quinta-feira, 20 de abril de 2017

Jorge de Sousa Braga - 3 AM



Jorge de Sousa Braga

Mãe 
Não consigo adormecer 
Já experimentei tudo. Até contar carneirinhos ...
Não consigo adormecer 
Nem chorar 
(Que maior tragédia poderá acontecer a um homem do que a de já não ser
capaz de chorar?)
Mãe 
Sabias que o cordão umbilical pode funcionar 
como uma corda num enforcamento? 
— tenho aprendido coisas bem singulares neste 
convívio com os deuses — 
Um dia destes regressarei a Tebas para ser coroado 
Reservei hoje mesmo um lugar num avião das Linhas Aéreas Gregas 
Gostaria de brindar contigo com uma taça de orvalho 
antes de partir
Mãe 
Detesto coberturas de açúcar mesmo que levem limão 
Isto é tão certo como o é tu não me compreenderes 
Estava a sonhar que estava a sonhar e assim por aí adiante até ao infinito. Depois
acordei. E fui descendo vertiginosamente de sonho para sonho 
Ainda não parei de acordar. E de sonhar
Mãe 
Tenho uma surpresa para ti 
um caramanchão para que te possas sentar todas as tardes a catar estrelas
na minha cabeça
Mãe 
Abriu um concurso para preencher uma vaga de 
ascensorista no Paraíso e eu concorri 
Achas que tenho alguma hipótese de ser admitido? 
— tenho a boca cheia de formigas —
Mãe 
um dia hei-de subir contigo 
degrau 
a degrau 
o arco-íris



Jorge de Sousa Braga, in 'Antologia Poética
IMAGEM - carneirinhos por kitty'in http://mamiferas.blogspot.pt/2009/04/ja-e-hora-de-dormir.html?m=1 

Sem comentários: