terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Teatro de Miguel Torga


A Sociedade Recreativa e Dramática Eborense estreia no dia 27 de Março, pelas 21,30 horas, na sede da colectividade, com reposição em 31 de mesmo mês, a peça teatral “MAR” da autoria de  MIGUEL TORGA e com encenação de JOSÉ  SALOIO

“ Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal…” (Fernando Pessoa).

Miguel Torga ,nascido em 1907, nunca se afirmou como dramaturgo autêntico, mas sim como um grande e enorme poeta.

Torga transportou para o Teatro uma personalidade que se lhe não adapta e daí que as suas produções dramáticas, em número, aliás, reduzido,  desconheçam as exigências da sintaxe teatral, limitando-se a respeitar-lhe as características exteriores.

Miguel Torga publicou em 1941 um volume de teatro composto pelo drama “Terra Firme” e pelo poema dramático “Mar”.Numa análise dramatúrgica autêntica e profunda, chegamos à conclusão de que a rudeza do primeiro e o lirismo do segundo, se situam muito áquem de uma criação dramática.

A farsa “Paraíso” (1949) de que apenas o 1º acto é digno do seu autor e o poema dramático “Sinfonia” (1947), são exemplo de que o poeta não converteu a sua poesia em linguagem verdadeiramente teatral.

Assim continuamos a pensar que Miguel Torga não foi um verdadeiro dramaturgo, mas sim um genuíno e extraordinário poeta de que Portugal se deve orgulhar.

http://www.jornalecos.com.pt/tag/miguel-torga/

Sem comentários: