sábado, 16 de novembro de 2024

Tiago Franco - SENSO E SENSIBILIDADE, CIRÚRGICOS |

 

https://www.nytimes.com/video/world/middleeast/100000009825987/israel-strike-gaza-mawasi.html?

* Tiago Franco

Tomo como boa a fonte (NY Times). Aconteceu ontem em Gaza, perto de um campo de refugiados e, como se vê na imagem, as defesas anti-aéreas resumem-se a um puto que vê o míssil antes dos outros e grita o mais que pode.

Não preciso de vos dizer que este bombardeamento, ali no meio daquele pessoal que circulava, foi "cirúrgico" e pretendia atingir um depósito de armas. Matou uns e feriu outros que tiveram o azar de estar ali. Ou noutro sítio qualquer da Faixa de Gaza. Estão presos, entre muros, não podem fugir nem procurar abrigo. 

O Hamas está derrotado, não é? Então bombardeiam diariamente o quê? Há algum pedaço de Gaza ainda por rebentar? Aquela população que vive em tendas e que está rodeada por torres de vigia, tem que aguentar esta merda até quando?

Já agora, para a reduzida, mas sonora, cambada de filhos da puta que se insurgem por aqui e no twitter (aí é mesmo esgoto a céu aberto), contra manifestações e ataques a judeus, em várias cidades da Europa, a pretexto de jogos de futebol ou outra coisa qualquer...o que é que esperavam?

Com um genocídio em marcha há cerca de 1 ano, em cima de uma população absolutamente massacrada por décadas de humilhações e mortes, que já vivia uma ocupação numa prisão aceite pelo Ocidente, quem é que pode, ao dia de hoje, ter qualquer simpatia por Israel? Um governo de assassinos , sem qualquer interesse na paz ou na solução dos dois estados. 

Matam diariamente INOCENTES. Crianças, mulheres, civis que já estavam presos dentro daqueles muros e que agora, sem hipótese de fuga, contam as horas de vida entre bombas.

Vendo isto - o genocídio mais documentado da história, com imagens em direto e sem qualquer sombra de dúvida do que ali se passa - quem é que pode ficar chateado por uns adeptos do Maccabi terem levado uns tabefes enquanto queimavam bandeiras ou glorificavam a morte de palestinianos?

Mas digo mais. Quem é que pode, estando minimamente são e com algum sentido de justiça, depois de 1 ano e 44000 mortos, ter a mínima simpatia por qualquer consequência que os actos do governo israelita tragam para o seu próprio povo?

Netanyahu continua no poder, portanto, é porque a oposição interna não é relevante na discordância e muito menos na sua dimensão. Assim sendo, quem apoia a chacina diária de uma população, não se pode vitimizar quando o azar bate à porta.

Aos palestinianos não foi dada qualquer ajuda para se defenderem. Mas pior do que isso, nem lhes foi dada a possibilidade de fuga. Os muros não abriram e eles ali ficaram, quais peixes num aquário em dia de pesca.

Tenham vergonha na cara, os poucos alucinados que ainda aparecem nas televisões a defender isto. Ouço disparates como "perseguição a judeus" e "nazismo está de volta".

Por acaso são os judeus que estão a ser assassinados todos os dias, suas bestas? Por mais ódio e racismo que essas cabeças de merda possam ter, não conseguem fechar os olhos à cor da pele e ouvir apenas aquela criança a gritar? Se fosse o vosso filho? O vosso primo? O vosso irmão? O vosso pai?

Que gente doente. Que asco. Trump nomeou um fanático apoiante de Israel para a embaixada local e, portanto, espera-se que o massacre continue.

É desta que a Europa se assume como uma potência formada por gente civilizada ou, até a América de Trump, nos vai continuar a grab by the pussy?

2024 11 15 

https://www.facebook.com/tiago.franco.735

Sem comentários: