domingo, 12 de abril de 2020

José Pacheco Pereira - Ler sobre a “santa trincadeira”


Ler sobre a “santa trincadeira”
Voltemos à terra. Deixem a covid-19 à porta e leiam Aquilino e façam a festa da língua portuguesa em casa.
11 de Abril de 2020, 6:00

Uma pessoa às vezes tem sorte e conhece na vida algumas personagens que pareciam apenas estar nos romances. Nos tempos em que estive em Boticas a dar aulas, bendizendo estar tão baixo na lista dos professores que fui parar àquele magnífico sítio, conheci algumas. A escola era pequena, pelo que acabava por dar aulas a praticamente todos os alunos e conhecer todos os professores e o pessoal administrativo da escola. A maioria dos professores que lá estavam colocados maldiziam a sua sorte, porque era o ultimo sítio onde queriam estar e à mais pequena oportunidade queriam era vir-se embora. Não era fácil nem lá chegar, nem de lá sair, porque todas as opções de estrada para o Porto demoravam pelo menos cinco horas de tormento, quer se fosse pelo Barroso, quer por Vila Pouca de Aguiar, muitas vezes com neve, e, no caso do trajecto que incluía o Marão, apanhar aquela sucessão de curvas em que apetecia deitar o carro por uma ribanceira abaixo ou parar e não sair mais dali. Não havia volta a dar.

Eu ficava muitas vezes no fim-de-semana, porque gostava de lá estar numa casa de emigrante alugada junto da aldeia de Pinho, na estrada entre Boticas e Vidago. A casa era nova, mas a construção era má e incluía uma parede com “pedra rústica” e um andar térreo de terra batida onde se colocava a lenha. Depois, por cada racha na parede entrava vento e frio, e ali havia mesmo frio, mas as janelas – quando se conseguiam abrir – mostravam uma paisagem de serras e vales, sem ventoinhas, e com muito poucas construções modernas no meio do verde. Às vezes havia uma nuvem pousada mesmo debaixo da janela. Descia-se e estava nevoeiro e subia-se e estava um sol esplendoroso.

Um dos meus colegas era a tal personagem da literatura, que muitos podem adivinhar como sendo tirada dos livros de Aquilino. Já faleceu e deve estar no Céu a ser servido por um anjo dispenseiro das cozinhas do paraíso. Sim, eu devo a Boticas ter conhecido um genuíno abade, na verdade um padre que dava aulas na escola e exercia o seu trabalho pastoral nas aldeias altas do Barroso, Alturas, Dornelas, até à fronteira com o Larouco. Tinha uma “corpanzil”, uma palavra que me evita usar eufemismos ou expressões pouco politicamente correctas, e uma enorme sotaina para o tapar. Nos dias em que dava aulas íamos almoçar juntos a um restaurante que também vinha na literatura, o Santa Cruz, neste caso referido por Ferreira de Castro. O restaurante era de umas senhoras que cozinhavam praticamente ao lado, traziam elas próprias a comida à mesa e das quais pouco sei a não ser que tinham parentes no Canadá, porque me pediam para lhes traduzir uns formulários em inglês que tinham que preencher.

Mais uma vez, o almoço podia vir nos livros de Aquilino e eu, que já conhecia algumas descrições aquilinianas, como o ataque a vários capões por um bando de abades ao pequeno-almoço, sabia muito bem onde estava metido. Não havia muita variedade, mas também não era preciso. O almoço tipo consistia em pedaços de bola de presunto, às vezes acompanhados por fatias de presunto, de entrada, seguidos por uma sopa de legumes, a que se acrescentavam de imediato umas trutas. E ainda estávamos só nos preliminares, faltava o prato principal. Este era quase sempre vitela assada com batatas e arroz, ou frango assado com batatas e arroz e salada. O nosso bom padre comia tudo e, por isso, também a salada. Depois vinha a sobremesa, a maioria das vezes um pudim e uns doces caseiros, melhor, um pudim mais uns doces caseiros e café. Vinho, ele não ia no “vinho dos mortos” que dizia que era para os turistas, antes preferia a variante de barril, servida em caneca, ou melhor, canecas. Dar aulas a seguir era um tormento.

Já comi em muitos sítios, mas presunto, trutas, batatas e carne são deste planeta e as de Boticas eram de outro corpo celeste regido por Gargantua e seu filho Pantagruel

Não se lhe podia dizer que não a coisa nenhuma, porque ele insistia já com o garfo ou a colher cheia junto ao prato dizendo “ó senhor professor tire um pouco mais carne…”. E eu obedecia ao eclesiástico, ungido por um sacramento especial, que eu não tinha nem queria ter, mas à mesa impunha autoridade. Era o tempo da “santa trincadeira”;

Ocupemo-nos da santa trincadeira, que o meu estômago está a gritar contra a cabeça que o governa! – proferiu o abade, ajeitando o corpanzil à margem da mesa opípara.

O problema é que a descrição parece demasiado trivial nestes tempos em que as sardinhas “repousam no seu suco” e as coisas são “resumidas”. Só que o presunto era de Chaves, as trutas do Beça, as batatas, que quem nunca as comeu não sabe o que são batatas, idem para a carne do Barroso. Já comi em muitos sítios, mas presunto, trutas, batatas e carne são deste planeta e as de Boticas eram de outro corpo celeste regido por Gargantua e seu filho Pantagruel.

Voltemos à terra. Deixem a covid-19 à porta e leiam Aquilino e façam a festa da língua portuguesa em casa.


Sem comentários: