sábado, 25 de agosto de 2007

Sospiros, cuydados

* Garcia de Resende
.
Sospiros, cuydados
payxões de querer,
se tornam dobrados,
meu bem, sem vos ver;
nom synto prazer,
sem vós hum soo dya
viuer nam queria.
.
.
Nam quero nem posso,
nem posso querer,
viuer sem ser vosso
e vosso morrer.
Poys ysto ha-de ser,
por morte aueria
nam vos ver hum dia.
.

AJUDA

Forma poética que consiste numa resposta comentada a uma outra composição, servindo de ajuda às ideias defendidas anteriormente. No Cancioneiro Geral, de Garcia de Resende, podemos exemplificar com este poema do próprio Resende a propósito de um vilancete do Conde do Vimioso sobre o tema do “cuidar e suspirar” (...) Carlos Seia
.

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Acho esta época muito interessante, muito "punhos de renda"; quanto a mim há outras mais profundas, que m tocam mais, mas esta "punhos de renda" ou "fitas e laços", ensinou-me a tentar, como certas danças, a dizer escondendo...
e acho que foi um bom treino.

Bj
Maria Mamede