sábado, 3 de março de 2012

Philip Marlowe


O canto do policiário

Não é fácil fazer a biografia deste detective. As suas aventuras, narradas na primeira pessoa, revelam muito pouco da personagem.
.
Para produzir estas notas apenas foram utilizadas as novelas, ficando de lado os contos, “short stories”, em que Marlowe aparece.
.
Nas novelas, além das escritas por Raymond Chandler, foi considerada ainda a obra que ele deixou incompleta quando morreu em 1959 e que foi terminada por Robert Parker em 1984, “ A morte veste de seda”. Todas as “outras vidas” fornecidas por diversos autores foram ignoradas.
.
O decorrer do tempo entre as edições originais dos livros não corresponde ao tempo ficcional, que é uma das liberdades permitidas à “vida dos detectives de papel”, e que possibilita que tendo decorrido 14 anos, Marlowe tenha envelhecido apenas 9.
.
Em 1939, ano da publicação de “ À beira do abismo” Marlowe tem 33 anos, pelo que poderíamos localizar o seu nascimento em 1906, admitindo que a idade cronológica coincide com a data de publicação do primeiro livro. Sabe-se que frequentou a universidade, trabalhou com um promotor de distrito, pelo que não será de excluir que os seus estudos versassem a área do Direito, mas foi despedido por insubordinação. Trabalha em Los Angeles, e tem um escritório nas traseiras de um 7º andar, morando em Hobart Arms, Franklin.
.
Quando em 1942 houve nova informação sobre o seu local de trabalho e de residência, a situação alterou-se. O escritório passou a ocupar duas salas nas traseira de um 6º andar no Edifício Cahuenga, e reside em Apartamentos Bristol, 1634 North Bristol Avenue, Hollywood, uma zona de classe média alta.
.
O escritório tem uma sala de entrada onde existe uma cadeira para o cliente se poder sentar enquanto espera, e uma sala interior com cortinados brancos na janela, uma carpete no chão, uma licença encaixilhada, três cadeiras, uma mesa com tampo de vidro, um lavatório e um telefone. Em “O imenso adeus” a sua residência mudou para Yuca, em Laurel Canyon. É ao resolver este caso que ele, na altura com 42 anos, conhece Linda, uma milionária diletante, que no final de “O bode expiatório” lhe pede que case com ela. Essa situação concretiza-se em “ A morte veste de seda”, episódio que devido à morte de Chandler ficou inacabado até 1984.
.
Após o casamento com Linda, Marlowe muda-se para uma mansão em Poddle Spring, localidade onde abre um escritório. Por incompatibilidades temperamentais e sociais separam-se, Marlowe regressa ao antigo escritório em Los Angeles e arranja um apartamento em Ivar Steet. No final da novela fica em aberto a possibilidade de reconciliação.
.
Nos seus tempos livres Marlowe gosta de reconstituir jogos de xadrez que ficaram famosos, num tabuleiro que possui no seu apartamento.
.
O seu relacionamento com a polícia não é bom. Raramente conta às autoridades tudo o que sabe, chega a ocultar a informação da descoberta de cadáveres e não se coíbe mesmo de evitar que os criminosos caiam sob a alçada da justiça se achar que esse é o caminho que deve ser seguido.
.
É em “O imenso Adeus que as suas relações com a polícia atingem o extremo, quando após ser preso, situação que lhe sucede outras vezes, é agredido com violência durante o interrogatório a que é sujeito.
.
Costuma andar armado e em “À beira do abismo” usa a arma para matar uma pessoa.
.
Todos os casos em que se envolve são casos de grande violência sendo o número de mortos  elevado: 28 cadáveres nas oito obras referenciadas.
.
Marlowe faz a ligação entre o mundo crime e a alta sociedade de Los Angeles, movendo-se com relativo à vontade pelos dois meios. Em “ A janela alta” colabora com a Máfia na ocultação de provas, mostrando conhecer o submundo do crime perfeitamente, assim como as regras que o regem.
.
Em Portugal os romances de Marlowe foram editados pela Livros do Brasil em duas colecções diferentes: a “Vampiro”, e “Obras completas de Raymond Chandler”. Existe ainda uma edição das obras de Chandler feita pela Circulo de Leitores. A obra “ A morte veste de seda” foi editada pelas Edições 70.
.
Philip Marlowe passou por Hollywood e pela televisão, com vários dos seus casos adaptados ao cinema e TV, e interpretados por alguns dos maiores nomes da sétima arte.

Eis a lista da publicação das novelas em algumas das suas edições.

Titulo em português
Titulo original
Colecção
Editora
Data da publicação original
À beira do abismo
The Big Sleep
Vampiro 213
Livros do Brasil
1939
Obras completas de Raymond Chandler 2
Livros do Brasil
Obras completas de Raymond Chandler 1
Circulo de leitores
Perdeu-se uma mulher
Farewell, My Lovely
Vampiro 118
Livros do Brasil
1940
Obras completas de Raymond Chandler 4
Livros do Brasil
Obras completas de Raymond Chandler 2
Circulo de leitores
A janela alta
The High Window
Vampiro 155
Livros do Brasil
1942
Obras completas de Raymond Chandler 6
Livros do Brasil
Obras completas de Raymond Chandler 3
Circulo de leitores
A dama do lago
The Lady in the Lake
Vampiro 135
Livros do Brasil
1943
Obras completas de Raymond Chandler 5
Livros do Brasil
Obras completas de Raymond Chandler  4
Circulo de leitores
Ingénua perigosa
The Little Sister
Vampiro 164
Livros do Brasil
1949
Obras completas de Raymond Chandler 1
Livros do Brasil
Obras completas de Raymond Chandler 5
Circulo de leitores
O imenso adeus
The Long Goodbye
Vampiro 101
Livros do Brasil
1953
Obras completas de Raymond Chandler 3
Livros do Brasil
Obras completas de Raymond Chandler 6
Circulo de leitores
O bode expiatório
Playback
Vampiro 147
Livros do Brasil
1958
Obras completas de Raymond Chandler 7
Livros do Brasil
Obras completas de Raymond Chandler 8
Circulo de leitores
A morte veste de seda
Poodle Springs
Álibi  21
Eições 70
1984

Sendo um detective conhecido de quase todos os adeptos da literatura policiária, haverá, no entanto, quem nunca tenha lido qualquer caso de Marlowe. Para esses a ordem cronológica de publicação é uma opção interessante, embora “O imenso adeus”, considerada por alguns o seu melhor caso, opinião sempre discutível, é claro, seja também um livro interessante para tomar contacto com este “detective de papel”.´

Sem comentários: