sábado, 25 de agosto de 2007

Cantiga de amigo


* D. Dinis


- Ai flores, ai flores do verde pino,

se sabedes novass do meu amigo!

Ai Deus, e u é?

Ai flores, ai flores do verde ramo,

se sabedes novas do meu amado!

Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,

aquel que lmentiu do que pôs comigo!

Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,

aquel que mentiu do que mi á jurado!

Ai Deus, e u é?

- Vós me preguntades polo voss’amado,

e eu bem vos digo que é san’e vivo.

Ai Deus, e u é?

Vós me preguntades polo voss’amado,

e eu bem vos digo que é viv’e sano.

Ai Deus, e u é?

E eu bem vos digo que é san’e vivo

e seera vosc’ant’o prazo saído.

Ai Deus, e u é?

E eu bem vos digo que é viv’e sano

e seera vosc’ant’o prazo passado.

Ai Deus, e u é?

.

Explicações

pino: pinheiro

novas: notícias

e u é?: e onde ele está?

do que pôs comigo: sobre aquilo que combinou comigo (isto é, o encontro sob os pinheiros)

preguntades: perguntais

polo: pelo

que é san’e vivo: que está são (com saúde e vivo)

e seera vosc’ant’o prazo saído (passado): e estará convosco antes de terminar o prazo combinado

_______________
.
Esta cantiga serviu de base ao meu poema «Cantiga de Amigo Coita de Amor» publicado em:

.
Para quem quiser saber mais sobre o Trovadorismo apanhar o autocarro para:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trovadorismo

2 comentários:

De Amor e de Terra disse...

Como já deixei dito anteriormente, gosto muito, mesmo muito de poesia trovadoresca e esta cantiga, foi também das primeiras que aprendi, como obrigatória do programa da época; e ainda bem... muitos anos mais tarde, ainda gostei mais (se isso é possível) porque um Amigo virtual Espanhol, Amancio Prada, que já conheci pessoalmante, a musicou e a gravou em CD., tocando e cantando...uma Maravilha!!!

PS.:-A quem Possa interessar o CD. tem o título LELIA DOURA.

Bj. Victor

Maria Mamede

Anónimo disse...

Meu...como consigo comprar Cds de cantigas de amigo, maldizer...e as outras.
Também gosto muito e preciso fazer um projeto sobre este assunto onde trabalho...
Agradeço desde já e fiquem com Deus! Rafael Souza