sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Planeta Terra - Racismo? Ainda e com que fundamento?





Sustenido


#, aqui o tom é meio elevado.



Thursday, June 14, 2007



Racismo, Ainda?

.




.
*** (Brasil/Portugal)
.

Ando percebendo no orkut, em plena era digital (nossa!) um monte de gente mulata, mameluca, cafuza... dizendo-se CAUCASIANA!
.
Gente, que vontade de ser branco é essa? Estamos no Brasil. Já temos um histórico considerável de gerações e todo mundo sabe que houve uma mistura louca entre europeus, africanos e índios brasileiros. Aliás, hoje em dia qualquer pessoa sensata sabe que não existem "raças" e sim uma única raça, com subdivisões definidas por detalhes bem bobos, que mais influenciam o fenótipo que o genótipo.
.
Eu acho muita falta de noção definir-se branco só porque é mais claro que a maioria. Sério. Em uma época em que precisamos tanto tolerar as diferenças e respeitar o próximo, atitudes como essa são meio... hipócritas.
.
Basta olhar os traços das pessoas. Narizes com narinas largas, cabelos crespos ou ondulados, baixa estatura ou qualquer coisa assim mostra claramente que a grande maioria dos brasileiros é uma mistura de raças. Não importa se a pessoa tem olho azul, cabelo loiro, isso não prova nada. Dá para notar a diferença entre os "brancos" brasileiros e os brancos europeus.
.
Com excessão de pouquíssimas comunidades bem fechadas nos interiores da região Sul, todo mundo aqui tem sangue de negro e de índio. Vamos aceitar o fato (e nos orgulhar disso). As pessoas dessas comunidades do sul são transparentes, claramente descedentes de uma única raça (pelo menos nas últimas gerações). Elas sim são "caucasianas" (e ainda assim, provavelmente- é isso que a ciência diz até agora- descendentes de africanos).

No orkut há uma opção de etnia chamada "multiétnico", pra quem não sabe.
.

posted by V.S @ 7:53 PM
.
.
.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Victor.
Esse texto é do meu blog, fiquei sabendo que vc fazia essas referências e intertextualidades por aqui através da Maria, de Portugal.
Confesso que gostaria que vc tivesse me avisado por comentários para que eu tomasse conhecimento da existência deste seu blog, mas confesso também que fico honrada que goste dos meus textos e coloque os créditos.

Obrigada e pode continuar me visitando, continuarei vindo por aqui. Até mais.