sábado, 8 de janeiro de 2022

Elias Quadros - A MÃEZINHA DO SOLDADO




* Elias Quadros

— Juro…Juro…Juro!…
— Juro defender a Pátria mesmo com o sacrifício da própria vida!
Abjurava então, também ele, aquelas manhãs gélidas que – em tronco nu e armas ensarilhadas – praticara 'educação física' às ordens do 'nosso' Alferes que, sem apelo nem agravo, ordenava: 
— Mais vinte, mais trinta, mais quarenta de braços! Cinquenta cangurus, mais vinte, mais vinte, prancha, rastejar até mim, suas meninas!… 
Só o cheirinho do café – que uma boa meia dúzia de avozinhas preparavam à vista, em seus fogareiros, para venda aos cadetes – lhe servia de lenitivo a tão violenta praxe. Mas ele nem sequer uma caneca pedia na vã esperança de mais não ter de 'pagar'. É que pagava-se por fumar mas pagava-se por não fumar; pagava-se por estar sentado mas pagava-se por estar de pé; pagava-se por falar mas pagava-se por estar calado; pagava-se por responder baixo mas pagava-se por falar alto…
O tirocinante Ventosa parecia ter instruções para amansar – ou amassar?! – bem aquele pelotão de díscolos sacados à força de Coimbra a que o juntaram a ele, por já ser formado como os médicos do pelotão. 
Mas amansar aquela rapaziada do Alberto Martins – tido como faltoso ao respeito do 'Venerando Chefe do Estado', atrevendo-se até a mandar prender um asno no molhe que Sua Excelência iria inaugurar, no maio desse ano, na Figueira da Foz – é que não se estava a mostrar fácil. 
Nem mesmo com exemplo de guia-de-marcha deste para o Curso de Sargentos, nas Caldas, nem daquele para soldado raso para um qualquer regimento. Nem com a violência de exercícios na Tapada, na 'Aldeia dos Macacos', nas patrulhas, no Lizandro… Havia sempre problemas com aquele pelotão de Coimbra. 
Mas sério, sério, foi a travessia do 'Vale Escuro'! De gatas pelo regueiro de água pútrida, em noite de breu, a todo o passo, cada elemento do pelotão era brindado com umas pauladas no lombo, socos na cabeça, umas tripas de porco pelo focinho…Às tantas, porém, todo o pelotão salta da vala, corre atrás dos agressores – oficiais e sargentos escalados para aquelas sevícias. O pobre de um tenente – que calhou deixar-se apanhar – levou tantas que andou semanas de rosto amolgado. E, claro, um fim-de-semana cortado a todo o corrécio do pelotão!
Rastejar sobre as silvas e os ouriços dos castanheiros da Índia; rabos rebaixados a balas – embora de madeira – da escoicinhadora Mauzer; a asfixia da 'Toca do Coelho'; as vertigens do 'Pórtico'; o desamparo do 'Salto para o Galho'; o 'Rapel' de colina em colina; as marchas aceleradas até à Ericeira ou à Igreja Nova; a busca noturna dos moinhos de vento com recalcitrante bússola e mapa de letras miudinhas; as granadas reais pela noite da Foz do Lizandro; os mergulhos na fétida lagoa da Tapada… Tudo infames torturas que nem a perros se fariam mesmo quando os bichos ainda não tinham conquistado o direito de serem cães!
Mas, depois do banho da lagoa, ao fim da manhã de sexta-feira, soava uma ordem ansiada. Era, em vernácula linguagem militar desses tempos: 
— P****! 
Modo breve de dizer 'destroçar sem batimento!' 
Era então ver os milhares de cadetes – bem ataviados mas em correria desenfreada – a saltarem para as dezenas, centenas de autocarros que os levariam a fim-de-semana para algures nos quatro cantos de Portugal!
Mais uma gentileza das 'Organizações Lestre', com foco em toda e qualquer necessidade do cadete. Ele era o alfaiate para fazer o n.º 2 e o barrete de oficial para se poder sair do quartel; ele era as meias da ordem – cada dia revistadas na parada bem como a barba com o cartão-de-visita do 'nosso' capitão; ele era até o táxi discreto para aquele que se conseguisse 'desenfiar' para boate do Sobreiro ou para o Cais do Sodré pela calada da noite… 
E enquanto naquele terreiro à frente do Convento – à época ainda de terra batida – à voz do Comandante da Escola Prática, jurava pela bandeira da Pátria, ele jurava, também, jamais voltar àquela terra maldita onde el-rei D. João V se havia lembrado de festejar para a eternidade o nascimento do herdeiro.
Ali entrara ele, três meses antes, precisamente ao início da madrugada do dia seguinte a 7 de outubro – 18 anos precisos sobre o dia em que se apresentara às primeiras letras da Escola Mista do Tromelgo. Era a última abertura do portão para aquela 4.ª incorporação do ano. 
Vinte paus a um 'praça' para escolha de roupa em que lhe coubesse o corpo; mais dez para outro 'pronto' lhe dar botas do tamanho do pé; mais cinco nesta fila; mais dez na outra para aprender a lidar com os atacadores das botas… assim foi toda a santa noite! Para o 'raso' que o guiou – por meio daqueles corredores do tamanho de autoestradas com nomes de batalhas – já só sobrou mesmo vinte e cinco tostões dos cem escudos com que quase secara a 'Caderneta dos Correios' para ir apresentar o corpo às correias. 
Pelas 7 da matina, pois, lá conheceu o 'quarto particular' que lhe coube, com a companhia de mais uns noventa e tal camaradas. No beliche de 3º andar – sempre fardado e calçado – ali dormira aqueles meses com a bandoleira da 'canhota' bem amarrada ao braço, bivaque aferrolhado na camisa e o 'tapa-chamas' da boca da arma no bolso das calças.
Quantas e repetidas vezes, durante uma e outra noite, ouvira tocar a reunir na parada. Cada pelotão pronto – e 'apresentada' cada companhia – àqueles milhares de cadetes  o Senhor Segundo Comandante tinha anunciado, com a voz de comando dos Oficiais de Infantaria: 
– Sua Excelência o Senhor Comandante desta Escola Prática de Infantaria (EPI) manda desejar boa noite a todos os nossos cadetes!...
Enquanto jurava, recordava também que na véspera à tardinha daquela malfadada entrada para o Convento – enquanto esperava a última abertura do portão – se juntara ao pequeno grupo que, na praça junto à pastelaria Fradinho, ouvira Mário Soares e Maria Barroso a arengar sobre a candidatura da CDE – Comissão Democrática Eleitoral, que, para essas eleições, se desligara do MUD – Movimento de Unidade Democrática. 
Quando já muito se descria da 'Primavera Marcelista', as eleições legislativas – com os quarteis de prevenção – haveriam de ter lugar a 26 de outubro daquele mesmo ano da Graça de 1969.
Na véspera desse dia do juramento – com os trocos do primeiro pré em que não teve de devolver dinheiro ao quartel – jantou ele na 'Mãezinha do Soldado'.

Foto Google
https://www.facebook.com/elias.quadros.9/posts/10209881543870930

Sem comentários: