domingo, 30 de setembro de 2007

3 Poemas de Angola - Resistência


.
“Prendeste-me
Ai, prendeste-me
Porque gritei viva Angola
Quando um dia voltar
terei na cabeça uma grinalda de mussequenha
Na mão direita rabo de Leão
Na mão esquerda rabo de onça
Nos pés alparcatas de pele de elefante
E andarei pela rua gritando
Liberdade, liberdade, liberdade
E... e...
Com todo fôlego gritarei bem alto:
Viva Angola.”

.

(Xitu - Vanhenga, 1980:3).

____________


Um quatro de fevereiro

A paralítica mesa da cela
não está nua
no centro tem um emblema
e à volta da mesa
três militantes do MPLA
.
Sob a bandeira verduga
e na cela três militantes
rendem homenagem
aos heróis de fevereiro
aos heróis anônimos
dos maquis
das prisões da Pide, do exílio,
homenagem ao cienfuegos,
reverência especial aos jovens mártires...
vitória ao povo angolano
sob a bandeira do MPLA
vitória ao Vietnam secular
à África e América Latina”...


Deolinda Rodrigues (Everdosa, 1979:139)

____________


“Situada numa planície
De Angola encantadora;
Com fértil e interessante superfície;
Benguela é uma terra acolhedora.
Ali, nascemos e crescemos...
O que mais caracteriza Benguela
Eram os jardins que a embelezavam;
O colorido da Acácia-Rubra;
O sal-açucarado da praia morena
A vista do cabo sombreiro...
O vasto e verde vale do rio cavaco!
Berço da história Angolana e de bons costumes
Quem ali nasceu ou viveu;
De Benguela tem sempre uma costela”
.
Carlos Balão (Revista Prualb/Press, 1997:26).
.

2 comentários:

Anónimo disse...

OLÁ :)
Tenho sentido a falta da sua visita... o que se passa com o meu Amigo?...posso chamá-lo assim?...Pelo que sei e vejo... tem muito que fazer!
Tenho ido visitá-lo, mas como deparo com textos grandes e tenho muito que fazer...confesso que não tenho tido paciência para ler só leio os títulos...e vou-me "embora"...
O saber muito, às vezes, também não é favorável... :)
Agora estou numa de "brincar".. no sentido figurado... Claro!
Espero sua visita nos meus 4 blogs...não estou a fazer-lhe concorrência...só em número!
Gostei de lhe escrever!

Beijos estrelados ( ou fritos)

de
Belisa

De Amor e de Terra disse...

É extraordinária a força que a Poesia dá aos ideais e vice-versa!




Maria Mamede