sexta-feira, 7 de setembro de 2007


Álvaro Barreirinhas Cunhal (Coimbra, 10 de Novembro de 1913 — Lisboa, 13 de Junho de 2005) foi um dirigente politico e resistente do Estado Novo.
.
"Numa sociedade em que há classes dominantes e há classes dominadas, aqueles que escrevem a História pertencem em geral às classes dominantes e escrevem a história com critérios da sua classe. Há sem dúvida historiadores que, situando-se social e ideológicamente no âmbito das classes dominantes, procedem a uma investigação séria. Mas é muito raro fugirem a critérios de classe na investigação e na apreciação e valorização relativa que fazem dos problemas e dos acontecimentos."
.
"As grandes conquistas da Revolução, que foram inscritas na Constituição da República elaborada e aprovada pela Assembleia Constituinte em 1976, a abolição do capitalismo monopolista, a nacionalização dos sectores básicos, a reforma agrária e outras, podem ler-se no programa do Partido Socialista aprovado no Congresso que realizou em Dezembro de 1974. Mas, como Mário Soares já disse, "programas são programas", e assim achou certamente muito natural meter tudo isso numa gaveta ou deitar tudo isso para o cesto dos papéis."
.
"A história do comunismo, do movimento comunista, é no fundamental, embora num percurso acidentado, a história de uma luta social constante na defesa dos interesses e direitos dos explorados e oprimidos, tendo como objectivo construir uma sociedade nova e melhor, o que implica confiança no ser humano e exclui a crença em formas sobrenaturais, que decidam do seu destino. Os objectivos e a luta dos comunistas hoje são inseparáveis dos objectivos e da luta desde o Manifesto Comunista de 1848. A Igreja católica pouco tem a ver com os primeiros cristãos que eram perseguidos. Aquele aquem se atribui a fundação da Igreja, S. Pedro, foi crucificado e de cabeça para baixo. Quando, alguns dizem que Cristo foi o primeiro comunista, atribuem-lhe ideias e comportamentos com os quais pouco ou nada têm a ver as ideias e os comportamentos da Igreja Católica ao longo dos anos, pois ela se tornou um elemento integrante do feudalismo, e depois do capitalismo, a não ser em alguns dos seus sectores que retomam as melhores ideias e comportamentos atribuídos a Cristo. No movimento comunista e na concretização dos seus objectivos registaram-se, graves situações e fenómenos que se afastaram dos ideais sempre proclamados pelos comunistas. Mas, se se fala em comunismo hoje, eu só compreendo mantendo e defendendo esses ideais e não renegando as grandes realizações e o património de luta de gerações e gerações de comunistas. Os comunistas não têm uma concepção ideológica separada de uma intervenção prática. Ao contrário da Religião, não aceitamos o conformismo e a resignação. Não estamos a lutar por uma concepção; estamos, com uma concepção, a lutar pela solução de problemas concretos da humanidade e por uma transformação da sociedade que os resolva. Estamos cá na terra, com os pés assentes na terra."
.
"Se todo o aborto é um mal, a clandestinização do aborto é uma catástrofe."

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Tendo sido eu uma das que disse que Cristo foi o primeiro e mais perfeito comunista do Mundo,( e o deixei escrito neste Blog) acho-me no dever de responder-te...
Cristo, não é a igreja Católica...
Cristo deu origem a várias correntes de fé, todas Cristãs, evidentemente, sendo que uma delas é a Igreja Católica; mas como religiões que são, feitas por homens comuns, cometem erros,sofrem desejos e ganâncias, tal como qualquer partido, porque todos os homens disso sofrem, uns mais outros menos, uma vez que são somente humanos e como tal, com defeitos.
Sendo Cristo(de acordo com o que creio firmemente) um Homem de excepção, mesmo que não se acredite na Sua origem Divina, estava longe de ser imperfeito, como qualquer outro...
e não precisamos de O dar (somente a Ele) como exemplo; podemos olhar Che Guevara, que não sendo Profeta, deu também um exemplo de entrega total da sua vida pelo bem dos outros, pela liberdade de todos, sendo como Cristo, mal interpretado, amado por uns e odiado por outros e ao qual hoje em dia,em alguns Países da América Latina, se rende culto e a quem o Povo atribiu milagres.
Não retiro, portanto uma palavra do que deixei dito anteriormente...
Che lutou com armas, Cristo não;
mas ambos, por vias diferentes e em épocas diferentes, quiseram o Amor e a Liberdade para todos.
Assim sendo, Cristo foi mais perfeito e comunista, pelo teor das suas ideias de igualdade; é isto em que acredito.
Caber-te-à a ti, dono do Blog, decidir se será de publicar ou não, aquilo que escrevi!

Maria Mamede