segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A Carta - Pero Vaz de Caminha

.
Senhor,
.
posto que o Capitão-mor desta Vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a notícia do achamento desta Vossa terra nova, que se agora nesta navegação achou, não deixarei de também dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que -- para o bem contar e falar -- o saiba pior que todos fazer!
.
Todavia tome Vossa Alteza minha ignorância por boa vontade, a qual bem certo creia que, para aformosentar nem afear, aqui não há de pôr mais do que aquilo que vi e me pareceu.
.
Da marinhagem e das singraduras do caminho não darei aqui conta a Vossa Alteza -- porque o não saberei fazer -- e os pilotos devem ter este cuidado.
,
E portanto, Senhor, do que hei de falar começo:
.
Ver continuação em:
.
.
A Carta - Achamento do Brasil

.
Para saber mais ver:
.
.

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Absolutamente extrordinário!
Em várias épocas diferentes da minha vida, li alguns excertos; neste momento, ao ler a Carta completa, deu-me um sensação de Totalidade, não só da própria, mas também do entorno, geográfico, humano, da admirável audácia e o medo nela contido pela descoberta e o apelo do desconhecido...tudo junto, a formar algo semelhante a ser capaz de visualizar todos os coloridos, sentir todos cheiros e ouvir todos sons do dia e da noite...
Obrigada Victor

Maria Mamede