«QUANDO E O QUE SERVIR EM VELÓRIO DE DEFUNTO
(Resposta de Dona Flor a pergunta de uma aluna)

Para que uma sentinela se anime e realmente honre o defunto a presidi-la e lhe faça leve a primeira e confusa noite de sua morte, é necessário atendê-la com solicitude, cuidando-lhe da moral e do apetite.
Quando e o quê oferecer?
Pois a noite inteira, do começo ao fim. Café é indispensável e o tempo todo, café pequeno, é claro. Café completo, com leite, pão, manteiga, queijo, uns biscoitinhos, alguns bolos de aipim ou carimã, fatias de cuscuz com ovos estrelados, isso, só de manhã e para quem atravessou ali a madrugada.
O melhor é manter a água na chaleira para não faltar café; sempre está chegando gente. Bolachas e biscoitos acompanham o cafezinho; uma vez por outra uma bandeja com salgados, podendo ser sanduíches de queijo, presunto, mortadela, coisas simples pois de consumição já basta e sobra com o defunto.

Para beber, em sendo casa rica, além do café, pode haver cerveja ou vinho, um copo e tão somente para acompanhar a canja e a frigideira. Jamais champanha, não se considera de bom-tom.Seja velório rico, seja pobre, exige-se, porém, constante e necessária, a boa cachacinha; tudo pode faltar, mesmo café, só ela é indispensável; sem seu conforto não há velório que se preze. Velório sem cachaça é desconsideração ao falecido, significa indiferença e desamor.»
~~~~~~~~~~~~~~~~
O romance Dona Flor e Seus Dois Maridos, publicado em 1966 por Jorge Amado, é um retrato rico da vida de Salvador da Bahia, do seu quotidiano, fé e sabores.
https://nabodegablog.wordpress.com/tag/dona-flor-e-seus-dois-maridos/
GRAVURA - Dona Flor
e o cochilo de Teodoro, de Murilo Ribeiro para Leilão de Arte Contra a Fome (2017)
Obras de 13 artistas, como Justino Marinho, Chico Mazzoni, Menelaw Sete, Roney George, J. Cunha e Murilo Ribeiro, serão leiloadas, hoje, em evento para convidados, na Casa do Sol, estúdio de Verão da Rede Bahia. O Leilão de Arte contra a Fome terá renda revertida integralmente para a Campanha Carnaval Sem Fome.
http://www2.correio24horas.com.br/detalhe/coluna-vip/noticia/vip-13-artistas-participam-de-leilao-com-renda-revertida-para-campanha-carnaval-sem-fome/?cHash=1e9bde775462aaa66d59e757d1d14f7f
Sem comentários:
Enviar um comentário