quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Filipe Chinita - humilhação


*  Filipe Chinita
08/08/2022, 09:23

humilhação
.
reduziram-me 
a sempre! 'humana' vida
à humilhação suprema 
de me deixarem 
sem casa
.
sem 
a minha única casa 
.
sem
um único centimo!
.
- e até! 
sem os meus 
velhos carros -
de uma
'inteira' 
vida
casa
(e vida)
cheia... de tudo! 
de 
mim.e de nós!
.
isto...
na 'coragem'!
- nunca 
em mim pensada possível 
depois de 20 anos! -
.
de 
já depois 
do abensonhado 
'estado democrático' 
e(m) seu sistema. de sem 
pesos.nem balanças 
de uma 'justiça' 
cega
me haver 
deixado 
viver 
desde 
o novembro de 2015
como 
prenda de aniversário
dos meus 60 anos
reduzido...
de à liberdade!
de a 300 euros 
mês
.
que 
outra humilhação... maior 
me quereis 
(pois) 
dar
?! 
.
senão... 
própria 
vida e morte
de cão
de rua
.
mijando 
pelas esquinas
e defecando 
por onde
calha
______________________
ainda me falam
de abril...
.
mas 
de qual abril?!
.
sem corar.em
de vergonha
_________________
que se foda!
tal estado
dito
democrático
.
que eu (apenas)
pelo in.comum
de tudo! 
sou
.
como sempre
fui
.
dando tudo!
ao manifesto
.
fj
08.41
08.08.2022
de que mais 
me quereis e podeis (pois) humilhar
na minha sempre.... 
cabeça! levantada... 
mesmo que... 
de corpo d.espojado
pelo inaudito... chão
dos dias
.
ó 
sacanas! 
sem nome
sem cara
e sem 
lei
.
que 
a matilha 
dos cães de rua - como eu -
desprotegidos de tudo!
vos volte... a morder 
os calcanhares 
quando 
deles fugir.des
cagados de 
'divino'
medo
.
de 
abocanhados 
- pelo 
desconhecido 
da vida e da morte -
ser.des
.
cobardes! que sois
10/08/2022, 11:42
Filipe
Filipe Chinita
claro 
que amo 
estas minhas cousas 

amados objectos de escrita.s

mas... 
amo-te mui mais
a ti.ó humana
ó humano

onde 

até
sob.re 
o (teu) corpo
poderia escrever

o desejo
o amor
ou
o eros 

que 
sob.re 
ti

humano

vai 
em  mim

humano
10/08/2022, 13:03
Filipe
Filipe Chinita
eu 
vermelho.
que sou contra 
todo.s o.s poder.es
- excepto o dos sovietes -
não posso 
deixar 
de 
amar 
todos 
os marginais
toda 
a marginalidade
dos 
revoltados
humildes  
orgulhosos
pobres
humilhados
desde que 
não façam
pessoal 
mal
algum 
ninguém
nem 
a cousa alguma
.
e
sejam
por dentro
todos bons
e cheios...
de paz
.
fj
12.47
10.08.2022
10/08/2022, 15:26
Filipe
Filipe Chinita
eu
vermelho
.
sabes...
não sei... quando 
voltaremos a ver 
os sovietes
.
sabes... 
qual o nosso 
endógeno.histórico
- e não dialéctico -
mal
?!
é 
que 
toda a gente 
nos deve! 
nós...
nunca.nada 
devemos 
ninguém
.
nem 
mesmo... aos nossos
que tudo de si 
nos deram
e se
doaram
.
pior ainda...
(nem) nunca erramos
.
mesmo quando
repetindo 
sempre
os 
sempre
mesmos
erros 
de sempre
.
abraço
deste vosso
.
fj
15.12
10.08.2022
ah!
não aprendemos! com os erros
como sempre dizemos 
dever aprender
mesmo quando repetindo sempre
- como quem bate no peito -
o aprender.aprender
sempre
.
ou
como 
de há muito digo:
precisamos de uma cura de peso
e de humildade (material
histórico/dialéctica)

Sem comentários: