quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Portugal, 1958

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Portugal, 1958


Kinglsey  Amis (1922 / 1995)

O conhecido escritor inglês Kingsley Amis (1922-1995) publicou em 1958 a novela I Like It Here,  editada entre nós pela Cotovia, em 1990, com tradução de Maria Helder Valério, tendo por título Gosto Disto Aqui. Trata-se de uma obra de ficção, mas com um forte pendor autobiográfico, sendo produto da estadia de Amis entre nós. 

 
Mesão Frio 1958

         - A censura aqui é brava, não é? - perguntou Bowen,
         Gomes reagiu como um homem que sente uma dor súbita, cerrando os maxilares e respirando fundo. Como se sentisse dificuldade em deixar sair as palavras, disse: «Se não vos aborrecer, deixem-me falar-lhes um pouco deste país maravilhoso, do qual tenho a honra de ser cidadão. Sim, é verdade, tal como você disse, a censura é muito apertada. Todas as publicações, sejam de que género forem, têm que ir à censura. Não só jornais e coisas do género, embora possa dizer que estão incluídos periódicos desportivos, compreende, e revistas de decoração, etc. - todos são examinados, à procura de algo de que o regime não goste. Bom, não faz ideia do que isto implica. Se quiser fazer um peditório, ou coisa assim, uma coisa completamente inofensiva, primeiro tem que obter autorização para isso e, se tiver um prospecto impresso, ele vai automaticamente para as mãos do censor. E aquilo de que o censor não gosta - bom, é de tudo o que possa sugerir que alguma coisa não está bem algures; não importa o quê, nem onde. Não me refiro a queixas explícitas contra o Governo: por isso, vai-se para a prisão. Sabem quem treinou a nossa polícia secreta, aquele corpo de homens de élite? O defunto e chorado Himmler, com supervisão pessoal. Mas, voltando à censura: por exemplo, nunca se fala de saúde pública nos jornais, excepto para declarações piedosas dizendo que é maravilhosa, que não podia estar melhor - com os piores bairros de lata da Europa Ocidental à nossa porta, em Lisboa. Nem sequer se pode dizer que as coisas estão a melhorar, porque isso implica que não estão perfeitas. Outra coisa, os acidentes. Nunca são referidos. Vou dar um exemplo: vê esta rede de caminho de ferro?

         Bowen respondeu afirmativamente: estava situada ao longo da costa, ligando Lisboa e Cascais e, embora, mais elegante e mais rápida, lembrara-lhe muitas vezes o comboio tipo eléctrico que ligava Swansea (Rutland Street) a Mumbles Pier: também era o caminho de ferro mais antigo das Ilhas Britânicas.

- Ora bem - diga-me se o estiver a maçar, sim - parte do talude abateu, um belo dia, e o comboio chocou com ele. Um bebé morreu, e uma mulher morrei no hospital. Houve vários feridos graves, Agora repare. Só um jornal dei esta notícia, imagino que por descuido. Os nossos valentes polícias foram lá e encerraram o jornal durante um mês, como aviso. Um aviso para não faltar à política oficial de intrujar e mentir. - Gomes disse isto de modo bem-humorado, por cima do ombro, enquanto acenava e assobiava, a chamar o empregado. - É claro que todos os cartazes de cinema são censurados. No interesse da moral pública, obviamente. Reparem bem, para a próxima, e verão o carimbo. É a Igreja que está por trás disto. Por favor, não me interpretem mal: eu sou um católico fervoroso, ou pelo menos gosto de pensar que sou. Mas não posso perdoar aos bispos o estarem sempre do lado de Salazar em tudo. E os padres. Claro que há muitos padres bons. Mas para muitos deles, compreende, ser padre é uma maneira de escapar à pobreza - é ter finalmente algum dinheiro no bolso. Não há quaisquer sentimentos religiosos. Dois amigos meus, bons católicos, criaram uma sopa dos pobres na aldeia deles, perto de Braga: sopa grátis duas vezes por dia, e pão, para os filhos dos pobres. O padre pregou contra eles de cima do púlpito; era um golpe para o seu prestígio. Na verdade, a Igreja é bastante impopular em algumas áreas, especialmente entre os pobres. Há pouco tempo estavam a reconstruir, lá para o Sul, uma igreja que tinha ardido. Bom, os pobres de lá decidiram que tinham passado muito bem sem o padre a pregar-lhes. Decidiram embebedar-se todos uma noite, e deitaram tudo abaixo outra vez. Este tipo de coisas talvez o faça sorrir. A mim, entristece-me.

Kingsley Amis


Sem comentários: