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January 31, 2011
January 31, 2011
Górki: Pequeno-burgueses | A velha Izerguil e outros contos
Apresentamos duas obras de um dos grandes nomes da literatura russa dos séculos XIX e XX: Maksim Górki, ficcionista de destaque e autor dramático pioneiro na criação de uma linha sócio-política no âmbito do drama moderno.
Pequeno-burgueses (1902) É a primeira peça de Górki, e foi escrita "devido a pedidos insistentes" do Teatro de Arte de Moscou. Segundo Elena Vássina, autora da introdução desta edição, a estrutura de Pequeno-burgueses é tradicional, próxima ao tipo "drama familiar" , entretanto, " a ideia da peça é mais profunda e mais ampla do que uma simples amostra de um conflito familiar. Ao recriar o cotidiano do dia a dia de uma típica família russa do começo do século XX, o dramaturgo, como que através de uma lente de aumento, examina toda uma cosmovisão social, a qual ele classifica como a “mentalidade pequeno-burguesa”.
A tradução do livro Maksim Górki: Pequeno-burgueses é de Lucas Gomide e o texto integral da introdução, de Elena Vássina, pode ser lida a seguir:
A velha Izerguil e outros contos - coletânea de narrativas da fase inicial do autor russo que trazem sua característica mistura de sopro romântico e observação realista, e contribuíram para a sua fama instantânea dentro e fora da Rússia. Eles mostram como traço comum um olhar renovado sobre as figurações literárias das classes populares do vasto império russo, apresentadas sem as tradicionais idealizações “camponesas”.
Selecionamos duas das narrativas do livro A velha Izerguil e outros contos de Maksim Górki, para a apreciação dos nossos leitores:
Suite Pequenos Burgueses composta inicialmente para violino e piano, por Luís Gustavo Petri para o espetáculo teatral Pequenos Burgueses de M. Górki, dirigido por Jorge Takla.
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