segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Filipe Chinita - poesia

* Filipe Chinita 

365.25
.
reforma.antecipada.do tempo 
dos passos trocados.da troika.
- de novembro de 2015.decerto que 
para comemorar devidamente 
os meus 60 anos.de idade -
em que tudo me foi cortado.
e hoje... já de velhice
.
clarificando
portanto se não contássemos
a divisão pelos 14 meses
o que eu receberia
mensalmente
seria
não
os 311.04 
mas 365.25
actual 
valor.exacto.
da minha 'pensão de velhice'
.
já 
que 
nunca 
nada recebi 
pela súbita morte 
de minha primeira mulher (e mui ela descontou!)
pois que sempre com ela vivi 
- 13 anos de vida em comum -
em mera 'união de facto'
de partilha de tudo!
mas sem direito 
a nada
.
da única.mulher
com quem efectivamente casei 
- 20 anos de vida em comum -
também não! nunca nada recebi 
e tudo perdi.
de meu.
de novo 
fiquei reduzido a zero.s.
pois tive a dignidade
de por como condição
de com ela 
casar
em total separação de bens
para nunca em nada 
da minha vida 
anterior (a 
ela) 
nunca (ela)
vir a ser prejudicada
.
assim ficámos
e assim estamos
.
também
os 
poucos meses 
que trabalhei em évora.ainda menor
- como revisor do diário do sul -
e em frança.antes 
de abril
e em que sempre descontos fiz...émos
não cont(ar)am para a minha reforma
.
e claro!
mui menos... (d)os anos 
que em diversos sítios 
sempre trabalhei...
em pura dádiva
de mim
sem nunca.nada 
receber
.
fj
15.13
08.02.2021
e
nem já falo 
dos dez anos e 3 meses.consecutivos
em que sempre trabalhei a recibos verdes!
sem nenhuns direitos
e dos quais por óbvios 
motivos políticos
deixei de fazer
descontos
.
e
nem falo
de todos os anos
em que trabalhei para as 'minhas' empresas
descontando sempre o mínimo
poir sempre delas apenas recebi 
o salário mínimo...
.
eu
que nunca na vida 
recebi algum subsídio de desemprego 
ou do que quer que seja 
a não ser nos 3 anos 
de 2013.14.15
em que 
só o recebi
porque alguém me fez o favor
de me dar trabalho durante todo o ano de 2012
já que 
sem nada! 
me haviam deixado 
- que nem disso 'cuidaram' - 
ao deixarem-me sem trabalho no fim de junho de 2010
_________________________________________________________
e ainda querem... que me refira 
a este estado burguês.de classe
como 'democrático'... 
e dos 'valores... 
de abril!'
desculpem-me...
o tanas!
.
é
uma vergonha
para o regime dito democrático
quasi 48 anos anos depois 
do fim do fascismo
e seja qual for 
o percurso 
de cada 
um 
ter 
de sobreviver no fim da vida
a 300 e tal euros o mês... 
abaixo de qualquer 
limiar mínimo 
da pobreza
dita
e no meu caso
então... nem 
se fala...
pois é 
da ordem do criminoso... 
por alguns assim deliberado! e praticado
.
já eles... claro! 
continuam no activo. e merecem!
pois que são... tão melhores... 
do que 
eu
.
paz...
à sua mente
não corrupta
.
depois 
ainda se admiram
que a 'abstenção' seja da ordem que é
e que surjam discursos de extrema-direita anti-sistema...
querendo ainda mais extremar 
o seu.próprio... sistema!
de exploração.do outro.
e da sua redução 
a meras.cousas
sem vida.
própria
.
a minha vida... só não é pior
e só na rua... não estou! - que nem nisso pensaram! -
porque alguém me recolheu em sua casa
para que possa eu continuar 
a sobre.viver e 
a escrever 
até
à morte
que seja a minha
___________________________________________________________
abaixo 
o sistema capitalista!
resistir-lhe-ei até ao fim
e combaterei contra todos 
os que de mui diversas formas
ainda o apoiam e sustentam.em pé
em vez de o fazerem ruir em estilhaços.podre que está!
corrupto que é.e o fautor das 
maiores desigualdades 
nunca antes vistas!
neste mundo

Filipe enviou a mensagem: 8 de Fevereiro às 16:41

Sem comentários: