segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Poemas de Filipe Chinita

*  Filipe Chinita


Ter, 21:20

boa noite. 
sonhem bem
.
mas 
amanhã 
voltem a viver.
lutai 
se necessário
.
amai sempre
.
amai o mais
que vos for
possível
.
amai 
em todos 
os amplos sentidos 
do termo
.
olhai frontalmente
.
batei mansamente com a fronte
no frontal alheio 
como quem 
beija
com todo 
rosto
.
usai.procurai usar 
de toda a ternura
que for 
vossa
.
quasi
sempre!
.
fj
04.01.2014

Qua, 14:18

porto.porto
1.
o
u de o meu primeiro livro 
apresentado na cidade 
do porto
.
2.
por ti.mulher.
por vós.mulheres 
(e alguns homens)
numa noite 
e sessão
única.
bela
e mágica.
também pelo local
em que ocorreu
.
3.
6ª feira
15 de novembro de 2013 
21/21.30 h no monte da luz 
(ao alto da rua do farol
.
4.
a mesma rua 
onde durante a década anterior 
per.noitei... quasi.todas 
as semanas... em
trabalho
.
5.
ou
das voltas... 
que o 'destino'... dá.
.
6.
nunca eu... antes dando 
pela existência do farol
.
7.
nem com 
o seu nome 'postado'
no próprio nome 
da rua)
.
8.
na foz 
(esse espaço de vida 
que tanto! 
amo)
.
9.
na amada.bela e única 
cidade do 
porto
de sérgio godinho.porto.porto!
e do não menos extraordinário 
josé mário branco
.
10.
e já agora 
do meu querida amigo gareth
arquitecto e comunista
um 
dos mais humanos.verdadeiros 
'irrascível' e feliz homem 
que conheci
.
11.
que me acolheu fraterno!
como ninguém d'outrem 
no meu monte mor
de 13 de março
de 2000
_______________________________
12.
aliás 
só 
assim 
poderia ser...
13.
pois 
foi só depois 
de ela me (começar a) conhecer 'a obra' 
14.
e de 
te ter chamado à atenção 
para a sua e minha existência 
15.
of.erecendo-te 
em 2013... a cantata (de set. de 2009) 
.
16.
naquela manifestação... aí no porto! 
.
17.
em que a levava (a cantata)
segundo... ela
na mão
levantada 
ao alto
como que 
pro.clamando-a... 
em silêncio.obstinado
.
18.
pelo menos... foi assim 
que ela me contou...
o 'passar-te' d.a 
cantata... 
para 
ti
ó 
laranja.cabeça
com pinta vermelha
no frontal
.
fj
13.19
05.01.2022
obrigado pelo manuel.obrigado por mim
e obrigado principalmente... por casquinha e caravela
em nome da epopeia proletária... 
que foi a reforma agrária
obrigado.s


Qua, 16:04

não estou mais aqui
1.
'calma'.
a toda
a tenho eu tido
toda.
mesmo quando
me a fazem
perder

2.
mas
(eu)
não me arrogo
superioridade alguma.
sobre ninguém.
nunca o
fiz

3.
que
até sempre!
me digo não poeta

4.
e
apenas
revolucionário! sim
de tudo o que parado está

5.
e
sempre
pelo comum bem de tudo!
de tudo para
todos!

6.
do
melhor
que o humano
no mundo produz

7.
para todos! por igual!

8.
na individual
diferença
de cada
um

9.
que
nunca! nada!
na inteira vida! quis para mim
que o ão quisesse

para o.s demais
outro.s

10.
que
me quero
na plena! igualdade
de todos

11.
e
assim
desde sempre!

12.
e
já assim... criança
na minha aldeia/vila de escoural
que tudo de meu
com.partilhava
com todos

13.
e
já assim.adolescente
entre os analfabetos
mas mais cultos (quando
não sábios)
e fraternos

humanos
que
conheci

14.
sim.
como jamais
outros conheci

15.
os
(meus)
proletários.agrícolas
de além do tejo

16.
permane.cendo
sempre
quem
sou

17.
in
comum
terno.transparente.
sedutor.frontal.directo.dizendo sempre!
tudo! o que sinto... e penso!
e/mas sempre
fraterno

18.
e
sempre.só!
de humanas! palavra.s... para todos!
mesmo
para os desconhecidos de mim

19.
(quando não de gestos
e actos)

20.
e
para
com toda a gente...
(mesmo para com os não nossos
que fachos ou psedo-machos
não sejam)

21.
excepto
quando e para quem
(deliberada.mente.ou não
a mandado...
de não sei quem)
me pisa...

22.
me vem pisar
os calos...

23.
que
também
já (os) vou tendo...
na planta dos meus pés

24.
de bípede...
ainda
em...
pé!

25
como...
deve ser
quem
é

fj

13.13

16.10.2021


26.
ah
e nunca! guardando
rancor por ninguém

27.
excepto para o
barrete...
falso...
mui para além
de qualquer
judas

28.
lobisomen
sequer
de
nome
em minha
boca
e escrita

Qui, 16:34
Filipe Chinita
ao 
jerónimo.
jovem operário.
com o meu abraço.ao homem 
que sempre a todos.os humanos! estende a sua longa mão.fraterna
.
1.
acho graça 
(não posso deixar de achar graça) 
a certos comentadores de direita (quasi.todos!)
quando dizem... que é a empatia.humana do nosso secretário-geral que (ainda) nos segura a já pouca votação... 
nos ideais comunistas 
que 
indo-se ele... seríamos 
atomizados... num.só 
instante
.
2.
como se... um partido 
e em particular 
o nosso... 
comunista
.
comum.de comunistas
.
fosse uma.só pessoa
por mui importante 
que (ela nos) 
possa 
ser
.
3.
ideal 
comunista
como teoria materialista.histórico/dialéctica
- da classe operária e de todos os trabalhadores assalariados - 
de transformação revolucionária 
da sociedade capitalista
a tudo! e todos! 
sobreviverá 
.
4.
pois 
se até 
a todos! os seus criadores 
teóricos e práticos
sobreviveu
.
fj
13.55

06.01.2022
Qui, 17:03

e
se 
expandiu!

Sem comentários: