quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Livro Livre



por Fatima Oliveira*
.

O 23 de abril, Dia Internacional do Livro, foi também Dia da Liberação em Massa de Livros, ação do movimento Livro Livre (www.livrolivre.com), “organizado por pessoas que crêem que a leitura, a troca de idéias e o desapego podem ser estimulados e exercitados através de uma idéia simples, mas poderosa: a liberação de livros em espaços públicos”, com o poder de transformar cada cidade em uma biblioteca a céu aberto.
.

Aprendi a ler aos seis anos. Sou uma leitora voraz desde então. Estou fascinada com o Livro Livre, em expansão em cidades da América Latina, Estados Unidos e Europa, a partir do desejo de compartilhar o prazer de ler. O Livro Livre mobiliza para uma ação individual (liberação de livros em espaços públicos), que gera um resultado coletivo (sensibilização para a leitura).
.

Quem libera livro testemunha que a leitura é uma fonte de prazer a ser compartilhada, pois, “ao ler um livro, transcendemos calendário e relógio”; então, “ler é beber da fonte da eterna inquietude, e isso é um ato sagrado” (Gabriel Perissé).
.

Para Rodrigo Gurgel, “ler é uma experiência multifacetada. No momento em que abrimos um livro, iniciamos a viagem – necessária e, por vezes, urgente – em direção a nós mesmos”; “o ato de ler, por outro lado, concilia descoberta e escape no fundo, é um reencontro com os ideais adormecidos ou menosprezados pelo cotidiano sufocante”.
.

Uma ação de impacto e mobilizadora da idéia do livro livre são as datas de liberação em massa: numa data marcada, várias pessoas, em lugares diferentes, liberam livros nas ruas.
.

Mas, a qualquer dia, a qualquer hora e em qualquer lugar, qualquer pessoa pode liberar um livro – qualquer um, pois há tantos tipos de livros quanto de leitores. O ideal é que libere um livro que tenha gostado ou que sinta que possa ser interessante para alguém.
.

“Liberar um livro didático desatualizado para abrir um espaço na sua estante não está proibido, mas estimulamos que você libere livros que gostaria de encontrar.”
.

Ao liberar um livro, escreva nele: “Livro livre – Leia, libere, encontre! www.livrolivre.com”; ou uma mensagem sobre o livro ou o movimento; ou cole na parte interna da contracapa do livro liberado o kit de liberação (logomarca, etiqueta trajetória e texto explicativo) do Livro Livre, possibilitando assim que quem o encontre possa entrar em contato com leitores anteriores, criando assim uma rede de contatos entre pessoas que fazem da leitura uma fonte de prazer.


.

*Fatima Oliveira, Médica e escritora. É do Conselho Diretor da Comissão de Cidadania e Reprodução e do Conselho da Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe. Indicada ao Prêmio Nobel da paz 2005

.


* Opiniões aqui expressas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
.
in Vermelho -
1 DE MAIO DE 2006 - 17h16
.
.

Quarta-feira, Dezembro 21, 2005

Bem Vindos ao blog do Movimento Livro Livre!
.
Inspirado em movimentos que já acontecem em outras cidades da América Latina e do mundo, o Livro Livre promove a liberação dos livros. A idéia é simples, mas precisamos de adesão e divulgação. Trata-se de uma campanha para que as pessoas deixem livros livres nas ruas. Na mesa de um bar, no banco de um ônibus ou metrô, no balcão de uma padaria ou de um banco. O lugar não interessa. É importante que os livros circulem livremente e que cada pessoa os libere onde achar melhor. Com ações simples e generosas como estas podemos criar uma cidade que é uma biblioteca a céu aberto, multiplicando o número de leitores dos livros e possibilitando a troca de informações sobre a experiência da leitura. Atualmente o projeto está sendo estruturado e adaptado para a realidade brasileira e conta apenas com um grupo de pessoas apaixonadas pela idéia. Este blog pretende ser um espaço aberto de diálogo e troca de idéias sobre o movimento. A participação de todos é bem vinda e necessária. Você já pode participar liberando um livro. Sugerimos que identifique na primeira página que faz parte do movimento LIVRO LIVRE e deixe um email de contato seu ou o livrolivrebrasil@gmail.com. Se quiser participar do coletivo que está organizando a campanha da primeira liberação massiva de livros que acontecerá nos próximos meses no Rio de Janeiro, em data a ser confirmada e divulgada, entre em contato conosco. Você pode também participar simplesmente deixando um comentário, idéia ou sugestão. Sejam Bem Vindos e Feliz Ano Novo Livre ! Emails para: livrolivrebrasil@gmail.com
.
.
Alguns links inspiradores:

.
http://www.librolibre.net
http://www.librolibreargentina.com
http://www.bookcrossing.com
http://www.librolibrechile.cl
.
posted by Ana Cecilia | 12/21/2005 11:17:00 PM

.
FEPECS e SES no projeto Livro Livre
(14/05/2008 - 17:54)
.
Com o objetivo de estimular a leitura e, seguindo os moldes do movimento “Livro Livre”, (EUA/2001), a Biblioteca Central da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (BC/Fepecs) lançará em junho, o projeto “Livro livre à mão cheia fazendo o povo pensar”, com o intuito de envolver pessoas e instituições em ações coletivas em prol da valorização da leitura, a partir de estratégias que permitam a troca de livros em locais públicos, de maneira espontânea.
.
Segundo a bibliotecária Mônica Heringer, coordenadora do projeto, os locais escolhidos para receber as doações de livros são: a Biblioteca Central da Fepecs, as Bibliotecas Setoriais, Anexo do Buriti ( portaria central) e o Centro Administrativo do GDF, em Taguatinga.
.
Livro Livre - O movimento Livro Livre que, nasceu em 2001, nos Estados Unidos, surgiu de uma brincadeira onde leitores de diferentes localidades abandonavam seus livros em qualquer lugar para que outros leitores os encontrassem. O projeto prega que cada livro deve pertencer ao mundo e não a uma única pessoa. O “Livro Livre é um movimento organizado por pessoas comuns que acreditam que a leitura, a troca de idéias, a generosidade e o desapego podem ser estimulados e exercitados por meio de uma idéia simples, mas poderosa: a liberação de livros em espaços públicos.
.
A chefe da Biblioteca Central da Fepecs, Fabiana de Azevedo, acredita que os usuários do sistema público de saúde serão os maiores beneficiados por este projeto, pois terão acesso aos livros de uma forma simples. “Nossos pacientes poderão se distrair e ampliar seus conhecimentos enquanto aguardam atendimento ou no período em que estão internados”, diz a chefe.
.
in

saude.df.gov.br/


Sem comentários: