segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Filipe Chinita em 'eu.egocêntrico' alguns poemas


* Filipe Chinita

eu.egocêntrico
.
eu.egocêntrico
o que desde quasi a adolescência escolheu ser comunista
com todo o peso de vida que tal escolha sempre acarreta
nesta sociedade.já nem falo fascista.
mas capitalista
.
eu.egocêntrico
o que sempre escolhi viver
sobre a impraticável cama do chão dos dias.de cada dia.
de tal modo que ainda hoje o pratico.
porque já não sou.nunca fui
capaz de ser
de outro
modo
.
eu.egocêntrico.
o que chega ao fim da vida
sem nenhum tipo
de propriedade(s)
nem posse(s)
ter
.
eu.egocêntrico
que passei toda uma vida sem tratar de editar
nenhum dos tantos livros.que
como se só para mim
escrevendo
fui
.
eu.egocêntrico
que sempre prescindi do meu 'triunfo' pessoal
em favor da causa de servir
o(s) outro(s) a inteiro
tempo. e
corpo.
e
vida.
e cursos.
e tudo! incluso o amor
.
eu.egocêntrico
que sempre prescindi da família.de sangue
em favor da mais larga família.de causa(s)
com que afinal nunca contei
sempre que necessária
me foi
.
eu.egocêntrico
que sempre dormi pelo inesperado chão.de cada noite
e de quando em quando pela casa de todos
os que me/nos recebiam - obrigado
camaradas meus.
camaradas sem
igual -
aceitando todas as condições de.
porque sei/sabia/mos que
sempre nos davam
o melhor
que me poderiam dar.
e quando digo 'me'
digo 'nos'
.
eu.egocêntrico
que entrei e saí da política sem um só soldo nos bolsos.
sem trabalho.e sem curso universitário
despejado na cidade grande
qual um solitário
cão vadio
.
eu.egocêntrico
que depois de tudo o que fiz
tive de ganhar a vida vendendo livros
dando a minha cara de 'revolucionário'
pelas portas de cada um. sem
sequer poder escolher quem
para assim poder
sobreviver
.
eu.egocêntrico
(mas) que ainda assim tratado
nunca traí os meus
altos ideais de
comunista
.
eu.egocêntrico
que chegado do segundo exílio em frança
tive de aceitar dormir no sofá de napa
da lavandaria do meu tio de 'direita'
porque foi o único ser
que ainda assim
me acolheu.
e disso
já eu tinha uma larguíssima experiência
...revolucionária
.
eu.egocêntrico.
e poderia continuar infindavelmente por aqui afora.
ao longo de toda a vida.mas é melhor calar-me
porque faria um só livro
de egocentrismo.
eu acho que as pessoas
por vezes nem (se) pensam
e apenas falam da boca para fora
sem sequer pensarem como podem ferir um ser
que nem conhecem.pois que nada
da sua concreta vida
sabem
.
eu egocêntrico.
que toda a vida nunca de mim.nem dos meus interesses cuidei.
que toda a vida sempre dei o tudo
e o melhor de mim
ao(s) outro(s).
pois que
seja!
se
é isso que querem.
juntem(-me) mais um adjectivo
aos punhais.ensanguentados
sobre o corpo
.
eu.egocêntrico
que nunca em toda a vida tomei um só banho de imersão.
que não contigo.ou em tuas segundas águas.
para nunca apenas comigo a(s) gastar.
já tu - par contre! - quantos
?!
e quem diz banhos.
diz massagens.
e cuidados de
beleza.
(que) eu nunca de nada em mim cuidei.
nem nunca olho a um espelho
de me olhar
senão para quando a barba
em quasi.obrigação
do(s) outro(s=
tenho de
fazer
.
eu.egocêntrico.
que tudo de mim sempre partilhei contigo
até o (meu) prato de cada dia.
e sempre que possível
em doses
iguais.
eu que tudo de mim
sempre amo partilhar
com o outro.
quantas vezes dei eu
sem que nada
me dessem
a mim
.
eu.egocêntrico.
que sempre dou aos outros
o que deles não
recebo.
a começar pela poesia
no coração
da verdade
de mim
,
fj
04fevereiro2016
.
eu.egocêntrico
eu
'ego.centrico.
o infantil.o ingénuo' 
que sempre! cantei 
todos os meus.nossos anónimos heróis.de vida.colectiva
procurando retirá-los do esquecimento 
a que a vida (n)os votou 
e a morte (n)os... 
votará 
as todas! 
as mulheres que amei.e ainda amo 
e mesmo! não as tendo chegado 
a amar... senão 
de palavras
até!
o eros... de todos 
os diferentes...
iguais
.
fj
17.57
20.11.2020
não só 
os cantei... 
como - sempre que possível -
lhes dei.voz.própria
.
eu.egocêntrico
.
o meu corpo 
sempre 
só 
me foi 
sagrado... 
de dádiva... ao.s outro.s
.
para que... outra cousa 
o quereria
eu 
senão para 
a comum.vala.
de toda a matéria.
em sempre movimento
.
eu
o desa(l)mado.
que 
sempre só fui corpo
.
até ele me 
servir...
.
esse 
de que 
nunca! eu... cuidei
.
se 
exceptuarmos o sempre 
movimento do cérebro
.
e o sempre excessivo
sentir... do sangue
sob a pele
.
fj
20.58
13.08.2021
eu 
que
sempre me d(o)ei... 
todo.
em tudo 

Filipe Chinita em 'eu.egocêntrico' alguns poemas
#poemasfj #euegocentricoporfj

Sem comentários: