domingo, 16 de fevereiro de 2020

Amadeu Baptista - SITUAÇÃO DA INDÚSTRIA PORTUGUESA NO INÍCIO DA DÉCADA

* Amadeu Baptista

Às vezes, quando a pressão das entregas
                                         [ aumenta,
ajudo a carregar os camiões,
mas o envenenamento é o fim-de-linha, onde
                                         [ cada tarefa
é como a execução de um castigo. Pagam-me
                                         [ mal,
mal tenho tempo para comer um pão ao meio-dia,
                                         [ sinto
que a força
dos meus dezasseis anos não corresponde ao
                                         [ parco
salário que me devem. De aqui a uns anos, irei
                                         [ cumprir
o serviço militar, perderei a precaridade do
                               [ emprego, ainda ontem
uma das mulheres quase ficou sem um braço no
                               [ sector
velocíssimo
da transformação. Servir a pátria é, começo a
                               [ não ter dúvidas,
sofrer esta amargura endémica, a pobreza a
                               [ alcançar-nos
em pouco mais de um passo, os olhos
                               [ corrompidos
pelo vinagre da luminosidade, a consciência das
                               [ coisas
ilegítima na compreensão da linguagem, eu
                               [ calo-me,
os outros falam por mim. Olho em volta, sinto
inexplicavelmente a natureza fortuita das coisas,
                               [ embrenho-me
aos domingos na multidão triunfante, gasto em
                               [ vinho a humilde
alegria
que as pequenas vitórias me consentem,
                               [tremem-me
as mãos só de pensar que existe amor no mundo,
                               [ algures,
longinquamente,
no infinito da nossa ignorância. Gostava de saber
                               [ o nome
deste usufruto da terra, quais as cumplicidades
que tornam tudo isto possível, em que lugar de
                               [ fogo e de agrura
o rosto corresponderá ao rosto e o silêncio
a esta forma de fome secular. Tudo é assim
liminarmente sujo, carregado de sangue e de
                               [ arestas, e duvido
das proféticas sentenças sobre a vida que me
                               [ oferecem, sem que
as contemple, ao menos um instante. Ao fim da
                               [ noite,
aconchego-me ao sol da praia predilecta do meu
                               [ coração,
tudo me dói,
é um lençol de luz e solidão o que recebo, creio na
                               [ morte
como única solução, maldito quem por minha vez
                               [ alguma vez
pecou
sem que ratificasse a estranha recompensa de ter
                               [ aberto
uma passagem para nenhum lugar.
Agora estou aqui e não posso pensar, uma outra
                               [ carga
chama-me,
obedeço cegamente ao encarregado geral,
                               [ ninguém suspeita
mas tenho dentro de mim uma indústria onde
                               [ ninguém produz
porque não vale a pena.

               Da revista Cadernos do Tâmega, nº 3

Sem comentários: