quarta-feira, 9 de junho de 2010

Arte e Poesia em Modus Vivendi

08 de junho de 2010

Serenata

Permita que eu feche os meus olhos,
pois é muito longe e tão tarde!
Pensei que era apenas demora,
e cantando pus-me a esperar-te.
Permite que agora emudeça:
que me conforme em ser sozinha.
Há uma doce luz no silêncio,
e a dor é de origem divina.
Permite que eu volte o meu rosto
para um céu maior que este mundo,
e aprenda a ser dócil no sonho
como as estrelas no seu rumo.
.
Cecília Meireles
.

Gertrude Kaiserbier

Gertrude%20Kasebier.jpg
um olhar seduzido
.

07 de junho de 2010

Noticiar

A notícia requenta
versões não acontecidas.
Crio manchetes e as apregôo
ao vento. Conduzo o tema
ao limite. Rasgo a folha
na virtuose do nada.
Concedo à imaginação
o arrevesado do recôndito
e a vendo como história.
Libertado geograficamente
estendo garras em espaços
onde capturo passagens.
Raso em superfícies, cinzelo
desconhecimentos: quedo
motivos não revelados.
.
Pedro Du Bois
.

06 de junho de 2010

Tudo o que não sei

Bendito seja eu por tudo o que não sei
gozo tudo isso como quem sabe que há o sol
.
Fernando Pessoa
.

05 de junho de 2010

Unidad

(para ti, que me tens dado sal e sonho à vida toda, neste dia especial)
.
Hay algo denso, unido, sentado en el fondo,
repitiendo su número, su señal idéntica.
Cómo se nota que las piedras han tocado el tiempo,
en su fina materia hay olor a edad,
y el agua que trae el mar, de sal y sueño.
Me rodea una misma cosa, un solo movimiento:
el peso del mineral, la luz de la miel,
se pegan al sonido de la palabra noche:
la tinta del trigo, del marfil, del llanto,
envejecidas, desteñidas, uniformes,
se unen en torno a mí como paredes.
Trabajo sordamente, girando sobre mí mismo,
como el cuervo sobre la muerte, el cuervo de luto.
Pienso, aislado en lo extremo de las estaciones,
central, rodeado de geografía silenciosa:
una temperatura parcial cae del cielo,
un extremo imperio de confusas unidades
se reúne rodeándome.
.
Pablo Neruda
.

04 de junho de 2010

Robert Henri

Fay_Bainter%201919Robert%20Henri.jpg
Fay Bainter em pose pensativa
.

O amor chegou com as chuvas

O amor chegou com as chuvas
e o fogo do desejo foi-se
aplacando Agora é tempo
de cantar Ao primeiro
ruído seco do trovão
os pavões abrem a cauda
em leque e começa a dança
Giridhara está no meu pátio
como um lírio que floresce
ao luar assim me abro
para Ele nesta chuva
Todos os poros do meu
corpo estão gelados
A tortura de Mira acabou
Hari cumpriu a sua promessa.
.
Mirabai, versão de Jorge Sousa Braga
.

03 de junho de 2010

Gertrude Kaiserbier

1902%20Beatrice%20Baxter%20Ruyl%20by%20Gertrude%20K%C3%A4sebier.jpg
Beatrice Baxter Ruyl em 1902
.

Corpus Christi

A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como "Corpo de Deus", é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. De acordo com a lei geral da Igreja, este é um dos dez dias festivos de preceito.
.

Poesia

(gentileza de Amélia Pais)
.
Dias e noites
tangendo
em meus nervos
de harpa
vivo desta jóia
doentia do universo
e sofro
de não sabê-la
acender
na minha
palavra.
.
Giuseppe Ungaretti, trad. Elson Fróes
.

Junina

junina.jpg
ilustração para um mês particular
.

01 de junho de 2010

Amostra sem valor

Eu sei que o meu desespero não interessa a ninguém.
Cada um tem o seu, pessoal e intransmissível:
com ele se entretém
e se julga intangível.
Eu sei que a Humanidade é mais gente do que eu,
sei que o Mundo é maior do que o bairro onde habito,
que o respirar de um só, mesmo que seja o meu,
não pesa num total que tende para infinito.
Eu sei que as dimensões impiedosos da Vida
ignoram todo o homem, dissolvem-no, e, contudo,
nesta insignificância, gratuita e desvalida,
Universo sou eu, com nebulosas e tudo.
.
António Gedeão
.

Juno

juno.jpg
uma bela deusa
.

Junho

Junho, o meu mês favorito, onde cabem os aniversários de todos os meus amores:

Mês da união entre os opostos, de equilíbrio e amor, dedicado à Deusa Juno, a Grande Mãe da mitologia romana (representada por Hera na mitologia grega) e a todos os deuses e deusas que regem o Amor, a Paixão e a Beleza.
.
.
.
|

Sem comentários: