quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Art Spiegelman desconstroi o livro "Maus" em "Metamaus"




Para não voltar a explicar porque desenhou ratos e gatos para falar da família e do Holocausto, o autor Art Spiegelman editará em outubro "Metamaus", um livro que recupera a novela gráfica "Maus".


Lusa - 20 Setembro 2011 — 10:28

"Metamaus: A look inside a modern classic, Maus" é já considerado pela revista Wired um dos livros da temporada, a editar em outubro pela Random House, no qual Art Spiegelman explica o que o levou a escrever aquela banda desenhada, as influências, as pesquisas, revela os esboços e os estudos, conta as histórias pessoais em torno do livro.

"Maus", livro biográfico sobre a família de Art Spiegelman, editado em dois volumes e que tem como pano de fundo o Holocausto, foi distinguido em 1992 com o Prémio Pulitzer, e é considerado uma das obras de referência da nona arte do século XX.

Vinte anos depois da sua publicação, o livro é revisitado e desconstruído pelo próprio autor e a edição integrará um DVD com entrevistas áudio de arquivo, incluindo declarações do pai, Vladek Spiegelman, protagonista do livro.

Em "Maus", editado em Portugal, Art Spiegelman recorre a animais para falar de judeus, nazis, polacos (ratos, gatos, porcos respetivamente) e sobre a família que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz.

Agora em "Metamaus", recorrendo novamente à banda desenhada, explica que "Maus" "teve um impacto no mundo muito maior do que esperava" e que ao longo destes anos todos os jornalistas continuavam a fazer-lhe sempre as mesmas perguntas: "Porquê [recorrer à] banda desenhada? Porquê ratos? Porquê o Holocausto?", lê-se na introdução no site da editora Random House.

"Maus" "é um livro sobre a relação de um filho e de um pai, que tentam compreender-se", diz o próprio autor num vídeo divulgado no Youtube, a propósito de "Metamaus".

https://www.dn.pt/artes/livros/art-spiegelman-desconstroi-o-livro-maus-em-metamaus--2006430.html

Sem comentários: