quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Filipe Chinita - dizes-me

* Filipe Chinita

dizes-me
.
dizes-me... 
o poeta que não sou... 
que isso... só no-lo dirá a vida mui depois....
e já cá não estaremos para o ver.nem ouvir... 
mas 
e o orador...
e o revolucionário a tempo inteiro... 
a toda a vida
e o persistente lutador por tudo! em que acredita
o nunca desistente... 
de nada!
e o que nunca se debateu em violência com ninguém!
a toda a vida...
e o 'charmoso' sedutor
'tu sabes como seduzir' 
'tu dás a volta à cabeça de qualquer mulher'
'tu vives para seduzir e amar o todo o outro'
'tu só sonhas em mudar a cabeça de cada um'
e o homem da fraternidade.da frontalidade.e da verdade
e o para sempre amante do belo... 
e do sublime e do único... 
e dos mistérios do 
erotismo... a que nunca! fugiste.
e o amante da.s gastronomia.s
do humano! e da viagem
sempre!
e o da sempre ternura 
com o outro.para 
com todos os 
outros
que sempre me define/niu.
e o sempre lutador 
pelos explorados 
e humilhados
a toda a 
vida... 
sempre! centrado 
sobre o outro...
- e ainda ousam 
falar-me 
do meu 
ego!
eu que sempre! 
tudo deixei de mim
pelo outro.
outros! -
e o alentejano.
e o mouro.
o ateu!
convicto e consequente. 
e o vermelho. 
comunista!
de em cada rosto igualdade.
mas concreta! 
e o que nunca cuidou... 
de se defender 
a si.próprio.
e o que sempre saiu de todas as 'políticas' 
com uma mão à frente.e outra atrás...
sempre reduzido a absolutos! zeros
sempre sem trabalho.
sem casa.
nem emprego.s.
sequer cursos!
curso algum...
a não ser
sem documentos 'oficiais'
sequer lugar algum 
de poder...
nem que mínimo!
e o jovem lutador contra o fascismo.
e o que sempre se recusou a fazer a guerra.
e o que deixando tudo... 
trabalho.casa.vida.e mãe 
logo regressou à (sua) pátria...
para combater! em troco de nada! sem casa.nem nada!
e o que desde adolescente... ficou sem (seu) pai
e o desde os vinte... sempre viajante 
com a morte na cabeça!
a seu lado.
e o que agora até pode ficar sem casa
- sem a sua única casa de vida -
e que ora vive 
a 287,07 
o mês...
sem qualquer 
liberdade 
de poder 
decidir
de 
si. 
para sempre dependente 
da (não) vontade 
do.s outro.s, 
que julgam... 
comandar 
mundo 
e as todas as mais minúsculas 
parcelas do (seu) 
'poder'...
e o que é contra! toda.s a.s posse.s e propriedade.s... 
e nada de seu tem! 
e o que 
nem a porra de um curso universitário 
para ter a segurança 
de um emprego 
certo se 
deu...
apenas! porque 
sempre cousas maiores e comuns o moveram.
e o que sempre passou o pouco que tinha 
para o nome de outros...
e o que nunca 
nada! 
tirou para si 
na vida 
senão um z3 azul atlanta... 
de brinca na areia...
sempre confiando! no.s humano.s, 
mesmo quando! deixando foder 
a sua vida.concreta 
nesse sempre! 
confiar no 
outro.
e que mesmo traído! 
uma.duas.três.quatro.cinco vezes!
continua ainda hoje!
a confiar no 
outro
como única forma de 
poder mudar 
a vida 
o mundo 
e as mentes.
e o que nunca desperdiça 
um só bago 
de arroz 
com única ecologia.ética e concreta...
e o para sempre amigo do seu amigo!
- qualquer que lhe seja cor -
mesmo! que algum 
lhe volte a cara 
durante a 
vida.
e quasi.que poderia continuar sem fim 
que sempre me deixei foder em nome 
dos meus altos ideais 
comunistas! 
que levarei até à morte 
e para além dela. 
sim
eu sempre amarei cada humano!
assim sempre tenha a força 
interior de o ouvir 
e de lhe estender 
as minhas 
pequenas 
mãos e 
olhar!
o que 
a todos! 
trata por igual
como iguais
sejam reis 
ou 
servos.
o que 
não tem ciúme 
algum 
de nenhum outro 
poeta 
ou criador...
pelo contrário 
sempre os valoriza(ndo) 
na sua diferença.
o que 
sempre! acompanha e cuida! 
dos (seus) amigos
se necessário 
até ao 
fim
como a vida 
já por várias vezes 
nos demonstrou!
no concreto.
e não!
na mera/fácil/generalizada lábia... 
da 'fraternidade'...
quando completamente 
despojada... 
de qualquer.
concreto!
acto
humano!
e
o que
sabe sobreviver
com o tudo e com o nada!
.
fj
31.05.2018
.
ao momento.este
como sempre.
qual poeta...?!
eu sou muito mais 
do que isso
e sempre 
assim 
fui
_______________________________________________
escrito
antes de sair 
da minha amada pirâmide.despojado de tudo 
(cuidava ainda... do nosso carlos) 
e antes de 'vermelho eu' 
a um meio-dia... 
quasi sem ninguém 
na grande festa 
avante! 
2018
.
fj
13.03
17.02.2021

Sem comentários: