Walter Lippmann foi o mentor não reconhecido de Bernays, e sua obra The Phantom Public (1925) influenciou muito as ideias expressas em Propaganda , publicada três anos depois.
Walter Lippmann escreveu sobre a vulnerabilidade do público à propaganda política em The Phantom Public (1925):
– O público “ personaliza tudo o que considera e só se interessa por acontecimentos melodramatizados em forma de conflito.
O público chegará no meio do terceiro ato e sairá antes do final do espetáculo, tendo permanecido tempo suficiente talvez para decidir quem é o herói e quem é o vilão da peça.
– Os governos podem explorar essas fraquezas públicas removendo a complexidade e substituindo-a por uma retórica emocional que coloca os bons contra os bandidos.
Infantilize o público com histórias personalizadas sobre como os conflitos começam por causa de um homem mau (Milosevic, Kadafi, Hussein, Putin, Xi, etc.) e como a paz é criada pela eliminação do homem mau.
O público não precisa saber a história, a economia ou a política por trás dos conflitos; ele só precisa saber quem é o vilão, a vítima e o salvador.
O público lutará contra qualquer razão na medida em que ela perturbe os fundamentos de sua visão de mundo simplificada.
O problema da Verdade, disse o pensador excepcional Henri Lefebvre, é entender por que as mentiras fazem tanto sucesso.
Minha resposta: a mentira tem sucesso porque preenche o vazio do sujeito que escuta, ela se encaixa em seu oco, em sua necessidade, melhor, em seu desejo, em sua falta de prazer e em sua recusa da angústia; a mentira tapa um buraco, até mesmo uma brecha.
Dostoiévski responde de forma convincente à pergunta de Henri Lefebvre em O Grande Inquisidor.
Publicada por Pena Preta à(s) quinta-feira, agosto 07, 2025
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