segunda-feira, 5 de setembro de 2016

miguel esteves cardoso - Grandes livros


OPINIÃO

MIGUEL ESTEVES CARDOSO 05/09/2016 - 00:10

Um dos maiores prazeres grátis da internet são os livros que passaram para o domínio público.

Um dos maiores prazeres grátis da internet são os livros que passaram para o domínio público. Tenho usado o manybooks.net para descarregar preciosidades cómicas como Some Experiences of an Irish R.M. de Edith Somerville e Violet Florence Martin. Usavam o pseudónimo Somerville and Ross mas encontrará o livro sob o pseudónimo da segunda autora: Martin Ross. O Further Experiences of na Irish R.M. está no archive.org.
Para saber como se pensava num tempo pré-narcisista, em que era preciso pedirmos desculpa para falarmos de nós próprios, é escusado tentar resistir ao encanto de From A College Window de A.C.Benson. Os contos de cais de W.W.Jacobs (Many CargoesNight Watches) também são bons para picar.
Todas estas sugestões devo-as a George Lyttelton. Os seis volumes da cortrespondência dele com Rupert Hart-Davis, que vão de 1955 até ao ano da morte de Lyttelton em 1962, são os livros mais divertidos, reaccionários e literariamente gulosos e bisbilhoteiros que já li. Foram publicados pela John Murray.
Comprei-os todos em segunda mão por cerca de 20 euros e considero que foi o dinheiro mais bem gasto da minha vida. Gastei dois lápis inteiros a sublinhá-los e anotá-los, tal é a frequência de citações bem achadas e opiniões chocantes – e chocantemente bem escritas.
Já me esqueci quem foi o escritor que me alertou para esta obra-prima. Talvez fosse um americano. Faz parte do vai-e-vem literário esta ingratidão. Só me resta passar a dívida ao próximo. Aqui vai.
https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/grandes-livros-1743162?frm=opi

Sem comentários: