segunda-feira, 16 de março de 2020

Emtithal Mahmoud - Mamã



* Emtithal Mahmoud 

Eu estava andando na rua quando
 um homem me parou e disse:
Ei, você é da pátria?
Porque minha pele é uma sombra muito profunda para não ter vindo de solo estrangeiro.
Porque esta roupa na minha cabeça grita África.
Porque meu corpo é um farol chamando todo
mundo para vir ao bando para a pátria.
Eu disse: eu sou sudanesa, porquê?
Ele diz: porque você tem um pouco de sabor em
você,  só estou admirando o que sua mãe lhe deu.
Deixe-me dizer-lhe algo sobre a minha mãe.
Ela pode reduzir um homem a carne esfarrapada sem sequer piscar Suas palavras infeccionam sob sua pele e o tempo todo.
Você não será capaz de parar
de embalar seus olhos.
Minha mãe é uma mulher perfeita e formidável no mesmo passo.
Mulher entra numa zona de guerra
e tem guerreiros se encolhendo a seus pés.
Minha mãe carrega todos nós em seu corpo,
em seu rosto, em seu sangue e  sangue não é bom quando você se solta.
Então ela sempre nos mantém perto.
Quando eu tinha 7 anos, ela embalou balas
 nas ondas de suas vestes.
Naquela mesma noite, ela me ensinou como tirar a pólvora do algodão com uma barra de sabão.
Anos depois, quando os soldados a mantiveram sob a mira de uma arma e perguntaram quem ela era.
Ela disse: Sou filha de Adão, sou mulher,
quem diabos é você ?
A última vez que fomos para casa,
vimos nossa aldeia queimar.
Soldados derramando sangue de crânios civis.
Como se eles também pudessem transformar água em vinho.
Eles roubaram o chão debaixo dos nossos pés.
A mulher que me criou virou-se e disse, não tenha medo, sou sua mãe, estou aqui,
não vou deixar passar.
Minha mãe me deu convicção.
Mulheres como ela de olhos cansados, pulsos machucados e espinhas de titânio.
As filhas das viúvas usando as asas dos amputados transportam os países entre as omoplatas.
Eu não estou dizendo que o namoro é um problema do primeiro mundo, mas esses filhos da puta insignificantes parecem ser.
O tipo que vai citar Rumi, mas não sabe
o que ele sacrificou pela guerra.
Quem vai bajular Lupita,
mas ligue seus filtros raciais.
Quem vai tomar sua política com leite quando
eu tomar o meu com gás lacrimogéneo.
Todo o madié que eu conheço quer ser minha
 introdução para o lado negro.
Quer que eu abra essa pele de obsidiana
e deixe que eles leiam cada página chorosa.
Porque o sobrevivente não teve sua luta
feita espectáculo?
Não fale sobre a pátria a menos que
 você saiba que ser da África
significa acordar uma reflexão tardia neste país.
Não fale sobre o meu sabor a menos que você saiba que  meu sabor é insurreição, é rebelião,
resistência.
Meu sabor é um motim é um fardo, é um problema
e é um compromisso e você não conhece
 o compromisso até que você tenha reconstruído
sua casa pela terceira vez .
Sem tijolos, sem argamassa, sem outra opção.
Virei-me para o homem e disse:
Minha mãe e eu não podemos mais andar sozinhas pelas ruas de volta para casa.
De volta para casa, não há mais ruas para andar.
Desde que você está aqui ...

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Emtithal Mahmoud, chamada de "Emi", escreve poemas sobre resiliência para enfrentar a sua experiência de sobrevivente do genocídio de Darfur. Ela fala de refugiados, família, alegria e tristeza. Emtithal Mahmoud, cuja família foi expulsa do Sudão pela guerra quando era criança, ganhou um prémio de poesia performática por peças baseadas em uma história traumática.

Com o poema Mamã, ela ganhou o Campeonato Mundial Individual de Poesia Slam em Washington DC.

Mahmoud, que vem de Darfur e está actualmente na Universidade de Yale estudando antropologia e biologia molecular, diz que a sua mãe ainda não ouviu o poema que inspirou.

Partiu para o Sudão no primeiro dia da competição de poesia, que também foi o dia da morte da avó de Mahmoud.

Foi a peça final que Mahmoud apresentou na competição, na qual os poetas performáticos de todo o mundo competem numa série de rodadas.

A família de Mahmoud deixou o Sudão para o Iémen quando ainda era criança, mudando-se para os Estados Unidos em 1998. Começou a escrever poesia quando criança "para ajudar os meus pais a aumentar a consciencialização para o nosso povo em Darfur".Meu objectivo era garantir que as crianças, minhas primas, não fossem esquecidas nas tentativas de enfrentar as atrocidades em Darfur”, diz ela.

http://jornalcultura.sapo.ao/dialogo-intercultural/a-historia-de-darfur-na-poesia-de-emtithal-mahmoud

Sem comentários: