quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Filipe Chinita - inscrições de memórias de meu pai

* Filipe Chinita

inscrições de memórias de meu pai
- na minha mente -
1.
o prazer
com que saboreavas
as burras
já frias
- assadas no dia anterior -
.
sentávamo-nos
na pequena mesa central da cozinha
ante a janela aberta sobre
o quintal
e de canivete(s) na mão "desossávamos" todo o conteúdo
todas as pequenas lascas
da saborosíssima carne
ainda agarrada
ao osso
.
um pequeno grande prazer
que me ensinaste
tu
este
(o) de bem saborear
as burras
.
burras
para quem não saiba
são os queixais de porco
com toda a sua carne agarrada ao osso
assados no
forno
- o que 
nos finos restaurantes
chamam de bochechas (não confundir com o outro)
mas sem o respectivo
osso -
.
ainda hoje
sempre que posso
o faço
exerço esse predilecto passar do tempo
com um bom copo de tinto
ao lado
e sempre o nosso bom pão alentejano
para o que der e vier
- tal como o fazias
tu -
.
não sei situar que idade teria(s) então
mas sei que ainda éramos  
felizes
sei
que guardo esses momentos de cumplicidade
como pequenas cintilações
de felicidade
que me acompanha(ra)m
toda a vida
.
o nosso pequeno mundo escouralense 
não se havia ainda
desmoronado
.
agradeço-te pois
manuel da bia
por este teu tão singelo prazer
que fiz
meu
para todo 
o sempre
vivo


fjc
1977
27.02.2011 (publicação)

Filipe enviou a mensagem: Hoje às 21:07

Sem comentários: