o vinho que é meu fraco!...
         Evoe' Baco!

    O alfange rutilo da lua,
    Por degolar a nuca nua
    Que me alucina e que eu nao domo!...
         Evoe' Momo!

    A Lira etérea, a grande Lira!...
    Por que eu extatico desfira
    Em seu louvor versos obscenos,
         Evoe' Venus!


               Manoel Bandeira (publicada em 1918)

Sem comentários: