segunda-feira, 11 de abril de 2016

Opinião - Rugas de Paco Roca (BD)


Uma doença não são apenas sintomas e (possíveis) tratamentos, é acima de tudo o que ela implica a nível pessoal e social. A doença de Alzheimer é uma dessas extraordinárias doenças que mudam tudo. A pessoa que conhecemos vai deixando-nos ao mesmo tempo que cá fica. Tudo aquilo que a constitui vai sendo progressivamente apagada de modo alienatório. O irmão passa a ser um desconhecido, uma filha é reconhecida como uma tia à muito falecida. E assim a pessoa deixa de existir, mas continua viva com que a assombrar. É uma doença que mata, sem que no entanto se morra.

Nesta magnifica Banda Desenhada o seu autor, Paco Roca, foi buscar inspiração à sua própria vivência para dar a conhecer aos que felizmente não conhecem, mostrar o que, infelizmente, espera a muitos e recordar o que demasiados já passaram com esta doença.

paginas 1 e 2

O autor mostra-nos a historia de Emílio, um bancário reformado, a partir do momento em que a doença deste se torna demasiado para o filho e que o colocado num lar, embora despejado seja um termo melhor. Se é verdade que enfoque principal deste livro é a doença de Alzheimer,  não será mesmo verdade que no seu todo o que temos aqui é um ensaio sobre o que é ser "velho" nos nosso dias. O autor consegue "brincar com um assunto serio", mas sem ser condescendente com a realidade o que é uma tarefa e tanto diga-se desde já, porque este é um assunto que muitos consideram como algo com o qual não se "brinca", mas não esperem rir às gargalhadas, irão muitas vezes sorrir, sim, mas sem rir.   


Capa e conta-capa

A Arte também me agradou bastante, simples e limpa, nada está a mais ou a menos e as cores são sóbrias. Gostei também da maneira , principalmente na parte final, como o autor recorrendo (quase) apenas à linguagem gráfica conta a historia.

Enfim um livro muito bom não só por abordar um tema difícil e muito pouco falado e que muitas vezes é abordado apenas porque somos "obrigados", mas também porque apesar de não ser caso único mostra, mais uma vez, que para a BD não existem assuntos que ela não consiga tratar com mestria e que é uma Arte, um ramo da cultura que não é só para crianças e adolescentes, mas que abarca todas a idades e temas.
Leiam que não se irão arrepender.


Finalmente fica a nota que esta BD foi adptada ao grande ecrã podem encontra aqui o trailer., [de Ignacio Ferreras]




Titulo: Rugas
Autor: Paco Roca
Editora: Bertrand Editora
Tradução: Joana Neves

Publicada por Marco Lopes à(s) 21:22 

http://osenhorluvas.blogspot.pt/2013/08/opiniao-rugas-de-paco-roca-bd.html



Sem comentários: