segunda-feira, 16 de junho de 2014

Joaquim Pessoa - Dia 283. (excertos)

***


Boa noite gente! Fiquem bem! 


Joaquim Pessoa
Dia 283. (excertos)

Sou um fantasma em busca de uma pátria. O sítio onde estou é
um quintal cheio de melancolia e de solidão, onde cada um foge 
de si próprio e os que se afirmam felizes são aqueles que ainda
não têm consciência disso.

Sinto que me empurram para a morte como se me oferecessem
um refúgio onde me querem de costas para a vida, para tudo o
que nela sempre procurei desesperadamente transformar, como
se quisesse mudar o sangue em água pura.

Procuro amar-me a mim e amar os outros com uma obstinação
ágil e silenciosa, procuro uma intimidade com um mundo cuja
herança tenho dificuldade em reconhecer e aceitar.

Não tenho pátria e busco uma. Um país onde as estrelas não es-
tejam tão distantes, onde o silêncio faça sentido, onde o sentido
das coisas não seja o do fogo que as consome. Persigo uma pá-
tria que venha de dentro de mim, mas que seja de todos aqueles
que os meus lábios possam pronunciar o nome.

in ANO COMUM, 

Editora Edições Esgotadas, 2013.
 

Sem comentários: