quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Filipe Chinita - ao jerónimo ou do secretário-geral



 *  Filipe Chinita 

ao
jerónimo
ou
do secretário-geral 
.
20.01.2011
20.19
.
respiração
.
cousa
ainda 
inverosímil
nesta democracia
36 anos passados
.
mesmo depois
de um operário metalúrgico 
de 
nome 
jerónimo
- aquele
mesmo… que 
continua a viver 
na sua casa de 
pirescoxe -
se 
ter 
já 
candidatado 
à dita presidência
e
ter 
assumido 
o cargo de secretário-geral 
do
partido
da 
classe operária
.
bem 
me dizia a maria
que teria.s 
perfil
para 
tal
.
como 
estava 
eu 
errado
que
mal 
te 
julgava
.
quando 
sequer 
pessoalmente
te
conhecia
.
- aqui 
te peço 
públicas desculpas
jerónimo -
.
um
secretário-geral 
operário
no
histórico
mas
sempre 
renovado
partido 
comunista português
retomando 
as quasi.iniciais insígnias proletárias
do torneiro 
bento 
gonçalves 
.
07.11.2016
.
e
não
tendo
álvaro cunhal
- que sempre connosco estará! -
é uma honra. e um orgulho enorme
termos um antigo operário
como 
secretário-geral
do 
nosso
amado
partido
.
de
seu 
nome
jerónimo
.
criou-se
todo 
ele 
no 
nosso
seio
.
08.01.2017
.
ou 
da 
diferença 
entre 
os 
comunistas 
de 
momento 
de 
uma
inteira
vida
.
ainda! 
no dito debate 
diz(ia) 
que 
queria 
'sociedade sem classes'
viu-se! 
e
à 
vista 
está
aliás 
estudando 
tal debate. à distância 
está lá tudo o que 
nos dividia 
ainda nos
divide
e
comparar 
nalgum plano 
da vida.e do discurso 
- nem 
já falo do físico - 
soares 
com cunhal 
des
culpem-me 
é
como
comparar 
um 
sapo 
(o 
tal 
que tapámos 
com umas das
mãos)
com 
um
príncipe
.
ainda por cima 
um sapo 
com
bochechas!
.
e
dizer que 
ainda… assim
foi 
príncipe
que se manteve
comunista
até! 
todos
os 
fins 
da vida
e da morte
.
19.02.2017
.
jerónimo
operário
deputado 
da constituinte
.
eu 
gosto 
da 
seriedade 
da 
humana 
profunda
cara
do 
nosso 
secretário-geral
operário
.
ainda que 
não seja 
um 
álvaro 
cunhal
.
é 
ele 
mesmo!
.
sempre 
me pareceu 
humano
afável
próximo
na 
forma 
como 
uma vez 
me 
veio 
apertar 
mão
na soeiro
.
que 
enorme 
sua
lá 
está! 
de 
operário
.
apertou-ma… fraterno
sem nada mais falarmos
- além do cumprimento -
nem 
bem saber 
quem 
seria 
eu
.
estava 
eu 
ao lado 
do casanova
- deve ter sido 
por isso! -
com 
ele falando
sobre 
os meus livros
a
editar
que 
p’la primeira vez
lhe levava
entregando-os 
em suas mãos
ao 
meu 
partido
.
mas 
também! 
no modo como está
no mesmo restaurante
- de avante! - em que
às vezes vamos
almoçar
quando 
em trabalho
de novos
livros
.
ele 
também
.
ali 
está 
só 
ou
acompanhado
como se 
fora 
é 
um 
vulgar 
cidadão
.
ali
sem 
responsabilidades 
algumas
a
todos 
tratando
por igual
.
todos 
ali gostam… dele. 
mesmo não sendo 
nossos
.
mais 
não sei 
nem 
posso dizer
.
pois 
que 
não 
conheço
.
mas 
gosto 
da 
forma 
como se veste
como sempre se vestiu
.
que
também 
nisso 
ele 
é 
ele!
.
gosto 
do 
som
maduro 
da
sua voz
de
homem
.
mais 
não posso 
dizer
que 
mais
nem 
melhor 
não 
conheço
.
sei 
que é 
do meu benfica
vermelho 
.
que 
escreve
pela esquerda
tal qual como 
pela vida 
veio
e
vai
.
parece-me 
que 
em nada 
nos envergonha 
tê-lo 
como nosso 
secretário-geral 
mesmo não sendo 
um álvaro
cunhal
.
tem feito 
muito 
bem 
seu 
papel
.
comum
de ser 
um 
entre 
nós
.
honesto 
homem
.
uma vez
num comício no terreiro
(em campo maior.
aquando 
das 
únicas 
eleições
 em que na inteira vida
derrotámos
tropa 
fandanga
do nabeiral)
com 
aurélio
ao lado!
.
(ora 
aí 
está 
um
que bem 
poderia ter 
sido 
um 
álvaro!)
.
cometi 
a estupidez… pública 
de afirmar 
mui alto
 e bom 
som
destilando 
meu 
costumado 
inebriante entusiamo
que ainda… um dia! 
iriamos ter 
muitos
álvaros!
.
claro
também 
dessa 
vez 
me 
enganei
.
aliás 
a.percebi
logo
após
haver 
a.firmado
.
mas 
também 
já 
pedi
e
peço desculpa
pelo meu
erro
.
de 
julgamento
juvenil
.
é 
que 
por 
vezes 
apagamo-los
antes 
que
o
sejam
.
antes
que
o
possam 
ser
.
por 
vezes
matamo-los 
o(s) 
pinto(s)!
ainda
dentro do(s)
ovo(s)
.
06.01.2022
13.55
.
ao
jerónimo.
jovem operário.
com o meu abraço.ao homem
que sempre a todos… os humanos! 
estende a sua longa 
mão
fraterna
.
1.
acho graça
(não posso deixar de achar graça)
a certos comentadores de direita (quasi.todos!)
quando dizem... que é a empatia.humana 
do nosso secretário-geral 
que (ainda) nos 
as.segura 
pouca 
votação
nos 
ideais 
comunistas
.
e
que
indo-se ele
logo
seríamos
atomizados
num
instante
.
2.
como se... um partido
e em particular
nosso
comunista
.
comum.de comunistas
.
fosse 
uma.só pessoa
por 
mui importante
que (ela nos)
possa
ser
.
3.
o
ideal
comunista
como 
teoria 
materialista
histórico/dialéctica
- da 
classe 
operária 
de 
todos 
os demais
trabalhadores 
assalariados -
de transformação revolucionária
da sociedade capitalista
a tudo! e a todos!
sobreviverá
.
4.
pois
se até
todos! 
os 
seus 
criadores 
teóricos e práticos
sobreviveu
.
e
se
expandiu
.
fj
ao 
longo
do tempo

Sem comentários: