segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dee Brown, Enterrem meu coração na curva do rio




Clique sobre a imagem para ampliar!
.
Enterrem meu coração na curva do rio,
.
É o eloquente e meticuloso relato da destruição sistemática dos índios da América do Norte. Lançando mão de várias fontes, como registros oficiais, autobiografias, depoimentos e descrições de primeira-mão, Dee Brown faz grandes chefes e guerreiros das tribos Dakota, Ute, Sioux, Cheyenne e outras contarem com suas próprias palavras sobre as batalhas contra os brancos, que, na segunda metade do século XIX, terminou por desmoralizá-los, derrotá-los e praticamente  extinguí-los.
.
Publicado originalmente em 1970, este livro foi traduzido para dezessete línguas e vendeu quatro milhões de exemplares. Com ele, Dee Brown, um dos maiores especialistas em história norte-americana, mudou para sempre o modo do mundo ver a conquista do Velho Oeste e a história do extermínio dos peles-vermelhas.
.
Índice:
.
1 - Suas maneiras são decentes e elogiáveis
2 - A Longa marcha dos Navajos
3 - A guerra chega aos Cheyennes
4 - Invasão do rio Powder
5 - A guerra de Nuvem Vermelha
6 - O único índio bom é um índio morto
7 - Ascensão e queda de Donehogawa
8 - Cochise e as guerrilhas apaches
9 - A guerra para salvar o búfalo
10 - A guerra pelas Black Hills
11 - O êxodo dos Cheyennes
12 - O último chefe apache
13 - Dança dos fantasmas
14 - Wounded Knee
Bibliografia


"Onde estão hoje os Pequots? Onde estão os narragansetts, os moicanos, os pokanokets e muitas outras tribos outrora poderosas de nosso povo? Desapareceram diante da avareza e da opressão do Homem Branco, como a neve diante de um sol de verão. Vamos nos deixar destruir, por nossa vez, sem luta, renunciar a nossas casas, a nossa terra dada pelo Grande Espírito, aos túmulos de nossos mortos e a tudo que nos é caro e sagrado? Sei que vão gritar comigo: Nunca! Nunca!"
TECUMSEH, dos shawnees

"De quem foi a voz que primeiro soou nesta terra? A voz do povo vermelho que só tinha arcos e flechas...O que foi feito em minha terra, eu não quis, nem pedi;os brancos percorrendo minha terra...Quando o homem branco vem ao meu território, deixa uma trilha de sangue atrás dele...Tenho duas montanhas neste território - as Black Hills e a montanha Big Horn. Quero que o Pai Grande não faça estradas através delas. Disse estas coisas três vezes; agora venho dizê-las pela quarta vez."
.
MAHPIUALUTA (Nuvem Vermelha), dos sioux oglalas
.
Em tempo: Imagem e textos do livro "Enterrem meu coração no curva do rio", Editora L&PM, primeira edição na coleção L&PM Pocket, outubro/2003. Escrito por Dee Brown, traduzido por Geraldo Galvão Ferraz, 396 páginas, formato 10 x 17cm, R$ 20,00.
.
http://www.texbr.com/artigos/artigos2004/0223_dee_brown.htm
.

Sem comentários: