quarta-feira, 29 de abril de 2009

A poesia de Matsuô Bashô

Matsuô Bashô

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Bashō
Bashō

Matsuô Bashô, ou simplesmente Bashô [1], é como é chamado o escritor e poeta bonzo-budista Matsuô Munefusa ( Tóquio, 1644Osaka, 12 de Outubro de 1694). Foi ele quem codificou e estabeleceu os cânones do tradicional haicai japonês.

Índice


Biografia



Bashô nasceu próximo ao vilarejo de Ueno, na província de Iga (atual Mie), em uma família de origem samurai. Ainda criança (9 anos) veio a ser pajem de Tôdô Yoshitada, um potentado local, dois anos mais velho que ele, com grande interesse em haikai no renga. Em comum, tinham o amor pela poesia e usufruiram dos ensinamentos dos grandes mestres da época. Em 1662, Bashô publicou seu primeiro poema. Dois anos depois, os dois amigos compuseram um poema encadeado de 100 estrofes, juntamente com outros poetas amadores.


Em 1666, com a morte do jovem amigo, Bashô ficou impedido de continuar em sua casa. Pouco se sabe sobre essa época de sua vida. Seus poemas, entretanto, continuaram a ser publicados. Antes de se mudar para Edo (atual Tóquio), em 1672, Bashô edita uma antologia, Kai Ooi, que ele próprio organizou. Em Edo, Bashô foi admirado pelo seu estilo simples e natural. Professor de poesia, chegou a ter 20 discípulos.


Bashô, após a publicação de Minashiguri, antologia de versos publicada em 1684, realiza a primeira de suas quatro viagens pelo Japão. É dessa época (1685) seu haicai mais célebre, No antigo lago, e também o seu livro mais famoso, Sendas de Oku [2].


Em sua última viagem, Bashô adoece em Osaka, antes de chegar ao local destinado, (Kiushu), e morre no dia 28 de novembro de 1694. Seu último haicai fala de sua jornada poética:


"tabi ni yande
yume wa kareno wo
kakemeguru"
"Doente em viagem
sonho em secos campos
Ir-me enveredar"


Obras

  • Minashiguri (1684) - Antologia de versos
  • Nozarashi Kikô (1685) - Um relato de viagem
  • Sumidawara (1694) - Última antologia de versos do poeta, publicada por seus discípulos.


Bibliografia

  • PIMENTEL, Luís antônio. Gênese do Haicai. In, SAUERBRONN, Vinícius. Poesia, Budismo, Haicai. Niterói: Editora Ferraz, 1998.


Notas

^ – Bashô (松尾芭蕉) - árvore semelhante à bananeira, foi registrado com o nome de Kinkasu. Foi daí que o poeta adotou o seu "haigo" (pseudônimo poético).

^ - Publicado em 1702, o livro baseia-se em uma viagem realizada por Bashô durante a primavera e o outono de 1689, de Edo à região de Oku. A viagem durou 156 dias, percorridos a pé.


Referências

  • "Uma poesia delicada e telegráfica", por André Cunha, professor de japonês do Unilínguas - Instituto de Línguas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, para a revista História Viva - "Japão 1: 500 anos de história, 100 anos de imigração", Editora Duetto, março de 2008.

Link


.

Sem comentários: