segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Nuno Camarneiro venceu Prémio LeYa de Literatura

 Diário de Notícias
ESCRITOR

Nuno Camarneiro venceu Prémio LeYa de Literatura

por M.J.C. com agênciasHoje

Nuno Camarneiro venceu Prémio LeYa de Literatura

O romance "Debaixo de algum céu", de Nuno Camarneiro, é o vencedor do Prémio LeYa, com o valor pecuniário de 100.000 euros, foi hoje divulgado pelo presidente do juri, Manuel Alegre, na sede do grupo editorial.

Nuno Camarneiro foi eleita uma das "pessoas a seguir em 2012" pela revistaNotícias Magazine, na sua edição especial no final do ano passado.Na altura, a editora Maria do Rosário Pedreira afirmava: "É um romancista jovem que, vindo da área científica, revela uma extensa cultura literária e grande capacidade de criar empatia com o leitor no tratamento de questões humanas e universais".
Nuno Camarneiro nasceu em 1977. Natural da Figueira da Foz, licenciou-se em Engenharia Física pela Universidade de Coimbra, onde se dedicou à investigação durante alguns anos. Foi membro do GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra) e do grupo musical Diabo a Sete, tendo ainda integrado a companhia teatral Bonifrates.
Trabalhou no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) em Genebra e concluiu o doutoramento em Ciência Aplicada ao Património Cultural em Florença. Em 2010 regressou a Portugal, sendo actualmente investigador na Universidade de Aveiro e professor do curso de Restauro na Universidade Portucalense do Porto.
Começou por se dedicar à micronarrativa, tendo alguns dos seus contos sido publicados em colectâneas e revistas. No Meu Peito não Cabem Pássaros, editado no ano passado, é a sua estreia no romance.
Nuno Camarneiro é o autor do blogue www.acordarumdia.blogspot.pt

Sem comentários: