terça-feira, 4 de setembro de 2007

Leite-creme - Cesário Verde

Nós podemos viver alegremente...


(Hamen)

Leite-creme

Nós podemos viver alegremente,
Sem que venham, com fórmulas legais,
Unir as nossas mãos eternamente,
As mãos sacerdotais.

Eu posso ver os ombros teus desnudos,
Palpá-los, contemplar-lhes a brancura,
E até beijar teus olhos tão ramudos,
Cor de azeitona escura.

Eu posso, se quizer, cheio de manha,
Sondar, quando vestida, p'ra dar fé,
A tua camisinha de bretanha,
Ornada de crochet.

Posso sentir-te em fogo, escandecida,
De faces cor-de-rosa e vermelhão,
Junto a mim, com langor, entredormida,
Nas noites de Verão.

Eu posso, com valor que nada teme,
Contigo preparar lautos festins,
E ajudar-te a fazer o leite creme,
E os mélicos pudins.

(Cesário Verde) "Impossível", O Livro de Cesário Verde

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Cesário Verde, sempre me encantou pelo seu poder descritivo...
cada vez que o leio, ainda continuo a sentir o mesmo, como se estivesse diante dum quadro...e as imagens aparecem a meus olhos, nítidas, vibrantes, coloridas...
e quando fala de pregões, até os oiço, nitidamente...
neste caso, senti o cheirinho do leite-creme e a mordacidadezinha mais ou menos escondida.

Maria Mamede