domingo, 7 de setembro de 2008

25 de Abril - «olhares» - «entrevistas» - «verdades» (37)






Clicar nas imagens para ler
.
.
* Victor Nogueira
.
Este artigo «vivencial» e dum «optimismo» quanto a mim algo descabido sobre «os bons velhos tempos» tem interesse para mim. Embora frequentasse o Curso de Artes Decorativas e o tivesse terminado na Escola António Arroio, em Lisboa (Escultura e Pintura), o meu irmão cafuso fez a guerra colonial em Angola, compulsivamente, 1º em zona de combate e depois na rectaguarda, no Hospital Militar de Luanda, como furriel enfermeiro miliciano. Não me lembro de falarmos sobre a sua experiência, mesmo na nossa inúmera e «ligeira» correspondência. Tenho apenas a ideia que a guerra, os mortos e os feridos o traumatizaram profundamente.
.
Tendo sido convidado pelo MPLA a permanecer, veio definitivamente para Portugal quando do cerco a Luanda e a mobilização de todos os angolanos, cerca do 11 de Novembro de 1975, alegando que já lhe chegara o horror duma guerra.
.
Em Lisboa tentou permanecer no respectivo Hospital Militar e seguir a carreira de Medicina, mas foi desmobilizado e o curso de enfermeiro militar não reconhecido na vida civil.
Explorado pelo Centro de Enfermagem de Campo de Ourique, que se servia da sua qualidade de enfermeiro sem contrapartida, acabou por suicidar-se em 26 de Fevereiro de 1986, sem concluir o curso de Medicina.
.
.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Victor.
Vi textos do meu blog por aqui.
Fiquei sabendo que vc fazia essas referências e intertextualidades por aqui através da Maria, de Portugal.
Confesso que gostaria que vc tivesse me avisado por comentários para que eu tomasse conhecimento da existência deste seu blog, mas confesso também que fico honrada que goste dos meus textos e coloque os créditos.

Obrigada e pode continuar me visitando, continuarei vindo por aqui. Até mais.